A Marvel Studios não planejou que Thunderbolts* encerrasse a Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel. Foi só quando o roteirista Eric Pearson, um veterano roteirista da Marvel que escreveu Thor: Ragnarok em 2017 e Viúva Negra em 2021, propôs uma espécie de spin-off reunindo Yelena Belova (Florence Pugh), Alexei Shostakov (David Harbour) e Antonia Dreykov (Olga Kurylenko), de Viúva Negra, ao lado de outros personagens descartados do UCM, como John Walker (Wyatt Russell) e Ava Starr (Hannah John-Kamen). Então, o grupo se tornou algo a mais. Thunderbolts* termina com a diretora da CIA, Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) repentinamente renomeando a equipe titular como Novos Vingadores. E o roteirista agora conforma que a mudança de nome de última hora veio do Presidente da Marvel Studios, Kevin Feige.
"Isso foi coisa do Kevin. Eu disse a ele que queria fazer um filme dos Thunderbolts e que a solução seria Yelena unindo-os contra Valentina", disse Pearson ao The Hollywood Reporter. “Tentei uma proposta que não funcionou, e a segunda era muito, muito parecida com o filme que temos agora. Terminei a proposta com Yelena sussurrando no ouvido de Valentina: ‘Você trabalha para nós agora’, basicamente. Então, sugeri que Valentina seria forçada a apresentar os Thunderbolts [ao público], e Kevin disse: ‘Acho que ela deveria chamá-los de Vingadores’. E eu pensei: ‘Uau, ok!’”
“Essa foi a única grande observação dele na proposta, e quando você recebe uma observação de uma proposta da Marvel, você sai de lá”, continuou ele. “Então eu pensei: ‘Ok, legal. Não sei qual é o seu plano para os Novos Vingadores’. E então houve muitas, muitas discussões: ‘N maiúsculo? N minúsculo? Eles são Vingadores novos? Eles são os Novos Vingadores?’ Mas essa foi ideia do Kevin, e faz parte de um plano de xadrez quadridimensional que eu ainda não conheço totalmente.”
O asterisco Thunderbolts* indicando "*Os Novos Vingadores", como revelado em um cartão de título no final do filme, também traz outro ponto: o Capitão América de Anthony Mackie é revelado em uma disputa de marca registrada com Bucky Barnes, de Sebastian Stan.
Em uma cena retirada de Vingadores: Doomsday, do ano que vem, uma sequência pós-créditos ambientada 14 meses após os eventos de Thunderbolts* traz o Quarteto Fantástico à Terra momentos depois de Yelena descobrir por Bucky que Sam Wilson reivindicou o nome dos Vingadores.
"O asterisco também veio depois. Nos meus rascunhos do roteiro, sempre havia o time de futebol infantil Thunderbolts; foi daí que surgiu o nome", disse Pearson, referindo-se ao time de futebol da infância de Yelena, que inspirou o breve nome do grupo. “Obviamente, não estávamos fazendo o Thunderbolt Ross [Hulk Vermelho, vilão de Harrison Ford em Capitão América: Admirável Mundo Novo]. Mas o asterisco foi algo que vi depois, quando eles estavam em produção, e pensei: 'Isso é muito atrevido, e eu gostei.'”
Pearson também observou que a Marvel Studios não tinha planos de fazer um filme sobre os Thunderbolts, que estrearam em 1997 como uma equipe de supervilões disfarçados de heróis na ausência dos Vingadores e do Quarteto Fantástico.
“A Marvel não tinha realmente um plano para um filme dos Thunderbolts. Eu levei isso a eles, mas pensei nisso, tendo tido o prazer de conhecer Florence em Viúva Negra, escrever o primeiro material para Yelena Belova e trabalhar com ela para construir a personagem, com ela fazendo um trabalho pesado ali”, disse Pearson. “Ela é incrível, e eu sabia que ela era alguém que conseguiria conduzir um filme como este. Eu não queria entrar dizendo: ‘Vamos esconder um filme da Yelena em um filme de equipe’. Eu queria que fosse uma equipe.”
Ele continuou: “Os Vingadores tinham como peça central Tony Stark e Capitão América, e a dualidade desses caras na liderança. Para os Thunderbolts, e da maneira como eu queria ver esses membros da equipe e os temas do filme, parecia que Yelena era uma líder nata. Não tenho certeza se essa comparação está totalmente consolidada, mas a ideia é que ela é Michael Corleone e Bucky é Tom Hagen [em O Poderoso Chefão]. É assim que eu vejo.”
Os membros do elenco confirmados para Thunderbolts* incluem Florence Pugh como Yelena Boleva, Sebastian Stan como Bucky Barnes, David Harbour como Guardião Vermelho, Wyatt Russell como Agente Americano, Hannah John-Kamen como Fantasma, Olga Kurylenko como Treinador e Julia Louis-Dreyfus como Valentina Allegra de Fontaine. Além deles, temos Geraldine Viswanathan como "Mel" e Lewis Pullman como "Bob". Escrito por Eric Pearson, Lee Sung Jin e Joanna Calo, e dirigido por Jake Schreier, Thunderbolts* está atualmente programado para ser lançado nos cinemas em 1 de maio de 2025.
Coveiro