Sete anos depois de Hugo Weaving usar as próteses que transformaram o astro de Matrix no arqui-inimigo do Capitão América em O Primeiro Vingador, de 2011 — que terminou com um cubo cósmico transportando o vilão pelo espaço — Caveira Vermelha retornou como o Guardião da Pedra espectral em Vingadores: Guerra Infinita, de 2018. Marquand, um ator e dublador famoso por The Walking Dead, assumiu o papel de guardião da Joia da Alma em Vormir depois que Weaving recusou reprisar o papel e em recente entrevista falou sobre sua maior inspiração para dar voz ao personagem.
"Estávamos terminando a 7ª temporada de The Walking Dead e recebi um e-mail do meu empresário perguntando se eu havia imitado Hugo Weaving, de Matrix", contou Marquand durante uma recente participação em um painel na Sci-Fi Valley Con. “Eu nunca tinha pensado em fazer o Hugo, porque simplesmente não era a minha praia. E eu perguntei: ‘De qual Hugo estamos falando?’”
Um pedido para imitar o dialeto alemão de Weaving avisou Marquand que o papel era o Caveira Vermelha:
“Eles disseram: ‘Não dá para dizer exatamente o que é’”, disse ele. “Eu disse: ‘Parece o Caveira Vermelha’. Eles me enviaram o clipe e, de fato, era de Capitão América: O Primeiro Vingador.”
Marquand enviou uma fita de teste e acabou sendo chamado de volta a Atlanta para dublar Weaving no projeto secreto que acabou se tornando Guerra Infinita, algo que ele só descobriu ao entrar no set.
“Eu pensei que fosse um trabalho de dublagem, e eles disseram: ‘É um pouco mais complexo do que isso’”, lembrou Marquand. "Eles me colocaram em um traje de captura de movimentos — eu não sabia o que diabos estava acontecendo — e então entrei no estúdio e havia umas 150 pessoas me esperando."
Marquand foi recebido pelos diretores Anthony e Joe Russo, que o equiparam com um traje de captura de movimentos como o usado por Thanos, de Josh Brolin, e Hulk, de Mark Ruffalo.
"Só quando começaram a colocar os pontos é que disseram: 'Você não sabe no que está trabalhando, sabe?'", disse Marquand. "Eu fiquei tipo: 'Eles não me disseram literalmente nada'. [Eles responderam]: 'Ah, este é o novo filme dos Vingadores.'"
Em seu primeiro encontro com os irmãos Russo, os diretores explicaram o que havia acontecido com o Caveira Vermelha nos 70 anos desde seu desaparecimento:
"'Você vai interpretar como uma versão futura do Caveira Vermelha, mais destruída, que é quase como um fantasma neste momento'", ele se lembra dos Russos dizendo. “E eles disseram: ‘Queremos que você soe próximo de Hugo Weaving, mas definitivamente dê seu próprio toque’.”
Marquand foi instruído a interpretar um Caveira Vermelha que havia sido banido para um planeta remoto, onde guiava outros a um tesouro que não podia possuir.
“Disseram para tentar infundir um pouco de Yoda na voz”, acrescentou Marquand sobre o Mestre Jedi de Star Wars. Inicialmente, levando a instrução muito ao pé da letra, Marquand personificou o Yoda com a voz de Frank Oz antes de ajustar sua voz de Caveira Vermelha para soar como Weaving, com “a sensação de uma criatura alienígena que viveu por centenas de anos e tinha conhecimento infinito do mundo”.
Marquand dublaria outros vilões da Marvel por todo o multiverso, interpretando Ultron, portador da Joia do Infinito, em What If…?, da Marvel Animation, e o antigo mutante Apocalipse em X-Men 97.
Quanto à possibilidade de reprisar o Caveira Vermelha nos próximos Vingadores: Doomsday ou Vingadores: Guerras Secretas, Marquand disse:
“Estou ansioso para ver o que eles farão, especialmente com o Doutor Destino em Doomsday. Vai ser muito divertido. Vamos ver, estou ansioso para ver como vai ser.”
Vingadores: Guerra Infinita reuniu o maior elenco de um filme de super-heróis até hoje - Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Chris Pratt, Chadwick Boseman, Tom Holland, Zoe Saldana, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Danai Gurira, Karen Gillan, Don Cheadle, Dave Bautista, Anthony Mackie, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Letitia Wright, Wiston Duke, Sebastian Stan, Pom Klementieff, Benedict Wong e Peter Dinklage. O filme também conta com as vozes de Vin Diesel, Bradley Cooper, Kerry Condon, Tom Vaughan-Lawlor, Michael James Shaw e Carrie Coon. Na captura de movimentos temos Sean Gunn como Rocket e Terry Notary como Cull Obdisian. O filme tem direção de Joe e Anthony Russo e é co-escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely.
Vingadores: Guerra Infinita arrecadou mundialmente 2,05 bilhões de dólares, sendo portanto a segunda maior bilheteria da Marvel Studios perdendo apenas para Vingadores: Ultimato.
Coveiro