segunda-feira, 29 de março de 2010

Capitão América: O que Sharon viu?


Captain America #49

Sharon Carter estava lá. Mais do que isso, ela viu tudo acontecer. Viu o Capitão América ser assassinado bem diante dos seus olhos. Pior, Sharon foi responsável pelo derradeiro disparo que tirou a vida de Steve Rogers. O homem que amou e de quem esperava um filho, quando tudo foi destruído pelas maquinações e manipulações do Caveira Vermelha. E na medida em que vai recordando suas memórias, parcialmente perdidas enquanto era controlada pelo dr. Faustus e usada em um bizarro experimento conduzido por Arnim Zola, com uma máquina do Dr. Destino, mais da morte do Capitão América vai sendo revelado na história de fundo de Novos Vingadores 74, com roteiros de Ed Brubaker e arte de Luke Ross.

Os momentos finais de Steve, ensanguentado nas escadarias do tribunal, assombram Sharon a todo momento, acordada ou em sonho. E nem mesmo a consciência de que foi manipulada tira o peso de seus ombros. Quase um ano depois da morte de Steve, isso é o que marca seu cotidiano, isolada na sua terra natal, a Virgínia. Livre do controle do dr. Faustus, longe da SHIELD, que não existe mais, e com Bucky Barnes como novo Capitão América.

A única companhia que tem é a visita esporádica de Sam Wilson, o Falcão. Isolamento o suficiente para ficar com seus próprios pensamentos. E assim se lembra de sua tia Peggy, namorada de Steve Rogers durante a Segunda Guerra Mundial. Uma pessoa que Sharon sempre idolatrou, por suas histórias, por sua personalidade, até mesmo agora que transita entre a senilidade e a plena consciência de seus atos. Peggy é toda a família que lhe restou.

Capitão América: A filha do tempo

E foi graças a ela que Sharon se tornou uma agente da SHIELD. E ouvindo algo que parece fruto do peso dos anos, de que Steve logo a visitaria, ela deixa a idosa para visitá-la novamente uma outra hora.

Enquanto isso Sam procura pelo “falso Capitão América” (nem mesmo ele sabe como chamar o cara), que continua a solta. Cordenando a busca à distância com Sharon, persevera na missão.

Capitão América: A filha do tempo

Ela continua no seu isolamento, recuperando lentamente sua memória, por mais que a experiência a aterrorize. Então, caminhando pela propriedade que herdou, encontra Dave Cox, um velho amigo que acaba a convidando para jantar.

Viúvo, Dave fala de sua esposa falecida, e de como se apaixonaram cada vez menos depois dele perder o braço direito e quase morrer, além de se envolver intensamente em movimentos políticos. Sharon entende que aquela é a forma dele viver, o que define sua personalidade, como deve ser aceito.

De repente ele não consegue guardar segredo e revela que o encontro dos dois não foi casual, pois tentava “esbarrar” com ela fazia meses. O clima caminha para uma tensão mais aguda, e os dois acabam se beijando. Porém, aquilo é logo deixado de lado, principalmente por decisão dela.

Capitão América: A filha do tempo

Ela acaba dormindo no sofá da casa de Dave, e é acordada bruscamente pela chegada de seu jovem filho, que se assusta com a estranha. Enquanto ela vê os dois brincarem como pai e filho e prepara o café da manhã, uma lembrança corta sua mente como uma faca afiada. Sharon corre para o banheiro e vê no espelho a cicatriz que confirma sua suspeita. Ela estava grávida. Estava grávida de Steve e perdeu o bebê.

Capitão América: A filha do tempo

Mais tarde, Sam faz uma visita e precisa explicar tudo que aconteceu. Inclusive que Pecado, filha do Caveira Vermelha, é a principal responsável pela interrupção da gravidez. Sua memória retorna, e Sharon se sente como sua tia Peggy. Alguém preso ao passado, sem perspectiva de futuro.

Capitão América: A filha do tempo

Na clínica geriátrica, Peggy parece delirar mais do que nunca, pois acredita conversar com Steve. Mas não é delírio. É o homem que, idêntico em aparência, crê ser de fato o Capitão América, e pretende usar a memória da idosa como meio de se tornar mais parecido com Steve. O mesmo pelo qual Sam e Sharon buscam.

Enquanto isso, em mais um pesadelo, Sharon se lembra do processo que quase a matou, para o qual Zola e o Caveira a consideravam indispensável. Porém, de repente, antes do dispositivo de Destino ser destruído, ela se recorda. Havia algo ali. Uma aura demoníaca cercando o Caveira Vermelha, e um corpo de pura luz emergindo da máquina.

Capitão América: A filha do tempo

Seria aquele Steve Rogers? Mas seu corpo estava no fundo do oceano, levado para lá por Namor a pedido de Tony Stark. Sua alma no mundo dos mortos, como constatou o poderoso Thor. O que Sharon viu? E por que isso é fundamental para o que está por vir nos próximos meses?


João

comments powered by Disqus