Já passou da hora, mas o Conselho Administrativo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou hoje que o Oscar reconhecerá o desing de cena de dublês como uma nova categoria. Isso é algo há muito tempo requisitado e foi até ponto de comentário do ator Ryan Reynolds durante a divulgação do filme Deadpool & Wolverine.
Stunts have always been part of the magic of movies. Now, they’re part of the Oscars.
— The Academy (@TheAcademy) April 10, 2025
The Academy has created a new annual award for Achievement in Stunt Design—beginning with the 100th Oscars in 2028, honoring films released in 2027. pic.twitter.com/lpHen9Qk9l
O "Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por sua Realização em Design de Dublês" começará com a 100ª edição do Oscar, em 2027. É um momento oportuno para começar a reconhecer um elemento crucial da produção cinematográfica que faz parte de inúmeros filmes de Hollywood – sucessos de bilheteria ou não – desde que o Oscar existe.
"Desde os primórdios do cinema, o design de acrobacias tem sido parte integrante da produção cinematográfica", disseram hoje o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang. "Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação para alcançar este momento tão importante."
As regras de elegibilidade e votação serão anunciadas em 2027, depois que vários cineastas pressionaram a Academia para que começasse a reconhecer a importância das acrobacias.
Entre eles está o diretor de John Wick, Deadpool 2 e The Fall Guy, David Leitch:
"Dublês são essenciais para todos os gêneros cinematográficos e estão profundamente enraizados na história da nossa indústria — desde o trabalho inovador de pioneiros como Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin até a arte inspiradora dos designers de dublês, coordenadores, artistas e coreógrafos de hoje", disse o cineasta ao Deadline.
"Esta tem sido uma longa jornada para muitos de nós. Chris O'Hara e eu passamos anos trabalhando para dar vida a este momento, apoiados pelos profissionais de dublês que lutaram incansavelmente por reconhecimento ao longo das décadas. Somos extremamente gratos. Obrigado, Academia", acrescentou.
Antes, a última nova categoria de premiação criada foi "Desenvolvimento de Elenco", que foi estabelecida em 2024.
Crucialmente, esta nova categoria provavelmente será um divisor de águas para os filmes de super-heróis. Embora frequentemente recebam prêmios em categorias técnicas, é difícil acreditar que um filme como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ou Deadpool & Wolverine não teriam ganhado um Oscar alguns anos atrás.
Na imagem promocional compartilhada pela Academia, não há sinal de nenhum super-herói, mas apostamos que um título da Marvel ou da DC chegará ao indicados quando o prêmio chegar em 2027.
Coveiro