segunda-feira, 28 de julho de 2025

Figurinista do novo Quarteto Fantástico fala sobre as inspirações para dar vida a um mundo retrofuturista nos anos 60

A figurinista Alexandra Byrne vestiu seres interestelares (Thor, de 2011), os heróis mais poderosos da Terra (Os Vingadores, de 2012), uma família espacial (Guardiões da Galáxia, de 2014) e super-heróis que atravessam o tempo e o espaço (Doutor Estranho, de 2016). Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, do diretor Matt Shakman, ambientado no mundo retrofuturista inspirado na década de 1960, conhecido como Terra-828, Byrne veste os quatro heróis da primeira Família da Marvel.

A vencedora do Oscar por Elizabeth: A Era de Ouro e sua equipe estilizaram a Primeira Família da Marvel — o quarteto de cientistas, aventureiros, exploradores e imaginautas Reed Richards (Pedro Pascal), Sue Storm (Vanessa Kirby), Johnny Storm (Joseph Quinn) e Ben Grimm (Ebon Moss-Bachrach) — cujos figurinos incluem trajes espaciais, roupas da moda dos anos 60 e os uniformes de super-heróis combinando que complementam os tons de azul-bebê do sempre adorável Coisa de olhos azuis.

"Passamos horas em cima dos tanques de tinta, trabalhando nos diferentes tons e nuances de uma paleta de azuis. É um processo meticuloso, mas muito emocionante", disse Byrne na edição impressa de verão de 2025 da revista Disney Rewards Insider. "Todo o processo é uma busca cheia de adrenalina para capturar a essência do filme."

O ponto de partida é "sempre o roteiro", acrescenta Byrne sobre o trabalho de Josh Friedman, Eric Pearson e Jeff Kaplan e Ian Springer, baseado nos quadrinhos da Marvel de Stan Lee e Jack Kirby. E Shakman, que anteriormente trouxe um toque vintage chique a um episódio de WandaVision, da Marvel, inspirado na TV dos anos 70, "foi muito claro sobre sua visão da Nova York dos anos 1960 em um universo paralelo" que é visitado pela Surfista Prateada Shalla-Bal (Julia Garner), anunciando a chegada iminente do devorador de planetas Galactus (Ralph Ineson).

Na Terra-828, a década de 1960 parece muito diferente da Linha do Tempo Sagrada da Terra-616, em parte devido aos avanços feitos pelo Dr. Reed Richards, da Fundação Futuro, e pela Dra. Susan Storm, da S.T.O.R.M. (Ciência, Tecnologia, Organização, Leitura e Matemática).

Byrne começou com mood boards e depois trabalhou com artistas conceituais, incluindo Ryan Meinerding, chefe de desenvolvimento visual da Marvel Studios (Deadpool e Wolverine), Matt Allsopp (Jurassic World Rebirth), George Hull (Tron: Ares), Richard Thomas Burns (Silo) e Pablo Domínguez (Vingadores: Ultimato) para desenvolver os figurinos. Byrne pesquisou a moda dos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa e buscou inspirações técnicas.

"Trabalhar nos trajes espaciais e nos sistemas de suporte de vida foi um momento revolucionário em termos do estilo futurista retrô", disse ela, descrevendo-o como "um equilíbrio entre engenharia retrô e aspirações novas e brilhantes". O futuro parece fantástico.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nos cinemas em 24 de julho de 2025.

Coveiro

comments powered by Disqus