quinta-feira, 11 de março de 2010

X-Infernus: A Volta da filha Pródiga

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker.

X-Infernus

Desde sua recente ressurreição no Limbo e seu encontro com os membros mais jovens dos X-Men, os leitores se perguntavam quando a mutante/feiticeira/demônio Illyana Rasputin, outrora conhecida como Magia, voltaria para casa. Bom, na opinião de seu irmão Colossus na ótima mini-série X-Infernus, publicada na revista Marvel Especial #17, “demorou”...

Embora ele não saiba, Illyana pode voltar sozinha usando seus discos de teleporte. Ela inclusive voltou uma vez. Infelizmente, a jovem não sabia que os X-Men tinham mudado de casa, e encontrou apenas os escombros da mansão de Westchester após a violenta batalha que ali aconteceu.

Temendo que isso indicasse a morte de seu irmão Piotr e sua amiga Kitty Pryde, Illyana decidiu que recuperaria sua alma não pelo amor, mas pelo ódio e pela conquista, reunindo um exército de demônios (incluindo os conhecidos Sym e Nastirth) para buscar seus tesouros roubados por Belasco: sua Espada Espiritual e as Joias Sangrentas feitas com os fragmentos de sua alma.



X-Infernus

Sem que ela saiba, suas joias estão em poder da filha de Belasco, a Feiticeira Infernal (que eu li por aí que no Brasil já se chamou Fogo Místico ou coisa parecida em outros tempos). Em conversa com os regentes das várias dimensões do Inferno, Belasco, Coração Negro, Dormammu, Hela e Satannish (vocês devem conhecer pelo menos uns três deles), a moça fala sobre o poder das joias, seu desejo de entrar para o Conselho deles e pede que eles não interfiram em sua conquista do Limbo.


X-Infernus

Enquanto isso, em São Francisco, Colossus se mostra irritado por saber que sua irmã está no Limbo e os X-Men não podem resgatá-la. Noturno testa as novas habilidades de Fada, que se mostra uma teleportadora de primeira, mas quando toca no assunto de sua mudança de personalidade sempre que usa a Adaga Espiritual, Megan fica fragilizada... então saca a adaga... e a crava no peito do seu professor!



X-Infernus

Seus colegas Mercury e Pedreira correm para tentar salvar a vida de Noturno e fazer a Fada recobrar a consciência. Mas como desgraça pouca é bobagem, quando a jovem retira sua adaga do corpo de Noturno – sugestão do x-man Fera –, a Espada Espiritual de Illyana se materializa.

X-Infernus

No Limbo, Illyana sente o reaparecimento da espada, e se materializa na Sala de Perigo dos X-Men, onde facilmente coloca os mutantes fora de combate e, mesmo com alguma resistência de Megan, consegue reaver sua espada. Nesse instante, seu corpo bestial reverte a uma forma humana (mas com chifres). Mas ao reencontrar Colossus e não sentir nada, Illyana percebe que ainda não está pronta pra voltar, e parte para o Limbo.



X-Infernus

Mas como diz o ditado: se Illyana não vai até os X-Men, o jeito é os X-Men irem até Illyana, e Ciclope decide enviar uma equipe formada por Noturno, Colossus e Wolverine, além da Fada, que pode teleportar todo mundo para o Limbo e quer reaver o pedaço de sua alma arrancado por Illyana para criar uma joia sangrenta. Com eles, vão também Mercury, por ser resistente à magia, e Pedreira, por poder reconstruir seu corpo com as rochas do Limbo e assim ficar mais forte. Ah sim, o fato deles terem se aventurado no Limbo não faz tanto tempo também conta.

X-Infernus

Illyana, como dito antes, voltou para o Limbo. Só tem um problema: ao sair de lá para reaver sua espada, ela perdeu seu poder sobre as terras infernais. A Feiticeira Infernal sabe disso, tanto que aproveitou sua ausência pra pulverizar o exército da rival e dominar suas terras. Ao voltar, Illyana se depara com Sym em péssimo estado, mas o demônio não é capaz de alertá-la a tempo para a Feiticeira que aparece e a ataca. A loira bem tenta lutar bravamente, mas é derrotada pela Feiticeira Infernal, que rouba sua joia sangrenta (a feita com o pedaço da alma da Fada) e depois, aparentemente encerra sua vida.


X-Infernus

A situação dos X-Men não é muito melhor, tendo que enfrentar uma horda de demônios – uma boa forma para Fada e Colossus aliviarem suas tensões. Mas mesmo com os demônios em grande vantagem numérica, assim que Logan é trespassado por uma lâmina ele entra em sua fúria animal e estraçalha as tropas do Limbo, voltando ao normal após a lâmina ser devidamente retirada.

