sexta-feira, 26 de março de 2010

Incrível Hércules: Deuses sombrios


Incredible Hercules #127

Depois de espiarmos as origens de Hércules, e sabermos que sua parceria com Amadeus Cho não é apenas fruto do destino, mas o sinal de que o menino poderia substituir o semideus grego (sabe-se lá como), é chegada a hora da dupla formada ao fim da vingança do Hulk contra os Illuminati entrar de cabeça no Reinado Sombrio de Norman Osborn. E a história começa em Universo Marvel 57.

Antes de vermos os protagonistas da história, no Brooklyn, Nova York, vemos rapidamente que um herói com poderes sagrados, com missão de auxiliar aqueles que nunca são lembrados pelas autoridades, o Égide, tem uma padroeira poderosa, mas que o abandonou. Assim ele quase sucumbe diante de uma ameaça tão mítica quanto a origem de seus poderes, Hefesto, ainda assim se recusando a reconhecer que fora deixado de lado. Que não é mais o campeão que foi outrora.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Em Manhattan, Atena questiona Herc e Cho sobre a participação deles nos Vingadores de Hank Pym (eu particularmente questiono a existência desses Vingadores), ao que seu irmão responde que a grandeza de ser um vingador era o que faltava a Cho para que esquecesse o "fora" que levou da górgona Delphyne, fato que o jovem gênio quer que Herc pare de mencionar.

Atena, contudo, ressalta que a vida de Cho está traçada por seu primeiro nome, que remete ao amor aos deuses. De repente, eles são interrompidos pela esposa do falecido Zeus, a terrível Hera, acompanhada do titã Tifão, recentemente liberto do tártaro, o que irrita Hércules profundamente. O antigo deus, cujos irmãos foram assassinados pelos olimpianos, provoca Herc, e a briga só não começa pelo caráter sagrado do restaurante (que é muito mais do que isso), dirigido por Sileno.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Mas Hera foi lá para conversar com Atena, e a conferência entre madrasta e enteada não é nada amistosa, uma vez que a viúva de Zeus tomou conta do Grupo Olimpo, fachada terrena usada pelos deuses gregos desde que o Olimpo foi destruído com seu rei. O pretexto para tal foi a transgressão de Atena ao reunir os vários deuses da Terra ao organizar o grupo liderado por Hércules para combater os deuses skrulls sem consultar os outros olimpianos.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Uma clara disputa por poder e reconhecimento, recheada de ameaças, é logo interrompida por Cho, que relembrando a história dos próprios deuses, observa que Atena nasceu destinada a ser maior que todos os que estão ali. Não há acordo, e as ameaças pioram. Antes de Hera e Tifão partirem, ficamos sabendo que Égide era protegido por Atena, e que sua vida foi a primeira tomada nessa disputa.

Enquanto eles vão atrás do rapaz, o Grupo Olimpo recebe uma visita inusitada. Norman Osborn, depois de um rápido papo com Hebe (não, não é a Camargo, mas a deusa), encontra-se com Hera. E o novo chefe de segurança nacional e líder dos Vingadores “oficiais” demonstra pouca paciência, e ceticismo quanto a ela ser realmente uma deusa. Ainda assim, a oferta da olimpiana é uma amostra do que chama de Continuum, que, sem nos ser revelado, de fato impressiona Osborn.

Ao que parece a coisa é séria, mas Norman não se sente acuado, e a ameaça agressivamente. Ele sai bufando dizendo que o MARTELO lidará com a implantação do Continuum, e Hera avisa a Hebe que todos devem ser notificados sobre a retaliação a ser feita imediatamente sobre Hércules, Amadeus e Atena.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

E o trio, depois de uma rápida explicação sobre a origem de Trey Collins, o Égide, chega ao local onde ele está. Curiosamente uma propriedade da empresa que patrocinou o concurso vencido por Cho pouco antes de sua família ser assassinada: a companhia de sabões Excello, que é subsidiária do Olimpo. As coisas começam a se encaixar...

De qualquer forma, eles entram na fábrica em um rompante de Herc, para apenas encontrar o corpo de Égide sem vida coberto por sua capa. Logo Hera surge furiosa e ressentida, trazendo Tifão, Plutão, Hefesto e Delphyne (!) ao seu lado, deixando Amadeus surpreso.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Porém, quando o trio parece pronto para revidar, ninguém menos que os Vingadores Sombrios, liderados pelo Patriota de Ferro, chegam para enfrentar todos os deuses ali.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Depois do choque de Cho e Hércules em ver que há outro grupo de Vingadores, a disputa em três frentes começa. O herói desdenha do uso da capa pelo Sentinela, o furioso Ares é jurado de morte pelo titã Tifão (levando uma senhora pancada), Daken tem sua morte prevista por Plutão (que não sente nenhum dos ataques do mutante e evoca zumbis direto do seu reino), e rapidamente Herc se dá conta que aqueles não são heróis de verdade. No meio da confusão, Cho protege Delphyne da Ms. Marvel sombria usando a placa peitoral do falecido Égide.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

O motivo da górgona apoiar Hera é logo explicada. Além dela ser a nova líder das amazonas, assumindo sua posição no Grupo Olimpo, sua vingança contra a maldição lançada sobre as górgonas recaí sobre Atena, a causadora de tudo. Mesmo com Cho gostando da aparência da jovem, Delphyne diz que Atena é fria e impiedosa, trazendo apenas desgraça a seus aliados.

O momento quase romântico é atrapalhado pelo Gavião Arqueiro sombrio, e um chamado de Atena tira Amadeus de perto da górgona, que cuida do vingador.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Enquanto isso, em um golpe inteligente, Herc se livra do Sentinela e do Venom. Cho se aproxima e celebrando a dupla que os dois formam, pede que o parceiro golpeie um navio no porto próximo ao local da batalha. Antes que o plano seja colocado em movimento, Atena surge e diz para onde eles devem ir depois do tumulto, demonstrando frieza ao falar do Égide.

Nesse momento, depois de Hera proteger Ares de Tifão, colocando o titã em seu lugar, Herc afunda o navio. Isso obriga os Vingadores Sombrios a agirem como heróis perante dezenas de testemunhas, deixando a luta em segundo plano. Osborn até aprecia a manobra calculada por Cho.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Graças a Ares, Osborn e Hera entram em um consenso, apesar da tensão se manter. Porém um mal entendido é logo revelado. As ações de Norman se baseavam na falsa informação de que o Continuum já tinha sido colocado em funcionamento. E a informação vazou do próprio escritório, de Hebe, esposa (acreditem!) de Hércules. Ela fez isso para protegê-lo e tê-lo de volta.

Incrível Hércules: Reinado Sombrio

Essa história ainda não acabou.


João

comments powered by Disqus