terça-feira, 23 de março de 2010

Jovens X-men: O criador de placebos

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker

Placebo (...) é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado (fonte: Wikipédia). Na edição passada, conhecemos o tatuador Leon Nuñez, que concede superpoderes aos indivíduos em quem faz tatuagens. Como descobrimos este mês, Nuñez é um criador de placebos, só que ao contrário: aqui, os efeitos não vêm da crença do “paciente”, mas do próprio tatuador...

Jovens X-men

A história começa quando o controverso Tatuado e a enigmática Cifra (2.0?? Porque ela definitivamente não é Doug Ramsey...) viajam num Jato X para ajudar os Jovens X-Men encrencados. Eric faz perguntas, mas a garota só o deixa com mais perguntas na cabeça, recusando-se a dizer seu nome e dizendo que conhece Ciclope mas não os demais X-Men. Como Scott Summers não estava por perto, o jeito foi buscar o jovem X-Man encrenqueiro.


Jovens X-men

No campo de paintball de La Jolla, os Jovens X-Men dão o melhor de si contra os autodenominados Y-Men. E até que derrubam bastante gente e ainda acham tempo pra fazer piadinhas; o problema é que eles estão em quatro, e os oponentes são mais de cem...


Jovens X-men

Sim, quatro, pois Danielle Moonstar foi baleada, e Pó se retira da batalha para levar sua instrutora a um lugar seguro. Mas as duas acabam encontradas por um dos inimigos

Jovens X-men

Em outra parte de La Jolla, Tatuado invade o apartamento de Nuñez e o coloca contra a parede – literalmente. Nuñez confessa que foi o responsável pelas tatuagens dos irmãos Rodriguez e dos Y-Men, e que foi bem pago por isso. Também conta que descobriu seus poderes ao notar que uma tatuagem de rosa feita em uma moça exalava o cheiro da flor, e que Eric foi uma cobaia sua para comprovar seus poderes; segundo Nuñez, não foi difícil fazer um jovem que sempre se achou melhor que os outros acreditar que era realmente mutante.

Furioso, Tatuado obriga o tatuador a ir para sua oficina, acompanhado por uma incrédula Cifra, que acha absurdo que o rapaz queira fazer uma tatuagem enquanto sua instrutora foi atingida. Ele responde que, se os X-Men estão enfrentando cem caras com superpoderes, os dois irem pra lá sem preparo não faria a menor diferença.


Jovens X-men

Estranhamente, em nenhum momento Nuñez se dirige ou faz qualquer observação em relação à adolescente fantasiada conversando com seu cliente.

No campo de paintball (e de batalha), Mancha Solar, Pedreira, Anole e Graymalkin continuam se defendendo como podem. Pó tenta proteger Moonstar, mas é facilmente derrotada pelo Y-Man adversário. Quando tudo parece perdido, Tatuado aparece para mostrar suas novas tatuagens. Com um caduceu tatuado na mão, ele cura os ferimentos de Danielle. Mas o verdadeiro perigo está na outra tatuagem, a que fez na face.

Jovens X-men

A tatuagem em questão é nada menos que o símbolo da Fênix (o mesmo que aparece de tempos em tempos no rosto da Rachel Grey-Summers, lembram?), e o efeito é impressionante: um enorme pássaro de fogo se materializa e atinge todos os Y-Men, retirando seus poderes artificiais. Poderes artificiais estes dados por Leon Nuñez, que também é de certa forma responsável por essa “Fênix placebo”.

Jovens X-men

Mas os poderes de Nuñez têm um limite: cada vez que ele faz uma supertatuagem, ele desgasta seu poder e resistência, e energizar uma gangue inteira e causar um “efeito Fênix” exigiram demais dele: Nuñez vai para o hospital, catatônico. Ciclope, em conversa com Beto e Danielle, mostra-se desconfortável com a ideia de que um adolescente marginal tenha o poder da Fênix, mesmo que de mentirinha. Ele define que Eric ficará com o grupo, para que possa manter o olho nele.

Ainda isolado de seus colegas, Gitter recebe a visita do também solitário Graymalkin, que lhe oferece sua amizade. Ele também revela que, todas as vezes em que parecia falar sozinho, ele na verdade estava falando com a Cifra.

Jovens X-men

E assim a história termina com Tatuado fazendo a mesma pergunta que os leitores: “Quem diabos é a Cifra?”


Fernando Saker

comments powered by Disqus