quarta-feira, 23 de julho de 2025

Quatro pontos importantes contados na história em quadrinhos oficial de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos

Na semana passada, a Marvel Comics lançou The Fantastic Four: First Steps #1, uma história em quadrinhos oficial do UCM que revela a história de origem da Primeira Família da Marvel. Ao menos, a versão criada para aquele universo que virou um gibi. Para dar vida a esse material completamente "meta",  a Marvel Comics convocou Matt Fraction e Mark Buckingham para contar essa história do quarto aniversário do dia em que salvaram Nova York do Toupeira. Há muita coisa aqui que provavelmente não entrará no filme, e pelo menos algumas revelações importantes.


De um desfecho muito diferente para a batalha do Quarteto Fantástico com o Toupeira a uma nova visão de como eles adquiriram seus poderes fantásticos, eis um resumo das maiores revelações dessa história num formato de "contagem regressiva" em quatro pontos. Confira:


4. Quem era a Primeira Família da Marvel antes do acidente?

Houve muita intriga sobre como a Marvel Studios adaptaria esses personagens, e a HQ explica melhor quem eles são. Reed, por exemplo, criou a primeira nave espacial totalmente funcional do mundo, mas o voo que deu a esse quarteto seus poderes parece ter sido autorizado e não a bordo de uma nave roubada (talvez diminuindo a culpa que Reed sente pelo que aconteceu com Ben, algo que os filmes anteriores exploraram em profundidade). Sue tem doutorado em arqueologia e foi a especialista da missão naquele voo fatídico. Ela também é creditada por resolver diplomaticamente o conflito com o Toupeira, uma grande mudança em relação aos quadrinhos originais.  en pilotou a nave, enquanto Johnny foi alistado para servir como engenheiro de voo. Eles têm um vínculo fraternal, com o Tocha Humana considerando o Coisa seu melhor amigo. Curiosamente, parece que Johnny esperava se tornar um jogador de golfe profissional antes de adquirir a habilidade de "Ativar Chamas".



3. O confronto com o Toupeira

Assim como nos quadrinhos, o Toupeira e seu monstro Giganto são a primeira ameaça enfrentada pelo Quarteto Fantástico. Como esperado, a equipe os derrotou com sucesso, mas Harvey Elder não acaba sendo enviado para a prisão ou derrotado em Subterannea. Em vez disso, Sue encontra um ponto em comum com o vilão que, nesta realidade, se vê como um lutador pela liberdade que busca estabelecer direitos para o povo de sua nação subterrânea. 

O Toupeira revela que tem uma história com o avô de Sue, J. F. Storm, levando Sue a ajudá-lo a estabelecer a soberania de Subterannea por meio de seu trabalho com a ONU. O quadrinho confirma que Paul Walter Hauser interpretará o Toupeira e sugere que ele será um aliado da Primeira Família da Marvel em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, não um inimigo.



2. Origem ligada aos Celestiais


É aqui que as coisas ficam realmente interessantes. Agora, se você é fã de quadrinhos, sabe que Reed, Sue, Ben e Johnny ganharam seus poderes após serem bombardeados por Raios Cósmicos. No UCM será "radiação Celestial". Há muito tempo se teoriza que Galactus será um Celestial. Se esses heróis foram imbuídos da tradição Celestial, isso pode explicar por que o Devorador de Mundos tem tanto interesse em Franklin Richards, uma criança que terá sido imbuída de uma forte dose de energia Celestial, tornando-o um dos seres mais poderosos do universo.



Eternos introduziu a ideia de Celestiais, mas ainda não sabemos o que aconteceu com esses heróis ou com Arishem. Talvez isso seja algo que uma possível sequência de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos explorará?


1. Resolva Tudo

Dwayne McDuffie e Jonathan Hickman exploraram o desejo do Senhor Fantástico de "resolver tudo" com seu conhecimento científico, e parece que isso é algo que a versão live-action desse personagem terá em comum com sua contraparte dos quadrinhos.

Essa conexão revela que Reed, frequentemente descrito como um polímata, usou sua genialidade para aprimorar a agricultura, o transporte, a ciência, a educação e a medicina, criando um mundo idílico livre de muitos dos problemas do nosso. Sabemos que H.E.R.B.I.E. está sendo produzido para as massas, e parece que essa também é a ideia para o Quarteto Fantástico.


Por fim, a história em quadrinhos confirma que Quarteto Fantástico: Primeiros Passos se passa quatro anos após a equipe ganhar seus poderes. Já sabemos disso há algum tempo, é claro, mas também ficou estabelecido que eles são mais do que apenas super-heróis: são aventureiros, humanitários e, o mais importante, uma família.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nos cinemas em 24 de julho de 2025.

Coveiro

comments powered by Disqus