quinta-feira, 25 de março de 2010

Justiceiro: Bom Dia, Vietnã*


Justiceiro

Eis mais um resumo de um artigo de uma história do Justiceiro. E começo esse resumo com certo pesar. Aqui é o começo do fim de uma era que provavelmente, não será superada. Aqui começa o fim do Justiceiro de Ennis, escritor que, na minha opinião, definiu da melhor forma o personagem. Em Marvel Max 77, 78 e 79 estão as três primeiras partes do arco chamado “Valley Forge, Valley Forge”. É hora de voltarmos às origens do Justiceiro. E enganam-se aqueles que pensam que estamos falando de sua família morta.

A História começa de um modo diferente. Nada de quadros. Nada de ação. Nada de corpos. A história começa uma página de um livro, chamado “Valley Forge, Valley Forge”, que conta sobre um massacre a uma base militar que dá o nome ao título, durante a guerra do Vietnã. Para aqueles mais curiosos, recomendo a leitura de “Nascido para Matar”(Publicada em Marvel Max 10 a 12 , minissérie de Garth Ennis que aborda como Frank Castle sobreviveu a Guerra do Vietnã). Em determinados momentos, a narrativa da história é cortada para mostrar trechos do referido livro. O livro foi escrito por Michael Goodwin, irmão mais novo de Steve Goodwin, subordinado de Castle durante a guerra. E o livro é sobre exatamente isso: Steve, seus colegas de guerra e o nascimento do Justiceiro.

Depois da apresentação do livro, a cena inicial mostra o bom e velho Nick Fury em um encontro com Frank Castle. Fury reclama da situação atual, mostrando que está claramente com sua fé no país cadê vez mais abalada, ainda mais depois de diversas guerras em que os Estados Unidos se envolveram. Ao final da conversa, Fury lhe entrega um envelope contento algumas informações importantes para o Justiceiro. Ao final, pergunta se vai detonar “uns escrotos” e Castle que responde que vai ver a possibilidade. Assim que Castle sai do bar, Fury arruma uma briga daquelas.


Photobucket

A cena é cortada e mostra os generais do arco “Mãe Rússia”preocupados com o fracasso de Barracuda (sim, foram eles que forneceram as informações para ele). Agora, eles pensam em como eliminar o Justiceiro. E os generais estão muito preocupados em como fazer isso. Até que dois deles tem uma ideia: Fornecer ao Justiceiro um alvo que ele não possa abater.

Novamente, mais um trecho do livro, dessa vez contando um pouco sobre Steve e sua chegada ao Vietnã. E, ao final do trecho, fala de um jovem Capitão, na qual Steve falava que ia ser graças a esse referido capitão que ele iria voltar para casa.

Voltemos aos generais. Eles começam a especular o que seria um alvo que o Justiceiro não pode abater. E chegam a conclusão de que o melhor alvo seria uma das vacas sagradas dos Norte-Americanos: seus soldados. Alguns acham a ideia estapafúrdia, mas acabam concordando, já que, inclusive, já havia um candidato para fazer o trabalho.


Photobucket

E o homem que cuidará disso será o Coronel Howe. Howe tem um envolvimento pessoal na história. Ele seria o futuro sogro de Martin Vanhein, o soldado Delta morto durante a desastrosa Operação Barbarossa ("Mãe Rússia" de novo). Mas não é por isso que Howe quer a cabeça do Justiceiro. Ele quer a cabeça de Castle porque este é uma mancha para o Exército. Querer a cabeça, leia-se como “levá-lo” a julgamento. Mas além da captura de Castle, a equipe de Howe deve recuperar alguns documentos que estão em posse de Frank.

E nosso herói favorito? Bom, ele acaba de abrir o envelope. E pelo jeito, ali tem material suficiente para acabar com os generais. Uma guerra está para começar.

Em Marvel Max 78, Howe conta o porquê dele ter entrado para as forças especiais. Novamente, o Vietnã é o palco do trauma que fez com que o Coronel entrasse para os Delta. Ele nunca mais queria passar pelo aperto que ele passou nas mãos dos vietcongues. E para isso, deveria estar entre os melhores.

Photobucket

Howe apresenta para o Tenente Geller a equipe que vai ser incumbida de capturar o Justiceiro. A força-tarefa é formada por Tenentes Wood e Stanaway, Sargentos Melinger, Giroux, Winburn, Mcgee e pelo Cabo McDonough. Eles são o grupo que deve capturar Frank Castle. Com estratégias razoavelmente definidas, eles partem para o habitat natural de Frank Castle.

