segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Diretora conta como foi gravada a cena com o Cavalo Venom em "A última Rodada"

No filme que chega essa semana nos cinemas, Eddie e Venom estão em fuga. Perseguidos por seus mundos e com a rede se fechando, a dupla é forçada a tomar a fazer de tudo para sobreviver. Inclusive montar num Cavalo Venom enlouquecido. A cena quebrou a internet quando saiu pela primeira vez num trailer e agora ganhou um clipe extendido antes do filme ir aos cinemas. E a diretora Kelly Marcell também falou um pouco de como foi os bastidores dessa cena pro filme. Confira:


"Quando eu dei a ele o primeiro rascunho [do roteiro] do Cavalo Venom estava nele, ele simplesmente me enviou um monte de emojis chorando, rindo e chorando", disse a diretora Kelly Marcel à Entertainment Weekly. "Ele disse: 'Isso é brilhante'. Ele amou muito."

Não é apenas a ideia de Venom se tornar um cavalo que agradou tanto Hardy — esta é a primeira vez que Venom habita um animal na trilogia de filmes, afinal. Mas também é como Venom Horse age como um personagem por si só. "Se você desacelerar Venom Horse, verá que ele tem esse olhar louco e selvagem no rosto", disse Marcel. "Ele está completamente louco."

Um flash da nova criatura estreou no primeiro trailer do filme e imediatamente deixou a internet maluca. Teve um efeito igual em Hardy e no resto do elenco e da equipe quando leram sobre isso no roteiro:

"A fala no roteiro, depois que ele se transforma em Venom Horse, é: 'Eddie sobe a bordo, e Venom Horse galopa como um f¨$% absoluto e fumegante pelo deserto, enquanto ele se segura pela vida'", revela a diretora. "Essa foi a frase, e então tivemos que torná-la real."

Muito trabalho foi feito para desenvolver e solucionar problemas da cena antes que ela fosse realmente filmada. A diretora e Hardy trabalharam com o artista Karl Lindberg, que criou a primeira imagem de como seria o Venom Horse. Então, os artistas de storyboard Jake Lunt Davies e Robert Consing montaram "desenhos de rascunho" que Marcel chama de "arte brilhante e adequada" antes de começar a pré-visualização, que é uma animação bruta da cena.

"Quando Kelly me enviou um roteiro e uma fala dizia, 'Eddie sobe a bordo e Venom Horse galopa como um  f¨$%  fumegante absoluto pelo deserto enquanto ele se segura pela vida', pensei, 'Isso pode ser muito divertido'", disse o supervisor de efeitos visuais de produção John Moffatt à EW. "Mas as primeiras partes da pré-visualização não acertaram realmente o componente ' f¨$% fumegante' mencionado acima — simplesmente não foi rápido o suficiente."

As notas da diretora foram, na verdade, "Deveria ser muito, muito rápido e estúpido", lembra Moffatt. Então ele se inspirou em carros de corrida de Fórmula 1 e em outro alienígena famoso: o Homem de Aço. "Tínhamos a ideia de que talvez a câmera não conseguisse acompanhar", disse Moffatt. "Então pegamos uma cena do Superman, e tem um pouco do sentimento do tipo Papa-Léguas dos desenhos animados. E há cenas que são todas uma inspiração direta da sequência de motocicleta nas ruas de São Francisco no primeiro filme, o que achamos uma ideia bem divertida."

Mas, acontece que nem mesmo uma motocicleta era rápida o suficiente. Eles acabaram acelerando a filmagem de uma motocicleta correndo pelo deserto na Espanha para finalmente obter a velocidade certa. Então, eles enfrentaram outro problema. "Kelly queria que a coisa fosse enorme, mas se fizéssemos o cavalo realmente, realmente enorme, isso faria Tom parecer realmente, realmente minúsculo, o que era estranho", diz Moffatt. "Então descobrimos que era realmente, realmente útil para o cavalo levantar uma carga de poeira e detritos para transmitir uma sensação de velocidade, ao mesmo tempo em que garantimos que essa coisa parece ter massa. Trabalhamos muito duro com [o supervisor de efeitos visuais] Dave [Lee] e a equipe de animação da Double Negative para tentar transmitir essa sensação de massa, e adicionamos um tremor sutil de câmera para tentar realmente transmitir isso para casa."

