quarta-feira, 24 de março de 2010

Poderosos Vingadores: a vespa da sopa

A confusa equipe dos Poderosos Vingadores reunida por Feiticeira Escarlate continua na missão contra um deus do caos. Na última história Tony Stark aparece para ajudar, mas dois líderes é demais e pode mais atrapalhar que ajudar. No entanto, será que Hank Pym dá conta sozinho desta missão contra magia?? Poderá ele se redimir da imagem de skrull traidor que ainda o cerca?? Hulk esmagará a todos?? Cho continuará um pentelho? Visão entrará na luta? Estatura terá alguma serventia?? Agente Americano deixará de ser bucha? Hércules decaiu neste título? A história é tão clichê que eu darei a introdução toda em perguntas?? Vamos descobrir.

Photobucket

A equipe agora fica sabendo que seu verdadeiro inimigo é Chthon que foi liberado do Tomo Negro pela magia proferida por Modred e ocupa o corpo de Mercúrio. Modred encontra-se inconsciente graças a uma rajada propulsora do Homem de Ferro e Bova mostra os pedidos de socorro de Pietro preso no Tomo Negro. Ele logo é amarrado e amordaçado como pede Tony Stark, mas Hank Pym, ou o Vespa, não gosta da presença do outro vigilante ali. Ele pergunta porque eles deveriam aceitar a presença (e até ordens) de quem causou todas as últimas desgraças: Guerra Civil, A revolta do Hulk por mandá-lo pro espaço e dar tudo que os skrulls precisavam para invadir a Terra. A resposta de Stark é um tanto sarcástica e, convenhamos, engraçada: “Quatro palavras. Você é Hank Pym”. Não se detendo aos argumentos do Vespa (o que também é visto com uma certa ironia pelo Homem de Ferro), Stark se volta a conversa com Bova e o resto da equipe para elucidar o ocorrido.

A pergunta que não quer calar é “porque agora?”. Realmente, a história não tem muita razão cronológica de ser, mas essa é uma dúvida dos leitores. Na história a justificativa vem de Hércules ao dizer que Aton, o devorador dos deuses, morreu e ele era o único que mantinha Chthon controlado. Mas eles sabem como contê-lo, segundo Tony ele é “apenas” um restritor de realidade, acaba-se com ele e tudo volta ao normal. Falta saber como acabar com ele. Não há muito tempo pra pensar, Cho usando o capacete do Homem Formiga se comunica com Pym dizendo que ele, Jarvis e Jocasta estão no caminho de um “maremoto de tentáculos”. Nas análises da Armadura do Homem de Ferro ele vê esse “maremoto”, uma criatura viva, puro caos que está engolindo (literalmente) o planeta (!!).

Photobucket

Homem de Ferro toma a liderança ordenando que Hércules e Agente Americano o ajudem a destruir o monte de Wundagore, fonte do poder de Chthon. Pym não gosta de ser colocado de lado como líder, mas Hércules argumenta que a liderança dele não tem sido muito eficiente e seguem o plano de Tony Stark. No entandto, depois, Cho diz que esse plano genial do Homem de Ferro tem uma falha, o monte está em cima de uma reserva de urânio, e, destruir a montanha detonaria uma catástrofe atômica. Pym resolve assumir as rédeas com a informação antes que os outros vingadores em ação detonem a bomba. Quando finalmente ele tem a chance de dizer as “palavras mágicas” Avante, Vingadores! é interrompido por Chthon numa cena quase cômica.

Wanda (ou sua imagem astral) toma a iniciativa de colocar quem pode resolver algo em ação, incitando Banner a se transformar no Hulk. Enquanto Hulk destrai Chthon, Hank tem um plano e avisa a população que ele, Hank Pym, e seus vingadores tomarão conta de tudo. Mas, como não poderia deixar de ser com Pym, as pessoas só se lembram do skrull que assumiu sua imagem. Não importa, ele acredita nele mesmo. Pegando o capacete do Homem Formiga com Cho, ele modifica para que o dispositivo embaralhe o centro lingüístico do hospedeiro de Chthon. Dessa forma, tudo que o deus do caos consegue proferir é “sopa de cotovelo” e coisas sem nexo. Sem dizer as palavras, a magia não se cumpre, seu poder não tem serventia. Sem poder proferir seus encantos, Hulk e Estatura cuidam para nocauteá-lo. Como nada é perfeito, Modred acorda e começa a falar um encanto para Chthon deixar o corpo de Maximoff (que estava tomando porrada) e ir para o seu.

Photobucket

Mas, como nada é perfeito para os vilões também, Cho tem um plano. Ele pede que Visão leia o mais rápido que puder as páginas do antigo Tomo Negro que agora contém toda vida de Pietro. Ele lê tão rápido como o computador que é e, ficando o livro vazio, Chthon volta a ele em vez de ir ao corpo de Modred que se desfaz no ato. Visão explica a indagação de todos: Ao tornar-se parte de um livro de feitiços, Mercúrio tornou-se um feitiço. Ao recitá-lo, ele teria o libertado, ou melhor, baixado ao seu disco rígido. Com um conveniente aparelho, Pym retorna as “informações” do disco rígido de visão de volta ao corpo de Maximoff. A bagunça toda do “maremoto de tentáculos” se dissipa, todos se desculpam com o Vespa por não o terem apoiado e o Homem de Ferro parte. Hank, ao perceber que algo está errado com o ex colega tenta conversar, mas ele apenas tem mais quatro palavras de conselho ao novo líder dos Poderosos Vingadores: “Não vá estragar tudo”.

Para surpresa do irmão, Wanda aparece e diz que a missão está completa. Cada vingador resolve suas pendências com seus grupos originais (ou não, no caso de Cassie e Visão que decidem não contar nada aos Jovens Vingadores) e o mundo todo manda mensagens de agradecimento à Hank Pym e seus Vingadores (piegas, né??), é a redenção do Vespa diante o planeta. Enquanto Asgard comemora ter voltado ao seu local original em Oklahoma (ela tinha sumido por causa da magia, lembram?) Loki se retira da festa recitando para consigo mesma que não deixaria outro deus do caos por aí, que foi um dia produtivo já que com algumas ilusões e feitiços conseguiu criar uma nova equipe de vingadores e desta vez, iria ficar com eles fazendo seus desejos. Não entendeu nada? É só dar uma olhada no reflexo de Loki no espelho: Feiticeira Escarlate.

Photobucket


Cammy

comments powered by Disqus