sábado, 19 de dezembro de 2015

A Marvel metendo o bedelho na logo de Star Wars

Provavelmente um dos mais simbólicos logos dos cinemas desde sua criação, o design da marca de STAR WARS tem uma história longa e curiosa, e parte dela envolve mais uma vez a Marvel Comics. Pra ser mais preciso, o letrista e o principal designer de logomarcas da Marvel dos anos 70, Jim Novak.


Já sabemos bem da história da editora com a Lucasfilm e como as duas depois de muitas longas reuniões acordaram em quadrinizar essas histórias de uma galáxia muito distante. O que pouca gente sabe é que a famosa logomarca que hoje conhecemos acabou tomando a forma que tem hoje graças ao senhor Lee metendo o bedelho e a uma mexidinha pra lá de pontual de Jim Novak.

Para saber mais sobre essa história, o Comic Book Resources se baseou numa pesquisa de Alex Jay e garimpou algumas informações e entrevistas da época que ajuda a desvendar tudo. O que é preciso saber é que antes da forma atual, a logo passou por vários processos antes de tomar a estrutura mais similar que temos hoje. Na sua pós-produção, quando não passava de algumas ideias despojadas de Ralph McQuire e umas apresentações públicas na Comic Con, a logo era algo mais ou menos assim:



Daí, passou por muito mais mudanças, e aos poucos se aproximando do padrão que nos é familiar. Nas primeiras divulgações oficiais do filme, a logo STAR WARS que foi confeccionada por Suzy Rice era um tanto diferente apesar do padrão já parecer com algo mais conhecido por nós. É o que mostra esses posters de divulgação do filme lançado na época.



Foi esse poster que Stan Lee tinha em mãos e torceu a cara de imediato quando deram o sinal verde pro gibi. Assim, quando entrou em contato com seu principal designer de logos,  Jim Novak, pediu para ele ajeitar aquele W que não se encaixava harmonicamente com o resto das letras e instruiu ele para "marvelizar" aquilo pro gibi. O resultado na época foi exatamente o que você vê a seguir:



Numa primeira vista, dá pra confundir bem com o STAR WARS que temos hoje em dia. O "W" de Novak é bem similar, mas não exatamente o produto final. Já o "S" foi separado da letra "T", assim como o "R" e "S" no final. O restante é tudo exatamente igual. Em entrevista, Novak afirma que mal sabia o que era a franquia na época e apenas fez mais um trabalho que cobrou 25 dólares pelo ajuste.

O que parece ser evidente é que depois desta mexida de Novak na logo, a Lucasfilm deve ter notado a necessidade de mudar aquele incômodo e deslocado "W" ali. Foi assim que surgiu a versão de Joe Johnstoni, hoje considerada a definitiva. Sim, estamos falando do Joe Johnston que dirigiu Capitão América: O Primeiro Vingador, que era na época um dos melhores designers de veículos da Lucasfilm.




A mudança é sutil, mas são "W"s diferentes. E por mais que nunca tenha sido perguntado a fundo a Johnston  sobre isso, não é nem um pouco inadmissível dizer que o trabalho de Novak possa ter servido de inspiração. Em entrevistas que vieram depois, Novak disse que estranhou na época que seu trabalho que foi exclusivo para a Marvel tenha ido parar na versão final (ou quase final) do filme.

Vale lembrar que na segunda edição da revista mensal, a Lucasfilm deve ter exigido uma mudança da logo para algo mais familiar ao que vemos nos cinemas. Assim, dá pra perceber abaixo de novo a junção do "S" e "T"  e do "R" e "S" de Johnston e o "W" de Novak persistindo.


Bom, sem puxar a sardinha pro site, mas eu acho muito legal e curioso a intimidade que o estúdio e a Marvel tinham na época e que geraram situações assim tão marcantes pra franquia. E você? Já ouviu o nosso podcast sobre o assunto? Não perca tempo!

Coveiro

comments powered by Disqus