Mais um trecho do livro de Goodwin. Dessa vez, o entrevistado é um piloto de um tanque, John Chadwick . Para ele, foi um “bom Vietnã”, já que conviveu pouco com as maiores atrocidades da guerra. Na maioria das vezes, ele estava dentro de um tanque.

Os generais parecem satisfeitos. Pelo jeito, essa será uma missão de sucesso. Principalmente se considerarmos que Castle não vai sair disparando balas em cima dos soldados americanos.

A equipe se espalha, montando vigília em possíveis locais em que o Justiceiro pode considerar como alvo. Woody e Steve visitam um dos alvos do Justiceiro, que no caso é uma boate de um traficante. Woody descreve com precisão o modus operandi de Frank Castle. E pela descrição, está impressionado com o trabalho do Justiceiro.

Photobucket

Mais um trecho de "Valley Forge, Valley Forge". Novamente, o referido piloto do tanque conta mais um pouco de seu Vietnã. Nessa parte do relato, ele conta quando tentou entrar em contato com a base de Valley Forge.E descobrir que tudo estava destruído. Para John Chadwick, a guerra não vale a vida das pessoas.

Woody e Steve estão em vigilância, à espera do Justiceiro. Só que Castle é mais esperto e consegue render Steve. Ao questionar acerca de quem são e o que fazendo, Frank recebe como resposta que são militares e querem lhe capturar. Woody pergunta se vai atirar nele, mas Castle simplesmente chuta Steve em cima de Woody e sai correndo, o que corrobora a tese dos generais.

Os dois perseguem Castle, que se mostra mais astuto. Primeiro, consegue derrubar Steve. Depois, num golpe de sorte graças ao telhado fraco, consegue pegar Woody. Os dois Delta ficaram para trás perante o vigilante de Nova York. Por sorte, conseguiram implantar um rastreador em Frank. Mas isso não quer dizer que eles ganharam o jogo.

A equipe Delta acaba conseguindo determinar a localização do esconderijo do Justiceiro. Eles tomam suas posições e preparam-se para invadir o local. Só que uma reles câmera de segurança os denuncia para Castle, que está preparado para a invasão.

Photobucket

E simplesmente subjuga a equipe inteira. Apesar de não querer matá-los, Frank deixa um rastro de destruição, com alguns soldados severamente feridos. Ou seja, capturar o Justiceiro não é das tarefas mais fáceis.

Mais um trecho do livro do irmão de Steve. Dessa vez o foco é Angel, o soldado que vivia drogado na base Valley Forge. E sob as palavras da irmã, descobrimos como era a rotina ali naquela base infernal, bem como surgiu o contato entre Steve e Angel (ou Anjo, como foi traduzido agora). Mais uma vez, a leitura de "Nascido Para Matar" ajuda a entender melhor essas páginas.

Woody relata para o seu superior o fracasso da missão. E também relata que a equipe inteira foi detonada, sobrando poucos para continuar. O problema não é relatar ao Howe sobre a fuga de Castle. O problema é explicar o fiasco para os generais, que acompanham a missão de perto. Nisso, o rastreador volta a funcionar, mostrando uma possível localização de Castle. E na verdade, Castle está tomando um café tranquilamente, enquanto vê um programa de televisão falar que seu esconderijo seria uma base terrorista.

Em mais um trecho do livro, a irmã de Angel comenta mais um pouco de seu irmão. E acaba adentrando certos temas, como racismo. E como não poderia deixar de ser, Frank Castle é citado no livro.

A equipe segue o sinal do rastreador, crente que este objeto está em algum estômago de um cão. Só que a equipe se surpreende ao ver que se trata do Justiceiro. E Castle quer ter uma conversa com o Coronel Howe, custe o que custar.

Photobucket

Enfim, essas são as três primeiras partes do último arco do run do Ennis. Todos nós sabemos que se trata de um dos maiores momentos dos quadrinhos atualmente. Ennis, como já dito, redefiniu o personagem. Mas esse grande momento está chegando ao fim. Espero que a Panini não demore a lançar encadernados desse material, pois é merecido.

Rafael Felga

* Famoso filme estrelado por Robin Willians, na qual o ator interpreta um DJ de uma rádio do exército em plena guerra.

comments powered by Disqus