quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os Novos Vingadores: IMA vs SHIELD no meio da Guerra Civil II

O inusitado grupo dos Novos Vingadores criados pro Roberto da Costa ao final dos eventos catastróficos das Guerras Secretas não existe mais. Devido aos últimos acontecimentos da minissérie Vertentes, o time meio que se dividiu. Beto preferiu chutar fora a Garota-Esquilo, Wiccano e Hulking que não estavam de acordo em ficar do outro lado da lei e com o restante resgatou Rick Jones das garras da SHIELD e gerou uma reação exagerada do governo pra cima deles. No meio disso tudo, Soprano revelou-se uma agente dupla da SHIELD (e que diferente do Gavião Arqueiro não tinha se revelado para a equipe) e toda a operação foi comprometida. Roberto da Costa e os demais tiveram que abandonar a Ilha-Ima e foram para um novo esconderijo. E assim são agora foragidos e procurados.



A Diretora Hill não está nem um pouco satisfeita com os acontecimentos e pra isso coloca o mau caráter Agente John Garrett para ir atrás do Senhor da Costa e seus Vingadores. Sem muitas opções deixadas, Garrett resolve apelar e usa a divisão Extechop, um bando de MVAs do Dum Dum Dungan calibrados com nível máximo de violência e lealdade a seu favor. E a primeira ação que os Dungans MVAs fazem é prender a Melissa Gold sob ordem de Garrett. Ao que parece, o Inumano Ulysses previu a morte de Roberto da Costa e Soprano estava lá no funeral dele. Afinal, a quem ela servia de fato? Assustada, Melissa tentou disfarçar mas estava mais preocupada com o destino de Da Costa e com isso foi presa.



 Enquanto isso, os Novos Vingadores abandonados - Esquilo, Wiccano e Hulking - resolveram se juntar aos demais heróis nessa nova onda de resolver crimes antes de existirem ou impedir catástrofes antes que aconteçam. É assim que vemos Billy junto com os demais feiticeiros em Nova York excomungando os gigantes seres extradimensionais previstos por Ulysses. No final desse evento, Wiccano recebeu um telefonema de Roberto direto da Base Vingador II, mas o jovem não parece nem disposto a ouvir qualquer proposta. No entanto, a Garota-Esquilo e Hulking estão curiosos para ouvir o que seu ex-líder tem a dizer e assim ouvem o plano.  Longe dali, o Criador (versão ultimate e maligna do Reed Richards de outra dimensão) escuta tudo, convencido completamente que Roberto da Costa sequer imagina que a S.E.G.R.E.D.O. o espiona desde sempre. E o vilão está já preparando sua cartada final contra a equipe ao reunir um grupo de supervilões chamados de Retaliadores.



Já na Base Vingador II, Roberto da Costa e seu melhor amigo, Samuel Guthrie observavam as notícias sobre a prisão do Gavião Arqueiro após a morte do Hulk e lamentava não poder nada pra ajudar o amigo que ficou resolutamente ao seu lado. Já Sam reclamava com ele por sempre querer carregar tudo nas costas. A conversa foi interrompida quando Soprano tentou entrar em contato com ele e alertá-lo sobre o pior. Melissa foi derrubada antes de avisar a Beto sobre a previsão de Ulysses e foi direto pro interrogatório onde Garrett tentava arrancar dela a localização da nova base dos Novos Vingadores. Sem perder tempo, Beto disponibilizou uma pequena equipe para resgatar a amiga contando com Míssil, Poderoso e Max Brashear que voltou a usar seu uniforme do vilão Doutor Positrón.

Na Base Vingador II, ainda ficaram a Doutora Toni Ho, que vem tentando abrir a armadura de Pod onde estava presa Aikku Jokinen desde que ela se tornou uma arma de defesa planetária nos eventos que antecederam as Guerras Secretas. Contudo, para livrar Aikku, Toni teria que reiniciar o sistema do Pod e com isso provavelmente matar a I.A. da armadura. E é bem nesse momento que O Criador e seus Retaliadores atacam. Uma versão de um universo alternativa de uma máquina de defesa planetária de Marte ataca e faz um rombo em Pod. O Omnitrônico invade os sistemas da nova base e tenta matar Roberto da Costa com lasers de defesa do próprio lugar. Já Rattus, a entidade mística chamada Asti, o gritador Angar e o skrull Paibok atacam outros setores do lugar levando caos a diversas áreas científicas. Já Angela Del Toro encontra sua "tia" Ava Ayala no Dojo de treinamento e as duas Tigresas Brancas voltam a se engalfinhar mais uma vez.

Tudo parecia muito perdido para os Novos Vingadores com aquele ataque surpresa, mas a grande verdade é que eles nunca foram de fato surpreendidos. Era tudo fingimento de Beto, que na verdade já há um tempo espionava o Criador usando nanorobôs. Assim, a Doutor Toni Ho já tinha uma versão de armadura Resgate ao seu dispor. Beto tinha um aliado que veio em seu auxílio diretamente das estrelas. o alienígena tecnorganico Warlock veio voando em seu auxílio e se transformou numa espécie de super-armadura envolvendo seu amigo Beto. Juntos, eles se defenderam dos inúmeros ataques da base e conseguiram derrotar o  Omnitrônico. Não demorou muito para Wiccano, Hulking e a Garota-Esquilo surgirem pra ajudar e dar conta dos demais vilões. Já Ava conseguiu tomar o amuleto do Tigre Branco de sua sobrinha e partí-lo no meio, desfazer assim o elo e influência daquele avatar sobre elas duas. As duas Tigresas Brancas lutariam do mesmo lado agora.