Depois que todo o desenvolvimento de pré-visualização foi concluído, era hora de filmar a coisa. "No primeiro dia no set, chegamos e estava muito, muito quente, e tínhamos um cavalo de verdade parado ali", disse Marcel. "E nós apenas filmamos a cena em ordem, de Tommy descendo a colina, tocando o cavalo, e então você filma com o cavalo empinando."

Claro, um tratador estava de plantão para garantir que a cena fosse filmada humanamente, e que o cavalo fizesse seu trabalho e saltasse quando necessário:

 "O cavalo foi ótimo, na verdade", disse Moffatt. "Usamos aquele pequeno salto e então incorporamos esse rugido mais característico, que pode ou não ter sido uma referência a um certo filme de dinossauro."



E não vamos esquecer o parceiro de cena igualmente importante do Venom Horse, Eddie, que teve que montar essa criatura alienígena selvagem de alguma forma. O diretor ri de como eles "arremessaram" Hardy muito neste filme, especialmente neste momento, já que Venom não é particularmente cuidadoso com seu hospedeiro humano.

 "Pobre rapaz", diz Marcel. "Tommy tem que agir quase sem nada, ficar ali tocando algo que não está realmente lá e reagir a algo que não está realmente acontecendo. Então colocamos Tommy em fios e o voamos para cima de uma coisa parecida com um cavalo selvagem de um bar de cowboy. Nós o voamos para cima e o jogamos nas costas de um desses."

A diretora acrescenta que Hardy adora fazer muitas das acrobacias sozinho, mesmo que isso signifique ser jogado em vários locais:

"Assim que o cavalo decola, ele se torna um cavalo CGI", disse Marcel. "Então vamos para um palco com uma tela azul e colocamos Tommy em mais fios nas costas de um cavalo falso e então sopramos toneladas e toneladas e toneladas de vento nele e o fazemos voar. Ele está voando no estilo Superman, segurando o que deveriam ser gavinhas."

Depois que todos os efeitos visuais foram adicionados em cima das tomadas práticas, a equipe de produção queria ter certeza de que Venom Horse tivesse o momento que merecia no filme.

 "Em vez de ser essa coisa de Zack Snyder, onde o vemos voando pela câmera, Kelly realmente gostou da ideia de fazer a transição para um momento em câmera lenta", diz Moffatt. "Então poderíamos realmente mostrar a criatura legal e ver Tom pendurado nas costas para salvar sua vida. É bem ridículo — a cena de Tom onde ele está sendo esbofeteado pela língua do cavalo é um momento bem engraçado."

As reações de Hardy enquanto Eddie tenta sobreviver a esse passeio a cavalo do inferno são apenas a cereja do bolo, tudo ao som de "I Had Some Help" de Post Malone com Morgan Wallen. 

"Nós rimos muito durante a produção disso", disse Marcel. "A primeira vez que vi aquele cavalo, eu estava no chão rindo porque ele era muito engraçado. Mesmo nos estágios iniciais difíceis, você realmente podia dizer que essa coisa parecia completamente louca e caótica, e como se estivesse se divertindo muito. E continuou a ficar cada vez mais engraçada e mais engraçada."

Mas ainda há algumas surpresas sobre essa cena que o diretor não quer estragar antes que o público a veja no filme. "O que você não viu no trailer são as coisas que Venom está dizendo a Eddie durante essa viagem insana", disse Marcel, "e a discussão que eles estão tendo um com o outro sobre o quão insana é essa coisa que está acontecendo."

Veja o Clipe liberado:

Venom: A Última Rodada foi dirigido por Kelly Marcel (Cinquenta Tons de Cinza), que escreveu e produziu os dois primeiros filmes de Venom. Além de Tom Hardy, o elenco conta com Juno Temple, Chiwetel Ejiofor, Peggy Lu, Stephen Graham, Clark Backo, Rhys Ifans,Alanna Ubach, dentre outros.. Avi Arad, Matt Tolmach, Amy Pascal e Hutch Parker produzirão ao lado de Marcel e Hardy.

Coveiro

comments powered by Disqus