terça-feira, 15 de abril de 2025

Um aclamado artista dos quadrinhos emprestou sua arte para os murais do Muse em Demolidor: Renascido

Vários artistas contribuíram para a história em quadrinhos da Marvel "Demolidor" ao longo dos anos, emprestando seu próprio estilo visual único aos julgamentos em andamento do advogado e justiceiro cego Matt Murdock. Só que David Mack, no entanto, pode ser o mais singular de todos. Mack usa uma abordagem de mídia mista em sua arte, combinando aquarela, nanquim e lápis (às vezes com materiais de colagem como papel impresso ou até mesmo letras de Scrabble) para criar imagens sequenciais extremamente inventivas que contam histórias poderosas. Seu trabalho mais conhecido é em "Demolidor", onde atuou como artista e escritor, cocriando a personagem Echo com Joe Quesada e contribuindo para alguns dos melhores arcos da série (como o incrível "Despertador").


Agora, o veterano artista da Marvel participou da produção de "Demolidor: Renascido", a série do Disney+ que funciona como uma continuação da série "Demolidor" da Netflix e uma chance para a Marvel Studios provar que consegue lidar com conteúdo mais adulto na plataforma. Ao longo dos episódios da série, vemos uma misteriosa figura encapuzada pichando a cidade de Nova York, incluindo um mural perturbador do chefão do crime Rei do Crime, também conhecido como Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio). Esse mural, assim como os outros que aparecerem na série, foram pintado por ninguém menos que o próprio Mack.


Muse é uma das grandes e pertubadoras ameaças ao longo da primeira temporada de "Demolidor: Renascido". Criado pelo escritor Charles Soule e pelo artista Ron Garney, Muse é uma adição relativamente nova ao cânone da Marvel. Aparecendo pela primeira vez em "Demolidor" #11 em 2016, ele usa o sangue de suas vítimas para pintar murais gigantes criticando uma variedade de figuras em Nova York, incluindo o Demolidor e até mesmo a Mulher-Hulk. No segundo episódio de "Renascido", vemos o que provavelmente é Muse pintando um mural do Rei do Crime que retrata a natureza dúbia do criminoso que virou político, revelando um rosto raivoso sob um rosto sorridente. Embora a tinta spray branca claramente não seja sangue (o que pode ter sido um exagero para o Disney+), o mural é muito bom.

O roteirista e artista de quadrinhos de "Demolidor", Brian Michael Bendis, compartilhou sua empolgação com o mural de Mack na série em sua conta no Bluesky, publicando o nome de Mack nos créditos da série, juntamente com fotos de algumas de suas aventuras com o artista. (Os dois se conheceram anos antes de trabalharem juntos em "Demolidor".) É fantástico ver um criador celebrando o outro — e a arte de Mack certamente merece ser celebrada. Que não haja dúvidas, seu mural "Demolidor: Born Again" é apenas o mais recente de uma longa carreira de excelência.




Mack trabalhou em dois arcos de "Demolidor" como artista de interiores e um como roteirista, abordando alguns dos conteúdos mais complexos da série e dando vida a eles com artes verdadeiramente belíssimas. Em "Demolidor Vol. 2" #16-19, o arco "Acorde", a história acompanha o jornalista do Clarim Diário Ben Urich (Vondie Curtis-Hall na série "Demolidor" da Netflix) enquanto ele tenta ajudar um garoto chamado Timmy, que sofre de episódios dissociativos após testemunhar uma briga entre seu pai e o Demolidor. É um assunto bastante intenso, mas tratado com cuidado, resultando em uma história incrível de "Demolidor" que não apresenta tanto o Demolidor.

Enquanto isso, "Demolidor Vol. 2" #51-55 é a história de origem do herói Echo. Começa com a sua fase como uma garotinha surda chamada Maya Lopez, a filha semiadotiva do Rei do Crime, e, assim como "Wake Up", não apresenta muito do Homem Sem Medo, mas ainda assim é uma excelente adição ao cânone geral do "Demolidor". (Echo ganhou sua própria série no Disney+ estrelada por Alaqua Cox como Maya, dando à personagem a merecida atenção.) Mack também contribuiu como co-roteirista para o brilhante arco "Parts of a Hole", que apresentou Echo pela primeira vez, trazendo sua sensibilidade visual para a história em quadrinhos, apesar de não ter feito a arte interna.

Em Demolidor: Renascido da Marvel Television, temos a volta de Charlie Cox como Matt Murdock/Demolidor e Vicent D'Onofrio como o Rei do Crime Wilson Fisk e Jon Bernthal como Frank Castle/Justiceiro. Além deles. teremos também no elenco Margarita Levieva, Deborah Ann Woll, Elden Henson, Zabryna Guevara, Nikki James, Genneya Walton, Arty Froushan, Clark Johnson, Michael Gandolfini, com Ayelet Zurer e Kamar de los Reyes. Dario Scardapane está a bordo como showrunner.

Os episódios são dirigidos por Justin Benson e Aaron Moorhead, Michael Cuesta, Jeffrey Nachmanoff e David Boyd; e os produtores executivos são Kevin Feige, Louis D'Esposito, Brad Winderbaum, Sana Amanat, Chris Gary, Dario Scardapane, Christopher Ord e Matthew Corman, e Justin Benson e Aaron Moorhead.

Coveiro

comments powered by Disqus