segunda-feira, 22 de março de 2010

Homem-Aranha: Morte e recomeço


Amazing Spider-Man #587

Voltando um pouco no tempo para ver como Lily Hollister sempre foi duramente cobrada por seu pai, Bill, revendo as cenas de como o Ameaça finalmente derrotou o Homem-Aranha, quase o matando, mas o deixando para ser preso, e finalmente o susto de Harry Osborn ao descobrir que sua namorada e o mais novo vilão de planador são a mesma pessoa, finalmente percebemos que ela fez tudo isso para ser maior do que os piores inimigos do cabeça de teia e, principalmente, eleger seu pai prefeito. Mas como? As respostas de isso e tudo o mais estão na conclusão do arco Assassinato de um Personagem, que toma quase toda a edição 99 de Homem-Aranha.

E essa terceira parte da história se dedica totalmente a explicar como essa menina de vida privilegiada chegou a esse ponto. Surpreendentemente Lily, que se transforma e não apenas usa uma máscara, demonstra uma meticulosidade e tranqüilidade no que pensa, faz e fala a Harry que chega a assustar. Ela provoca o confuso rapaz, dizendo que entende sua cabeça, que sabe que ele agora duvida se alguma vez ela o amou, desencadeando uma reação violenta de Harry. E Lily responde no mesmo tom.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Ela responde à acusação de estar louca lembrando o que Harry e seu pai já foram (o Duende Verde), revelando que conhece toda a história do legado de sua família. Ela leu o diário do rapaz, e mais uma vez o diminui, acusando-o de choramingar sobre tudo. Mas ele apenas diz que entende a doença que a aflige, apesar dela se manter firme, dizendo que mesmo com um pai que cobrava demais dela, não ser fraca como Harry.

Mas ele não recua, dizendo que ela se tornou um monstro, e o pai de nenhum dos dois é o culpado. Assim Lily assume sua culpa naquilo tudo, e não se envergonha. Revela pensar que seu pai gosta mais da amiga Carlie Cooper do que dela, demonstrando muita semelhança com a relação de Harry com Norman, mesmo sem admitir isso. E ela se orgulha de afirmar que Norman Osborn tem tudo a ver com o que ela se tornou.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Ela descobriu o laboratório secreto de Norman, inclusive tendo beijado Peter para evitar que ele notasse o local durante o arco Novas Formas de Morrer.

Harry fica devastado, provavelmente se perguntando por que Peter não falou nada. O que só piora quando vê como foi usado por Lily. Como ela foi atrás do laboratório manipulando suas ações, sempre visando auxiliar a candidatura do seu pai. Ela tinha tudo à mão para acabar com a vida de Norman, mas acabou entrando em contato com o soro do Duende, transformando-se no Ameaça. Uma versão modificada do Soro, com certeza.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Harry diz que o contato com o componente químico a deixou louca, como fez com ele. Mas Lily só viu nisso a certeza de que seu pai seria prefeito de Nova York.

E se transformando novamente ela dá um ultimato a Harry, dizendo que não é fraca como ele, que sua reação é apenas fruto de inveja por ela ser tudo que o rapaz sempre desejou. E explica porque atacar o pai, dizendo que a empatia criada aumentava seus números nas pesquisas.

Porém, na certeza de eleição, surpreendentemente ela revela que aceitou o pedido de casamento e sai. Harry fica atônito, constatando a loucura da namorada. Resignado, desce à sala secreta, pega um planador, luvas, uma pistola e um pouco de soro. Parece que o Duende Verde II está de volta.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

E a prisão do Homem-Aranha, acusado de ser um assassino serial, realmente ajudou na campanha de Hollister – e abriu um sorriso no rosto de JJ Jameson. A menos de um dia e meio das eleições suas chances de vitória parecem ter aumentado.

E enquanto o acorrentado aracnídeo chega na delegacia cercado por dezenas de repórteres, Carlie desvenda mais informações sobre a conspiração policial para incriminar o Aranha por assassinato, questionando seu amigo Vin (colega de quarto de Peter) e o parceiro Al. Mesmo tendo plantando rastreadores em corpos encontrados já mortos, o esquema é absurdamente corrupto e ilegal. Nem mesmo a justificativa de que o Homem-Aranha é um fora-da-lei parece convencer Carlie. Só que, para nossa surpresa, ela diz ter gostado do plano e pede para participar. Vin até aceita, mas fica desconfiado.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Na delegacia, prestes a ser desmascarado pelo sargento Palone, Peter é salvo por Matt Murdock, o Demolidor, que se apresenta como seu representante legal. Com uma manobra jurídica, consegue impedir que qualquer identificação seja feita, mesmo com a prisão. Mas Murdock diz que se ele fugir, as coisas só pioram. Peter terá que enfrentar um tribunal local para não colocar sua identidade e família em risco.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Logo sabemos que Carlie estava apenas enrolado Vin e Al, e denuncia o esquema dos rastreadores a Palone.

