Olhos de Wakanda se revelou uma grata surpresa como o lançamento da Marvel Animation para a Disney+ neste mês de agosto. Uma viagem pela história do mundo sob a perspectiva dos Cães de Guerra do Reino do Pantera Negra, o desenho tem um potencial impressionante e uma narrativa exemplar. Perguntado como chegaram ao tom e à direção que vemos em Olhos de Wakanda, o diretor e showrunner Todd Harris disse que isso já fazia parte de seu histórico como criador de storyboards de filmes.
"Bem, com o tom e o estilo (eu tenho um histórico particular de ação), eles me deixaram ser eu mesmo. Com algumas limitações. Eu sempre disse à equipe que isso era "ação seca". Não muito sangrenta, mas visceral e séria. Queríamos ter certeza de que manteríamos um certo tom que fosse honesto com o assunto. E isso sempre foi... a ação tinha que representar a seriedade do que estávamos falando" disse Todd Harris ao Nerds of Color.
Ao ver os episódios, fica claro que o clima político atual e o que estamos vendo hoje ajudaram a moldar os tópicos e os temas que foram abordados nesta série, mas que podem ser reverberados em outros momentos da história da humanidade.
Todd Harris disse que "Esta é uma história que deve ressoar, independentemente da época em que vivemos. Porque história é história. E o ponto principal disso é a história humana. E a história humana geralmente é... nada é consistente. Nada é constante. E então, quando passamos por esses tempos difíceis, sempre veremos ecos do que está acontecendo agora, do que aconteceu no passado recente, do que podemos estar buscando no futuro. Então, seja lá o que for e onde a história se desenrole, seja em um contexto mundial atual, é exatamente a natureza da repetição da história".
"E o objetivo da série é que aprendamos que estamos juntos nisso. E o mundo não é tão segregado quanto as pessoas gostam de fazer parecer. A história tem uma longa linhagem de todos nós juntos nisso. Roma é uma coisa consistente. O Mediterrâneo é uma coisa consistente. O Crescente Fértil. Todos nós nos polinizamos mutuamente, ao longo da história. Então, nunca somos ilhas, embora gostemos de pensar que somos. E então, espero que as pessoas entendam que a série é a história da humanidade. Não histórias individuais" explicou o diretor.
Olhos de Wakanda não só aprofunda a história de Wakanda, mas da própria história do UCM. A grande questão é se esses contos poderiam ser traduzidos ou afetar algum dos futuros filmes live action de Pantera Negra de Ryan Coogler.
"Escute, se esta série puder, de alguma forma, inspirar Ryan a incorporar um pouco disso no próximo Pantera Negra, seria uma honra. Uma coisa que sempre tentamos fazer é simplesmente criar a série que estamos tentando fazer, e, com sorte, ela cumpre o que promete, que é ressoar o sinal do espírito da época que inspira as pessoas a fazer algo maior e melhor e seguir em frente. Se isso acontecer com qualquer outro projeto da Marvel, será uma honra" disse Harris.
Todos os quatro episódios de Olhos de Wakanda já estão disponíveis no Disney+. A nova série do ex-artista conceitual da Marvel Studios, Todd Harris, e do diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler, acompanha vários guerreiros wakandanos ao longo do tempo enquanto eles tentam recuperar artefatos roubados de sua nação natal. Ao longo dessas histórias, os agentes wakandanos centrais da série encontram um elenco variado de personagens, incluindo o Punho de Ferro de Xiao.
Coveiro