Quando a Feiticeira retirou a joia sangrenta do amuleto de Illyana, o processo foi sentido pela Fada, que instintivamente se teletransporta para o castelo onde as duas candidatas a regente do local estão, deixando os outros X-Men para trás. E ao passar por um espelho, Megan se vê como um demônio aterrorizante... seria o destino dela tornar-se isso? “Sim”, é a resposta da Feiticeira Infernal, que agarra a adolescente para retirar mais um fragmento de sua alma, a fim de criar a última joia sangrenta necessária para invocar os “Deuses Arcanos”.



X-Infernus

Com muito esforço, Noturno consegue teleportar os X-Men para o castelo, interrompendo o procedimento da vilã. Mas ela tem suas cartas na manga, possuindo Wolverine e Colossus e os voltando contra seus colegas. Exausto, Kurt vê Illyana acorrentada mas ainda viva, e ela pede que ele crave a adaga da Fada em seu corpo. Eutanásia? Não, Illyana sabe que isso permitiria que ele resgatasse a Espada Espiritual dela.


X-Infernus

Ao receber um soco de Colossus e ver que ainda estava vivo, Noturno percebe que seus colegas ainda não estão completamente controlados pela Feiticeira Infernal, e os liberta com as armas de Megan e Illyana.


X-Infernus

Mas é tarde demais: a vilã cria a quinta joia sangrenta com mais uma parte da alma da Fada. Noturno tenta um último esforço para impedi-la e corta a mão da vilã fora com a espada espiritual.


X-Infernus

Contudo, mesmo tendo a mão decepada, ela consegue inserir a joia em seu amuleto, trazendo os Deuses Arcanos do Limbo para o local (a propósito, notem como um deles lembra bastante um dos Gibborim, antigos inimigos dos Fugitivos).


X-Infernus

A solução é típica de histórias com super-heróis: sair na porrada com os tais “deuses”! Mesmo que estes estejam muito acima do nível dos X-Men. Resta a Illyana desafiar a Feiticeira Infernal para uma revanche, mas – surpresa! – desta vez os poderes da bruxa não a ferem. Como é possível? Simples: usando a x-girl Mercury, resistente à magia, como uma armadura! Cessily aproveita a brecha para perfurar a vilã, que derruba seu amuleto.

X-Infernus

Mas isso não basta para deter os deuses arcanos; é necessário quebrar o elo da última jóia sangrenta com o amuleto. E isso só pode ser feito se Illyana e Fada deixarem suas diferenças de lado e usarem suas armas espirituais no amuleto ao mesmo tempo.

X-Infernus

Rancores à parte, é exatamente isso que elas fazem: a quinta joia se desprende e surge um vácuo que engole os deuses arcanos de volta e leva a Feiticeira Sangrenta junto. Infelizmente, isso inclui o amuleto com as demais joias, tirando (ao menos temporariamente) a esperança das duas mutantes de terem suas almas completas novamente.

Megan fica furiosa com Illyana, culpando-a pela perda da joia. É quando Megan percebe que a joia que ficou, a criada pela Feiticeira, incorporou-se à sua Adaga Espiritual, dando um belo “upgrade” na arma. Mas isso não ajuda a inconsolável Fada, que parte para ficar um tempo sozinha.


X-Infernus

Todo o resto parece bem, mas Illyana ainda mantem traços demoníacos, ainda não voltou a ser uma humana completa, e mesmo com os pedidos de seu irmão, não quer voltar. Mesmo assim, acaba teleportando todos (menos a Fada – mas lembrem, a Fada também tem poderes de teletransporte; ela pode voltar do Limbo quando quiser... desde que não seja morta antes), incluindo ela mesma, para a nova base dos X-Men. Todos recebem os aventureiros, incluindo os antigos colegas de Illyana: Míssil, Mancha Solar, Karma e Danielle Moonstar (além da ultimamente esquecida Cristal, que enfim algum roteirista lembrou que agora mora com os X-Men).

X-Infernus

Illyana não entende por que seu irmão e seus antigos amigos querem que ela fique, mas Ciclope explica que agora há poucos mutantes e todos precisam se proteger; além disso, eles ainda a consideram uma deles, e os X-Men nunca dão as costas pros amigos (menos pro Forge, como o Eddie mostrou recentemente). Colossus pede que sua irmã dê mais uma chance pra que a equipe a acolha, e Illyana responde: “Vou tentar”.

Após muito tempo, a filha pródiga enfim está de volta ao lar.

Fernando Saker

comments powered by Disqus