domingo, 18 de junho de 2023

Grandes Histórias Marvel no Brasil: ROM pela Marvel no Brasil



O Cavaleiro Espacial foi uma das atrações no Brasil nos anos 1980. Rom, o Cavaleiro Espacial, um dos personagens de grande sucesso na década de 1980 no Brasil, está de volta à Marvel. Naquela época, o Universo Marvel estava dividido entre duas editoras: a RGE e a Abril. A RGE, já havia trazido algumas boas novidades em suas revistas. Uma das características da RGE, eram os seus almanaques, com mais de 100 páginas e com mix aleatório. Em 1982, a RGE trouxe o “Almanaque Premiere”, uma nova publicação com novos personagens. Já em sua segunda edição, os brasileiros puderam conhecer o personagem “ROM”. 



Dos novos personagens, Rom, o Cavaleiro do Espaço, foi o que mais apelo teve entre os leitores. A edição nº 02 do Almanaque Premiere apresentou a sua primeira história no Brasil. O personagem Rom faz parte de uma linha de brinquedos, produzida pela empresa Hasbro, e foi licenciado e adaptado nos quadrinhos pela Marvel, no fim dos anos 1970. As histórias de Rom foram desenvolvidas por Bill Mantlo e Sal Buscema, e nelas é contada a história da civilização espacial do planeta Galador. O planeta é um lugar desenvolvido e em plena harmonia com seus habitantes.



 Após os Galadorianos enviarem várias frotas por todos os cantos do universo, levando todos os seus conhecimentos a fim de ajudar outras civilizações com suas tecnologias, a frota depara-se com as criaturas chamadas Espectros. Estas têm habilidades metamórficas e almejavam a todo custo a conquista de todo o universo. Com a chegada da frota, os Galadorianos são atacados pelos Espectros e por uma criatura chamada Névoa Negra. Para se defender dos Espectros, alguns Galadorianos se voluntariaram em abandonar de vez suas humanidades, para se transformarem em verdadeiros guerreiros, com armaduras espaciais. O primeiro a se voluntariar seria Rom, e com isso, vários Galadorianos acabam se transformando em Cavaleiros Espaciais.

Liderados por Rom, todos os cavaleiros de Galador partem para deter os Espectros. Após destruírem boa parte deles e derrotarem a Névoa Negra, alguns Espectros conseguiram fugir. Parte deles viria parar na Terra, e usando os seus poderes metamórficos, conseguem se infiltrar entre os humanos. Rom chega ao planeta Terra e começa a sua saga em busca pelos Espectros infiltrados. Portando uma arma chamada “Analisador Energético”, ele consegue localizar e destruir os Espectros, e através de sua arma cria uma fenda, mandando todos os Espectros para o lugar chamado “Limbo”. O Cavaleiro do Espaço passou por praticamente todos os personagens principais.



 Em sua jornada, ROM teve encontros com o Hulk, os X-Men, Tropa Alfa, Namor, Shang-Chi, Doutor Estranho e com os Vingadores. Depois do Almanaque Premiere, ROM migrou para a Abril, sendo publicado na revista do Incrível Hulk de 1983 a 1988 (entre as edições 1 a 64). No ano seguinte, foi publicado na revista dos X-Men (edições 4 a 14) também da Abril, tendo seu desfecho no “Superalmanaque  Marvel n°1” de 1989. Ao todo, a série “ROM: Spaceknight” teve 75 edições lançadas pela Marvel. Dessas 75, quase todas foram lançadas por aqui. Ficaram de fora as edições 45 a 47, 56 a 59, 66 a 71, 73, 74 e 75. Com o final da série, a Hasbro e a Marvel desfizeram o acordo de licenciamento, e desde então, todas essas histórias não foram reeditadas, permanecendo no limbo, junto com os Espectros.



Agora em um novo acordo, ambas as empresas trazem todas essas clássicas histórias em “Rom: The Original Years Omnibus Vol. 1”. Muitos dos novos leitores, não conhecem o personagem. Suas histórias traziam uma carga dramática em sua constante luta contra os Espectros, que estavam infiltrados em nosso planeta. Nesse meio tempo, ROM precisava provar que ele não era uma ameaça, como muitos acreditavam que era. Por ter um desafio estabelecido, era nítido que sua jornada teria um fim. Apesar de gostar do personagem, ficou receoso com a memória afetiva dessas histórias. Resta saber se a Panini, um dia, traz esse Omnibus ao Brasil. Vamos aguardar.


Alexandre Morgado

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil, livro que narra a história da Marvel em nosso país, relançado em 2021. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

comments powered by Disqus