Na prisão, menos de um dia antes das eleições, o Aranha percebe que tem simpatizantes na polícia enquanto se prepara para ir ao tribunal. Bill e Lily acompanham tudo do escritório do primeiro, e a moça logo demonstra confiança nas eleições, mostrando ao pai os resultados mais recentes das pesquisas.

Em um carro da polícia, Al e Vin discutem, e Vin recebe voz de prisão do companheiro depois de um telefonema de Palone. Carlie também é suspeita no caso. Mas ele não entende o porquê disso, e sob a mira da arma do colega ouve dele que o Agenciador foi morto por descobrir tudo. Palone está sujo demais, e para se livrar da culpa vai queimar Vin e Carlie.

Logo Peter se surpreende em ver Vin chegando na Ryker, onde está preso. O medo de que ele seja surrado por ser um policial cercado por criminosos deixa o Aranha apreensivo, e ele fará de tudo para evitar que isso ocorra.

Ainda de máscara, no tribunal, finalmente temos a explicação da história que vimos meses atrás, do Aranha escapando das algemas pela dúvida que sua identidade secreta gera nos processos legais regulares. Agora sim fugir é uma opção, e Murdock lhe dá a chance que ele precisa.

Enquanto Norman Osborn descobre que seu filho pegou equipamento de seu laboratório, o Aranha escapa da Ryker. Mas antes disso, vai salvar a pele de Vin, já bem machucado, prestes a ser morto pelos presos.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Mesmo ainda ferido pelo confronto com o Ameaça, o Aranha mantém suas piadas no automático e começa a brigar pela vida de Vin, já que o mesma corrupção que lhe permitiu acesso a seu lançador de teias fez com que não houvesse interferência na luta. O cabeça de teia aproveita a chance e começa a escapar com Vin semi-consciente.

A nove horas do fim das eleições, enquanto Carlie busca ajuda dos Hollister pela reviravolta do caso do assassino do rastreador, Harry finalmente reassume a máscara de Duende Verde, mais uma vez, para deter o Ameaça.

Ainda na Ryker, o Aranha acaba forçado a agredir o único policial ali que lhe tratou bem e explicar a Vin o motivo de estar ajudando, sem realmente saber o motivo dele ter sido preso. Mas aceita a ajuda para salvar Carlie, verdadeiramente inocente. Eles então finalmente fogem dali.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

De volta com Carlie e os Hollister, ela explica a situação, quando Al e mais um policial chegam atrás dela. Após uma rápida discussão, Bill não pode fazer nada e eles a levam.

Nesse momento Vin admite o envolvimento no caso dos rastreadores, deixando o Aranha frustrado. Porém, a urgência em salvar Carlie é maior, e ele deixa o policial ali para tomar suas próprias decisões.

E quando o aracnídeo chega para ajudá-la, o Ameaça já está lá, atacando os policiais. Apesar do elemento surpresa, o Homem-Aranha acaba derrubado depois de um golpe bem planejado pelo vilão. A surra aumenta, e quando Peter só consegue, prestes a morrer, pensar em estar novamente com Gwen Stacy (nessa hora me lembrei de Um Dia a Mais e fiquei meio deprê), Harry chega para salvá-lo e impedir Lily.

As identidades são logo reveladas, e Peter, meio zonzo, não consegue acreditar. Mas ele aproveita a distração e faz algo que Harry não conseguiu, e injeta no Ameaça o conteúdo de uma seringa disparada por ele. Tudo ao vivo na TV. E Bill, que acabara de saber que venceu as eleições, vê a própria filha cair em desgraça em rede nacional, quando o ser em que se tornava é expurgado para sempre do seu organismo. O Ameaça está morto.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Harry salva o Aranha da polícia e o deixa em um telhado. Carlie encontra Vin, que promete resolver tudo e inocentá-la. Lily acaba presa e seus planos são logo deduzidos pela imprensa e pela opinião pública. Palone tenta destruir as provas do plano de incriminação do Aranha, mas Vin, mesmo sabendo que estava colocando a si mesmo em perigo, o prende, apesar dos apelos e ameaças do sargento.

Peter vai conversar com Harry, e logo percebe que muitas pessoas têm problemas com os pais ou figuras paternas. Problemas sérios, como o que os dois ou Lily. Fala isso para que nenhum deles acredite ou deixe seus antecessores interferirem no que escolherem dos seus destinos. E a amizade dos dois novamente se fortalece.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Na prisão onde está Lily, contudo, um fantasma familiar ronda a prisioneira. Norman Osborn em pessoa vai até lá resgatá-la, levando a aliança que Harry tinha lhe oferecido, dizendo que ela é bem-vinda na família.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Bill renuncia à prefeitura antes mesmo de aceitá-la. Lily tem vida curta na prisão, indo para debaixo da asa do homem mais importante do país no momento. O Ameaça desapareceu, mas esse é apenas o começo.

João

comments powered by Disqus