sábado, 20 de setembro de 2008

Justiceiro: Quem é vivo sempre aparece...

* Artigo escrito por nosso colaborador Rafael Felga

Frank Castle é uma pessoa difícil de esquecer. Seja pelo fato dele usar uma caveira no peito, seja pelo seu trabalho, Castle sempre foi uma pessoa marcante. Prova disso é essa história, que mostra a volta de velhos personagens, que se tornaram recorrentes na vida do Justiceiro.

Justiceiro Max

Trata-se de um ponto interessante da cronologia do Justiceiro MAX. O atual arco (“O Homem de Pedra”) traz de volta O’Brien, Rawlins, General Zakhavov e Yorkie. Esses quatros personagens tiveram participação em diversos arcos (talvez “Os Escravistas” e “Barracuda” sejam os únicos arcos que nenhum desses personagens apareceu). Ennis interliga a vidas desses personagens, construindo de forma muito competente uma teia de relações muito sólidas, cujo ponto em comum é uma pessoa: Frank Castle.

Relembrando os principais momentos desses personagens (e ao mesmo tempo apresentando um pouco desse universo rico do Justiceiro do Ennis), podemos dizer que os arcos fundamentais para entender essa história são 4: “No princípio” (Demolidor ns°14-19),“Inferno Irlandês” ( Demolidor nsº 20-25), “Mãe Rússia” (Demolidor ns° 26-31), “A Volta dos que não foram” (Marvel Max ns° 41-46). Leitura altamente recomendada, já que são excelentes histórias e ajudam a entender o arco “Homem de Pedra”.

Justiceiro Max

No presente arco, que começou em Marvel Max 59, Rawlins está extremamente encrencado. Depois de confessar diversos atos (entre eles o atentado terrorista praticado em “Mãe Rússia” para facilitar o trabalho de Castle) e se queimar com os generais, Rawlins passa a vender informações da sua época de espião. E é aqui que esse arco começa. Porém, mesmo tentando mostrar que é o “bom”, o pobre homem praticamente suja as calças ao ouvir o nome do comprador: General Zakhavov, um grande mito da guerra fria e que está extremamente nervoso com os eventos de “Mãe Rússia”.

Justiceiro Max

Após ser torturado, ele revela o nome do executor dos atos que culminaram na bagunça que virou o silo de mísseis nucleares de Suhdek: O nosso amigo com uma caveira no peito. Zakhavov questiona qual seria a melhor forma de atrair o Justiceiro. Rawlins então diz que a melhor forma seria utilizar a sua ex-esposa: O’Brien. Mas por onde a menina? Bom, ela resolveu acertar as contas com ex-talebans, que andaram fazendo coisas que deixaram a garota um pouco traumatizada. Ao que parece, quatro dos seis já haviam sido eliminados.

Justiceiro Max

E o que o velho Frank estaria fazendo? Ora, o que ele sempre fez: mandando o máximo de traficantes, como dizia Alborghetti, para o “colo do capeta”. No meio do tiroteio, Castle descobre que os russos ofereceram uma recompensa pela sua cabeça. Logo em seguida, o Justiceiro vai atrás Alex Rasthovich, primo de Leon Rasthovich, (que foi eliminado em “Mãe Rússia”). Papo vai, papo vem, Castle descobre que alguém do alto escalão mandou Alex esquecer o Justiceiro, sendo o nome de O’Brien citado.

Justiceiro Max

Por falar na moça, ela está tentando matar o 5º homem. O grande problema é que esse homem está sob a proteção SAS, a elite das forças armadas britânicas, já que os alvos de O’Brien possuem diversas informações úteis na guerra contra o terror. E nesse momento a coisa fica quente.

Justiceiro Max

Após neutralizá-la, o pessoal do SAS é surpreendido por Rawlins, que, com o apoio do pessoal de Zakhavov, tenta a todo custo levar O’Brien, de forma a atrair Frank Castle para uma armadilha. Como Rawlins é um cara sortudo, dá tudo errado e ele não consegue pegar o seu alvo, o que deixa o Homem de Pedra um pouquinho nervoso.

