quinta-feira, 26 de maio de 2016

Aranhaverso: A Noiva, o Outro e o Herdeiro



Um dos piores inimigos do Homem-Aranha se revelou fazer parte de um esquema ainda maior do que cogitávamos. Morlun faz parte de uma família de caçadores interdimensionais, os Herdeiros, que buscam se alimentar da essência vital de avatares que tem como totens figuras aracnídeas. E a grande matança vem acontecendo nos ultimos meses multiverso afora. Versões de diferentes Homens-Aranha estão se reunindo para impedir o pior, mas antes de confrontar os inimigos - duas versões de tempos diferentes da realidade 616 vão ter que se entender.

Peter Parker e Otto Octavius estão disputando a liderança dos Avatares Aranhas. Respectivamente a versão Espetacular e Superior estão numa posição delicada, pois ambos são parte do mesmo corpo em tempos diferentes. A vantagem que nosso Peter tem é que ele é o único que sabe que o Otto perdeu e ele veio do futuro. Sendo assim, numa inevitável briga entre os dois, ele faz a sua versão superior recuar achando que criará um lapso temporal. E é se aproveitando disto que Peter o chuta e o derrota.


A matança segue através de diferentes terras enquanto tudo isso acontece na "Zona de Segurança". Karn mata uma versão licantropa do Homem-Aranha na Terra 12.989, mas ainda não consegue o aval do seu pai, Solus, para retornar. Já no Mundo-Tear, o Tecelão alerta a família sobre a profecia. Solus e Morlun estão cientes da presença das novas peças existentes - a Noiva, o Outro e o Herdeiro. Eles não hesitaram em se livrar da única ameaça contra eles.

Na Zona de Segurança, Peter começa a operar missões particulares para diferentes grupos de Homens-Aranhas. No ano 2099, a equipe de Miguel O'Hara estão estudando um cadaver morto de um dos herdeiros, mas acabam tendo uma agenda própria pra resolver (como veremos na sua história particular). A Mulher-Aranha por enquanto está protegendo Teia de Seda, mas Parker quer levá-la numa nova missão para Drew e vai direcionar Gwen e Anya Corazon para tomarem seu lugar. Já as duas versões diferentes de Ultimates Homens-Aranha - Miles e o Peter dos desenhos terão que recrutar mais soldados de outras realidades.


E enquanto Peter se afasta para a Terra do Mundo Noir encontrar com Jessica, há uma ataque maciço na Zona de Segurança da Terra 13. Solus, o mais poderosos dos Herdeiros bate de frente com o Aranha portador do Unipoder. Aos demais, que já não se tornaram vitimas de Jennix e Morlun, resta apenas fugir o mais rápido possível dali. O Aranha Cósmico chega a incendiar mais um herdeiro, Jennix, que desperta num novo corpo na Terra 802 e terá um confronto direto com os Aranhas Escarlates.

Depois de ver mais um filho perecer, Solus parte com fúria pra cima do Aranha Cósmico, que mesmo usando todo o unipoder, é derrotado e consumido pelo Pai dos Herdeiros. Já Morlun, aproveita-se do momento de fraqueza dos demais e rouba o jovem Benjy, que chama de Herdeiro dos Aranhas, das mãos da Mayday Parker.  Benjy é levado para o Mundo Tear imediatamente e Solus tem que confrontar todo o resto das Aranhas sozinhos. Para surpresa (e deleite dos fãs), seu grande próximo adversário é o LEOPARDON, um robô gigante controlado pela versão sentai japonesa do Homem-Aranha Takuya Yamashiro (sim, o mesmo da TV do seriado velhão). Ele vem acompanhado de mais duas outras versões nipônicas do personagem, incluindo a do Mangaverso.


Em fúria, Solus começa a desmembrar o robô gigante e os demais são convocados pelo Capitão Aranha para fugir o mais rápido possível dali. O primeiro lugar que aportam é na Terra 8.847, um lugar que mais lembra um elo perdido jurássico que qualquer outra coisa. Mais adiante, esse lugar vai estar condenado mais uma vez, já que Jennix se revela para o Peter 616 e diz estar acompanhando todos os seus passos. E assim dispara para aquela Terra um esquadrão de vilões subjugados e alterados comandado por Verna.


