segunda-feira, 29 de março de 2010

Capitão América: Passado em chamas


Captain America #48

Com seu passado como Bucky e Soldado Invernal se unindo de forma terrível, o Capitão América, James Buchanan Barnes, recorreu a um velho amigo, Namor, para tentar salvar o corpo do Tocha Humana original das mãos de um desequilibrado cientista chinês, cuja vida já salvou e já tentou tirar. Utilizando a identidade pela qual foi temido em tempos de Guerra Fria, ele se colocou na mira do professor Zhang Chin, com consequências um tanto inesperadas.

Na segunda parte do arco Velhos Amigos e Inimigos, em Novos Vingadores 73, o Soldado Invernal ainda é atormentado pela lembrança de suas ações passadas, e pela voz insistente da Viúva Negra, que descobriu todo seu plano e muito mais. Mas ele é cabeça dura e nem tenta ouvir o que ela descobriu sobre o cientista, e acaba atingindo seu objetivo, sendo logo capturado, como orgulhoso Namor constata ao longe.

Assim Natasha decide agir sozinha, maldizendo o jeito impulsivo de Bucky, sabendo que, mesmo assim, o risco que ele decidiu correr quer dizer que a questão em jogo é muito mais sério do que se pode imaginar. Faz isso para se punir, pela culpa que sente por aquilo que fez contra sua vontade por tantos anos. James quer punir o Soldado Invernal. Porém, ela logo percebe que sua participação foi planejada por ele.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

Ele logo acorda – ferido, amarrado a uma cadeira em uma sala escura. Contando com a entrada de Namor, é exatamente o que o príncipe submarino faz, reclamando, mas faz. Porém, logo o dr. Chin adentra o local, e não se furta em torturar seu prisioneiro. Feliz em poder se vingar, o cientista questiona porque Bucky foi ali como Soldado Invernal, e não como Capitão América.

Ele diz que não quis misturar o símbolo que concordou em carregar com seus erros passados, apesar da demonstração de culpa por assassinar sua esposa vir tarde demais para sensibilizar o doutor. E o cientista revela que esse encontro não foi planejado, pois seus esforços estavam concentrados apenas no Tocha. A vingança veio como um elemento fortuito. E logo seu discurso é rechaçado por Bucky, que reconhece os planos que envolvem o estudo do corpo do Tocha como algo terrível e desumano.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

Mas a loucura do homem à sua frente logo é revelada quando, usando homens seus que falharam em suas missões, são usados como cobaias da aplicação de um vírus mortal, derivado das células do Tocha Humana. Assim, eles queimam sob os olhares de um orgulhoso cientista e de um aterrorizado soldado.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

Mantendo um discurso supostamente equilibrado e científico para sustentar sua postura doentia, Chin, lembra das impressões da falecida esposa, e que agora, sem ela por perto, pode ser o que aparentemente foi por toda sua vida. Pior do que isso. Mais do que se vingar matando Bucky, revela que a próxima vítima de seu vírus é ninguém menos que Namor, que falhou em sua missão e foi capturado pelo Homem Sem Rosto.

Em Novos Vingadores 74, a história com roteiros de Ed Brubaker e arte conjunta de Butch Guice, Luke Ross e Steve Epting, tem sua conclusão. Chin se impressiona como a resistência de Namor impede o rápido avanço do vírus, que funciona mesmo debaixo d’água. Sob protestos enfurecidos de Bucky, Chin ouve o elogio do Homem Sem Rosto sobre a disseminação aérea, e a conversa dá a entender que o cientista é responsável pela criação da Gripe Aviária.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

O orgulho de Chin pelo que parece um trabalho de vida, querendo fazer alguma relação com a mentalidade chinesa com algum tipo radical de controle populacional visando poupar a exaustão de recursos do planeta, mas claramente não foi ouvido em seu país e passou a agir na clandestinidade. Em sua lógica distorcida, e contraditória, tudo aquilo que faz visa salvar a humanidade, assassinando dois terços dela com uma pandemia. Bilhões de pessoas.

Isso só enfurece mais Bucky, que se culpa por todos que teve de matar, enquanto aquele homem trata aqueles que não conhece como gado.

Nesse momento uma coisa chama atenção do doutor. O vírus não funciona em Namor, pois seu corpo luta bravamente contra os efeitos. E enquanto pondera o que há em seu sistema imunológico que explique isso, o escudo do Capitão América, lançado pela Viúva Negra, destrói o vidro de contenção, libertando o príncipe submarino.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

E em seu ataque a Viúva também atordoa o guarda-costas de Chin, o Homem Sem Rosto. Livre das amarras, Bucky vai atrás de Chin, enquanto, furioso, Namor desconta sobre os soldados que adentram o laboratório.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

Chegando ao doutor, que tentava liberar o vírus no ar, Bucky acaba atingido pelo recuperado Homem Sem Rosto, mas este é logo vítima da fúria de Namor.

Com a distração, há pouco tempo para Bucky impedir que o vírus seja liberado, que só consegue usando o escudo que agora carrega.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

Em seguida, o velho cientista parece sofrer um infarto, e morre. Desesperado, o Homem Sem Rosto, temendo ser o único a ficar vivo, acaba sendo morto por Namor, que se aproveita da distração do quase sempre intangível adversário. Diante do julgamento de Natasha e de James, o príncipe submarino oferece apenas desdém, pois diz que, além de terem tentado matá-lo, aqueles dois profanavam o Tocha Humana Original, um dos poucos homens que ele já respeitou.

Mas com Bucky admitindo que havia poucas opções, e ao demonstrar sua raiva com a forma pela qual a ONU mateve o corpo de Jim Hammond por tanto tempo, como uma coisa, Namor reconhece nele, com rara alegria, o rapaz com quem combateu na Segunda Guerra. Observa, com um mais raro sorriso no rosto, que momentos antes ele soava como Steve Rogers. Eles então partem, destruindo em chamas tudo que restou por precaução.

James e Natasha acertam as contas, com ele prometendo não esconder mais nada dela, demonstrando o quanto os dois estão de fato em sintonia, e como ele quer levar a sério o fardo que aceitou como Capitão América – o que rende um comentário rabugento de Namor.

Capitão América: Velhos Amigos e Inimigos

De volta aos EUA, Jim Hammond, o Tocha Humana Original, herói da Segunda Guerra Mundial e membro dos Invasores, teve um enterro de herói de Estado. Mesmo não podendo ir, e vendo os Vingadores de Norman Osborn na cerimônia, Bucky fica feliz. Pois com quase tudo do seu passado morto ou destruído, ele precisava preservar qualquer lembrança que pudesse.


João


*Não deixe de ver mais tarde o review da outra história do Capitão América em Novos Vingadores 74, que é apenas o pontapé inicial para a edição 75, inteiramente dedicada ao sentinela da liberdade.

comments powered by Disqus