terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Matt Fraction fala de sua contribuição pra série do Gavião Arqueiro



 Em uma entrevista para a Entertainment Weekly, Matt Fraction lembra que a vulnerabilidade humana do Gavião Arqueiro é o que o atraiu pela primeira vez ao personagem décadas atrás. Quando criança, Fraction leu a série de solo do Gavião Arqueiro dee 1983 de quatro edições do escritor Mark Gruenwald, que chega ao clímax com o herói usando uma ponta de flecha sônica para se ensurdecer para que ele possa superar o dispositivo de controle mental empunhado pelo supervilão Fogo Cruzado. No mês seguinte, Clint voltou aos Vingadores para uma edição em que a equipe estava aparecendo no Late Night with David Letterman - e em meio a toda a confusão, Clint ainda estava lidando com a perda parcial de sua audição. 

“Eu nunca tinha visto isso antes”, Fraction disse à EW. “Os super-heróis sempre estariam melhores no próximo mês. Foi um lindo momento de, 'ah, certo, o cara normal tem danos reais e duradouros.' Isso tornou o personagem querido para mim para sempre. "

Anos depois, enquanto Fraction trabalhava com Aja em O Imortal Punho de Ferro, os dois perceberam que compartilhavam um amor poderoso pelo arqueiro super-herói. Mas embora Fraction tenha aproveitado a chance de desenvolver uma nova série solo depois que Renner apresentou Gavião Arqueiro às telonas, ele teve dificuldade em decifrar o conceito. Mas então ele pensou em trazer outro personagem: Kate Bishop, a Jovem Vingadora que também adotou o nome de "Gaviã Arqueira" durante a breve ausência de Clint. Gavião Arqueiro tornou-se assim um conto de dois arqueiros, e a dinâmica dinamite entre Clint e Kate consolidou a história em quadrinhos como um clássico instantâneo.

"O ato duplo foi o que causou isso", disse Fraction. "Era um relacionamento que eu não tinha visto antes e não tinha escrito antes. Percebi que era sobre os dois, e ele especificamente, sendo compulsivamente incapaz de parar de tentar ajudar as pessoas, mesmo nos dias de folga, e o que significou para esta jovem cair em sua órbita: Que bênção e maldição isso seria para ela. Ele não é um modelo saudável. Se você tomar este homem bom que também é uma pessoa danificada, que tipo de mentor ele poderia ser? O que o mentor poderia ensinar ao pupilo e o que o pupilo poderia ensinar ao mentor? Demorei um pouco para perceber que estava escrevendo uma narrativa de abuso, uma história sobre sobreviventes de abuso, mas antes que pudesse articular que sabia que era isso que eu estava escrevendo." 



Fraction cita a "energia, seu otimismo, seu infatigável anticinismo" de Kate como as características que a fizeram se destacar para ele como escritor. "Isso foi interessante para mim: alguém com um nível de otimismo e fé quase cândido dos melhores anjos de nossa natureza sobrevivendo ao contato com o mundo exterior", disse Fraction. "Eu tinha na cabeça essa imagem dela com o nariz arrebentado, com um dente arrancado, sorrindo. Eu sabia que estava escrevendo para aquela imagem. Não sabia de onde vinha ou o que significava, mas eu a vi toda ferrada, sorrindo porque ela sabia que não tinha perdido. Esse foi o meu momento de 'tudo bem, eu sei quem é, eu sei quem estou escrevendo.' E resolvemos! Acabou sendo a foto dela na primeira página da edição # 20, a última que Annie desenhou. " 

Matt Fraction aprovou Hailee Steinfeld no papel.  "Ela parece um desenho de Annie Wu ganhando vida", disse Fraction . Além da Kate de Steinfeld, um dos elementos da série do Gavião Arqueiro com o qual Fraction está mais feliz é a experiência de Clint com perda auditiva - já que foi isso que o atraiu para o personagem em primeiro lugar, tantos anos atrás. A edição nº 19 do Gavião Arqueiro por Fraction and Aja foi contada principalmente através da American Sign Language (ASL), enquanto Clint lidava com uma nova etapa de danos ao ouvido em sua última aventura.

“Quando eu comecei a fazer o personagem, eu sabia que voltaria a fazer isso, porque era muito importante para mim quando criança”, disse Fraction. "Paralelamente a isso, minha esposa e eu ensinamos nossos filhos porque os bebês podem sinalizar antes de falar, então eu tive que olhar para a superfície dessa cultura, dessa linguagem. Eu me senti como 'oh, é uma linguagem visual ... é como quadrinhos! Este é um ajuste natural. ' Então, ver isso na série, ver ele e seu filho sinalizando um para o outro foi legal. Ver as fotos do set onde ele estava com aparelhos auditivos foi enorme. " 


A esposa de Fraction, Kelly Sue DeConnick, estava reinventando a Capitã Marvel ao mesmo tempo em que ele estava revigorando  o Gavião Arqueiro "Os dois livros encontraram seu público muito rapidamente e foi como um relâmpago em uma garrafa de novo e de novo. Lembro-me do primeiro dia de publicação, quando o editor Steve Wacker nos escreveu e disse: 'aqui estão palavras que nunca foram escritas antes: Hawkeye # 1 esgotou!'" disse Fraction, que hoje foi contratado no início do desenvolvimento do programa como produtor consultor que dava notas sobre os roteiros da primeira temporada.

"Falei principalmente sobre os personagens e como os via. Falei sobre a psicologia de sobreviver a abusos, viver com PTSD e cultura ASL / deficiência auditiva como eu havia encontrado em minha vida e por meio de pesquisas", Fraction disse. “Fiz anotações e armei uma fala aqui ou ali. Mas na maioria das vezes consegui me encontrar como fã e falar sobre o que eu gostava ou não gostava. Eles podiam aceitar ou ignorar minha opinião, e eu ganhei o crédito!" Rindo, Fraction acrescenta: "Eu recebo o crédito por tudo que funciona. Se funcionar e você gostar, fui totalmente eu! Se não funcionar, cara, eles simplesmente não me ouviram! É o melhor . " 

A série do Gavião Arqueiro tem Jonathan Igla como roteirista principal e alguns nomes já confirmados na direção como Rhys Thomas e a dupla Bert e Bertie. Já foram confirmados no elenco Jeremy Renner como Clint Barton, Hailee Steinfeld como Kate Bishop, Vera Farmiga como Eleanor Bishop, Tony Dalton como Jaccques Duquesne, o Espadachim, Fra Fee como o Kazi, o Palhaço, Alaqua Cox como Maya Lopes, a Eco, e Zahn McClarnon como seu pai, Willie "Cavalo Louco" Lilcoln, Florence Pugh como Yelena Belova e Vicent D'Onofrio como o Rei do Crime. Quem faz o Pizza Dog é a cadelinha Jolt.

Coveiro

comments powered by Disqus