Já no aeroportaviões da SHIELD de John Garrett, o trio de resgate dos Novos Vingadores conseguiu invadir o lugar e rapidamente soltar a Soprano de sua prisão, mas será que eles impediriam Garrett de jogar uma bomba de aniquilação total na nova base dos Vingadores informada durante o interrogatório da Soprano? Bem, mais ou menos. Era impossível impedir o determinado Agente da SHIELD naquele momento, mas a verdade é que Soprano não deu a localização da base certa pra ele. Assim, Garrett explodiu na verdade o QG do S.E.G.R.E.D.O. no himalaia. Tudo isso graças a manipulação que Soprano fez com o detector de mentira quando John a interrogava. Via alguns flashbacks, descobrimos também que Soprano sempre foi leal a Beto e usou a nanotecnologia a favor dos Novos Vingadores contra o Criador desde o primeiro momento que a descobriu. Assim, sabiam não só de todos os planos, mas também onde estava a base do inimigo.

Após o resgate, Míssil, Poderoso, Positrón e Soprano voltaram ao verdadeiro esconderijo pra se juntar ao demais. Hulking bateu de frente com Paibok, o Skrull que já parecia ter um problema com a condição híbrida de Teddy. Já Wiccano teve que lidar co Aisti, mas ele não pareceu um grande problema ante o poder místico de Billy. Já Soprano que tinha um histórico com Angar lutou contra ele e o derrubou. Poderoso e a Garota-Esquilo foram lidar com Rattus, mas a grande verdade é que foi a Mindinha quem criou uma revolução entre os ratos e derrotou o vilão. Restou ao Criador uma última cartada, que foi voltar a destruída base da S.E.G.R.E.D.O., buscar um equipamento e se teletrasportar até o Força Aérea Um, pondo agora a vida do Presidente dos EUA em risco.



E como se não pudesse piorar as coisas, John Garrett finalmente chegou a base certa da Vingador II com um bando de MVAs do Dungam. Irritado por ter sido enganado tantas vezes, o Agente da SHIELD sequer pestanejou quando encontrou Roberto da Costa. Puxou a arma e deu um tiro em sua cabeça, praticamente cumprindo a profecia de Ulysses. Mas é nesse ponto que Al Ewing faz mais uma de suas reviravoltas e revela que tudo não passa de mais uma enganação de Roberto da Costa. Ele não morreu, mas sim estava disfarçado como Presidente dos EUA e o que se pensava ser o Força Aérea Um era o Warlock. Assim, Beto revelou através de alguns flashbacks como a todo tempo manipulou o Reed Richards ultimate a fazer o que ele queria na verdade e frustou mais uma vez os planos do Criador. Derrotou-o usando seus poderes (que acreditava-se estarem atingidos pela varíola-M, mas era um blefe).

 Já quem levou o tiro no lugar dele foi o Hulking, usando seus poderes transmorfos para enganar a todos ali no final. John Garrett ficou tão irritado que resolveu deixar de lado sua verdadeira missão ali e passou a atacar a todos junto com os MVAs do Dungam controlados por ele. Contudo, a Doutora Toni Ho e Aikku (que conseguiu sair com outra armadura menor de dentro de POD após ele levar um tiro) surgiram no meio da confusão com o verdadeiro corpo em animação suspensa do Dum Dum Dungam e assim conseguiu deter todos os MVAs. Um dos MVAs irritado por ter sido manipulado por Garrett o atacou e arrancou sua cabeça. Com isso, Dum Dum ordenou um cessar-fogo e houve tregua entre a IMA e a SHIELD.

Nas páginas finais, temos o Reed Richards ultimate sendo levado preso para uma prisão totalmente desconhecida e sem saber sob que tutela. Já Roberto da Costa dava os passos pra seu próximo plano, e para isso entrou em contato diretamente com o General Robert Maverick. Agora, Beto tinha uma nova estratégia. Funcionar dentro do governo dos EUA e assim também por abaixo todos os grupos dissidentes da IMA que sujavam o nome dos seus Novos Vingadores. Mas isso é história pra outra resenha...



E assim temos mais um brilhante arco de Al Ewing na revista dos Novos Vingadores. Apesar de uma resolução muito convoluta para resolver todas as pontas soltas antes do título se encerrar, não dá pra deixar de dizer que foi divertido. Foi do jeitinho que é o perfil do roteirista, mirabolante e engraçado, criativo quase no limiar do insano e com a missão de sempre te fazer voltar as histórias anteriores para saber onde piscou e perdeu aquela pista deixada lá. A arte ficou por conta de Paco Medina, e a história desse resumo pode ser encontrada nas edições 10 a 15 de Avante,Vingadores.

Paco Medina

comments powered by Disqus