Os roteiristas de quadrinhos Dan Abnett e Andy Lanning reinventaram os Guardiões da Galáxia após Aniquilação, e isso deu ao cineasta James Gunn um ótimo ponto de partida para seu filme de 2014. Ao longo do caminho, o atual co-CEO da DC Studios tornou os personagens seus e deve ter deixado os executivos da Disney sorrindo de orelha a orelha ao apresentar o Baby Groot ao mundo. O adorável personagem, em miniatura, vende muito bem seus produtos, sejam Hot Toys caros em tamanho real, inúmeros Funko Pops ou pelúcias de ombro dos parques da Disney.
Apresentado no final de Guardiões da Galáxia, de 2014, Baby Groot ganhou destaque em Guardiões da Galáxia Vol. 2, três anos depois, e desde então estrelou sua própria série no Disney+ (o envolvimento de Gunn com essa série foi mínimo). Em conversa com Howard Stern no início desta semana, Gunn revelou se receberá uma parte das vendas de produtos do Baby Groot.
"Nós criamos o personagem Baby Groot, sabe, eu desenhei esse personagem", compartilhou o diretor. "Eu não ganho esse dinheiro da mesma forma que os artistas de quadrinhos."
Quando o apresentador comentou com o cineasta que Gunn cometeu um erro ao não garantir que ele participasse desse lado das coisas, o diretor rapidamente destacou que não tinha nada a reclamar da remuneração que recebeu da Disney e da Marvel Studios por suas contribuições ao UCM:
"Sou incrivelmente bem pago. Guardiões 2 e 3, especialmente Guardiões 3", compartilhou. "Sou incrivelmente bem pago no início e no final. Ganho dinheiro no final também. Só não ganho dinheiro com merchandising."
Seria altamente incomum para um roteirista e diretor receber uma parte das vendas de produtos, mas a menção de Gunn aos artistas de quadrinhos é interessante. Agora que ele está no comando da DC Studios, podemos presumir que ele está garantindo que os criativos da DC recebam um acordo mais justo do que aqueles que trabalham para a Marvel Comics?
Depois de dirigir a trilogia Guardiões da Galáxia para a Marvel Studios (e o Especial de Natal de Guardiões da Galáxia), Gunn assumiu o comando do Universo DC. Até agora, ele trabalhou em Creatures Commandos, Superman e a segunda temporada do Pacificador, e o próximo filme é Homem do Amanhã, uma parceria entre Superman e Lex Luthor que estreia nos cinemas em julho de 2027.
Coveiro