Nesse pequeno interím, somos informados dos destinos dos demais personagens em seus tie-ins. A Mulher-Aranha está no Mundo Tear como ordenado, mas Teia de Seda desapareceu da vistas de todos e se esconde num mundo consumido por uma hecatombe nuclear. Como mostrado em sua mensal, Jessica entra em contato com o Tecelão e consegue os pergaminhos que derrotarão os herdeiros. De algum modo, antes que Morlun perceba, ela consegue enviar os rolos para Peter enquanto que sacrifica o único meio de sair daquela realidade.

Miles e o Peter do novo desenho estão recrutando inúmeros novos Homens-Aranhas e afins, já os batizando de os Guerreiros da Teia (isso ainda vai render, acredite). Já Miguel O'Hara e a Lady Aranha estão estudando o herdeiro morto e descobrindo seus pontos fracos. Por fim, após pegar os pergaminhos, Peter convoca seu exército de Homens-Aranhas para escapar daquele mundo e seguir pra Terra contaminada pela radiação onde agora está a Teia de Seda.

As surpresas da saga não se encerram por aí. A história deste mundo consumido por uma hecatombe revela a presença de um Tio Ben daquela realidade que foi picado pela Aranha radioativa. Diferente do mundo que conhecemos, esse Tio Ben desistiu de ser um herói quando viu seu sobrinho e sua esposa morrerem. Desistiu de ser o Homem-Aranha daquele lugar e se trancou naquele bunker por muito tempo desde que encontrou a versão de Ezekiel daquela realidade. Afastado, ele mal soube quando o mundo morreu e virou uma Terra devastada pelo caos nuclear (promovido pelo Otto Octavius daquele mundo).


Peter e os demais destinaram-se a estudar as profecias que lhes foram entregues e a lingua estranha só pode ser compreendida por Anya Corazon (que tinha vinculo com as seitas do totem aranha). Cindy e Gwen não resistem ficar paradas e sozinhas vão até o Mundo-Tear para salvar a Jessica Drew. Já Kaine, após assistir mais uma vez a morte de Ben Reilly, se enfurece e parte para sua vingança contra os Herdeiros. Era tudo que Peter não queria, ter a mercê dos vilões, na mesma terra - O outro, a Noiva e o Herdeiro.


O caminho para a grande batalha final começa a unir os fios da intricada teia num só ponto. Miguel O'Hara e Lady Aranha estão na ex-Zona de Segurança preparando uma surpresa para o ataque final. A versão ultimate da Viúva Negra adianta para Peter que ela destruiu as máquinas de clonagem de Jennix e ele sequer será mais uma encrenca. Já o resto dos Guerreiros da Teia estão partindo direto pra se aliar aos demais no ataque definitivo.


No Mundo Tear, os Herdeiros descobrem que o confronto com o Outro não é assim tão fácil. Transformado numa Aranha monstruosa gigante, Kaine parte com toda fúria contra Solus e o mata. Não há mais corpo para o velho voltar e seus filhos entram em fúria contra o assassino do pai. Ele temporariamente detém o Outro e seguem para o tal ritual que devem executar. Já a Mulher-Aranha, Gwen e Cindy são atacadas por Verna e uma trupe de Duendes de várias realidades. Junto com os gêmeos, eles tem o único objetivo de raptar a Noiva.


E por fim, motivado por ninguém menos que o Homem-Aranha Superior, o Tio Ben que desistiu recupera sua vontade de lutar e se junta aos demais para a guerra final. O que talvez Peter não tenha percebido é que o Otto já se ligou que aquele Homem-Aranha 616 ali é de um futuro proximo ao seu. Mas isso só um dos problemas que ele terá pela frente. E tudo conclui na vindoura edição 11 da mensal Espetacular Homem-Aranha.

Dan Slott, Olivier Coipel e Giuseppe Camuncoli são os responsáveis por mais essas edições que foram publicadas aqui na edição 9 e 10 da Panini. Toda tensão é montada para esse final e Aranhaverso, uma saga que poderia sair uma verdadeira lambança editorial, vai fechando como sendo um dos trabalhos mais promissores de Dan Slott, um acerto caprichado depois do bom trabalho em Homem-Aranha Superior. Mais que merecido, o universo aracnídeo da Marvel está mais em alta do que nunca ultimamente.

comments powered by Disqus