Justiceiro Max

O’Brien, após o tiroteio, é levada para a base do SAS no Afeganistão. Lá, revemos um grande aliado de Castle, Yorkie, que tem ordens para matar O’Brien. Ao perceber que todo mundo ficou de coração mole, ele mesmo resolve executar a garota. No momento que ia fazer isso, o telefone toca. Era Frank Castle, que resolveu cobrar pelos antigos favores, livrando a ianque rabugenta de uma bala no crânio.

Justiceiro Max

Rawlins, por sua vez, não tem Frank Castle para salvar sua vida. Prestes a se estatelar no chão, ele tem uma brilhante idéia: Usar o General Zakhavov para atrair Castle, já que o bom e velho Justiceiro não gosta de pontas soltas. E não é que ele acertou? Castle vê o Homem de Pedra na televisão e resolve ir atrás dele no Afeganistão, lembrando que naquela terra, quando tem uma guerra, todos morrem.

Justiceiro Max

O que nos leva ao começo da parte três. Aparentemente, sem nenhuma ligação com a história anterior, vemos Castle e O’Brien comentando sobre o frio que se faz nas montanhas do Afeganistão. Claro que os dois não perdem oportunidade de botar o assunto em dia.

Justiceiro Max

Mas o começo, na verdade, é o fim. A parte três do arco começa com Castle contando como foi viajar até Kabul. No vôo, Castle, disfarçado de empreiteiro, conhece uma pessoa que não gosta muito do General Zakhavov. Nesse meio tempo, Castle finge que não conhece o “Homem de Pedra”, o que dá espaço para o seu companheiro de viagem começar a contar as atrocidades do General.

Justiceiro Max

A cena é cortada para mostrar Yorkie e O’Brien após a salvadora ligação de Castle. Ambos discutem sobre os ex-Talebans, que agora estão protegidos pelo SAS em razão da guerra contra o terror. Mas o principal assunto é Castle e a forma como este último se relaciona com as pessoas. Logo em seguida, O’Brien é libertada com a atual localização de Rawlins e algumas anotações.

Justiceiro Max

E nosso amigo Zakhavov? O que anda fazendo? Bom, ele está preocupado com Castle. E está reunindo o máximo de pessoas e armamento para acabar com o Justiceiro. E o cara ainda diz: “Tomara que seja o suficiente”. Rawlins, por sua vez, resolve fazer uma proposta para o nosso amigo de pedra. Ele pede um trabalho para Zakhavov e demonstra que tem currículo para tal ao citar os mais variados atos que praticou.

Justiceiro Max

E Castle continua ouvindo o nosso amigo, que começa a relatar os horrores praticados por Zakhavov. As táticas do cara beiravam a insanidade. Destaque para cena que o Homem de Pedra arremessa um recém-nascido penhasco abaixo, o que mostra o quão doente Zakhavov é. E a tática foi usada sete vezes seguida. Ao final do relato, o companheiro de viagem de Castle diz que irá encontrá-lo e fazer pagar por seus crimes de guerra. Castle, no entanto, sugere à pobre alma que esqueça essa história e que deixe o serviço para quem possa fazê-lo (ou seja, ele).

Justiceiro Max

Voltando ao General, este recusa a oferta de Rawlins, dizendo que, se aceitar, vai ter muita dor de cabeça, pois é da natureza de Rawlins trair as pessoas. No final da página, um dos capangas de Zakhavov, chamado Dolnovich, o olha com uma cara de poucos amigos.

Justiceiro Max

Após descer em Cabul, Castle encontra O’Brien e ambos partem em busca de Rawlins e Zakhavov. No final, O’Brien então diz que talvez esta noite ela sinta frio, o que nos remete ao começo da parte três.

Justiceiro Max

Qual será o desfecho disso tudo? Será que Castle está preparado para encarar o “Homem de Pedra”? Esta pergunta somente um maluco irlandês sabe. E provavelmente, a resposta não será nem um pouco pacífica.

Rafael Felga

comments powered by Disqus