quinta-feira, 12 de maio de 2016

Vingadores: O inimigo do inimigo

Muita coisa mudou em oito meses e cada vez mais as incursões se mostram um problema irremediável. No novo cenário, Namor criou a própria Cabala para cuidar do problema do seu jeito, mas acabou ele mesmo se mostrando assustado com o sadismo de Thanos, Cisne Negra, Terrax e os demais. Já os Illuminati só restou fugir da perseguição acirrada dos Vingadores de Steve Rogers quando este descobriu tudo na saga Pecado Original. Um conflito entre os dois se tornou iminente, revelando um traidor e uma surpreendente união no final para uma solução drástica.


Richards revela que Namor voltou até eles para pedir ajuda. Depois de recorrer ao Doutor Destino, veio até os antigos comparsas para dar um fim ao problema da Cabala que ele mesmo criou. Foi algo arriscado, principalmente depois das recentes desavenças entre ele e o Pantera Negra antes do fim daquela versão dos Illuminati.

Reed e Susan pedem uma trégua a Rogers e sua equipe. Serão apenas alguns segundos para que eles possam se explicar e fazer o velho Capitão América entender o plano de todos ali. Namor, Reed, Fera estão dispostos a se entregar quando tudo resolver para serem responsabilizados pelos "crimes" que cometeram, era um acordo bastante favorável. Mas T'Challa não aceitaria.

A discussão não prossegue, pois Namor tem um plano imediato para dar fim a sua Cabala e isso deve acontecer na próximo a incursão. Desta maneira, quando ele convence os vilões a partirem. Maximus, no entanto, disse que descobriu algo importante sobre este mundo por vir, mas sua mente confusa torna por hora impossível entender o que é. Assim, eles partem para o lugar, que adquire uma atmosfera azul - Sidera Maris. E um confronto com os cartógrafos se inicia.

Então, o plano é posto em prática. Reed explica a função de um aparelho que inicialmente serviria para bloquear o ponto de colisão entre os dois mundos. Ele não serviria para impedir a colisão, mas não permitiria a Cabala de retornar a nossa Terra quando uma vez estivesse lá. Assim, no momento certo, Namor se afastou da Cabala, ativou a bomba de anti-matéria e seguiu para a tal plataforma que bloquearia a passagem do grupo.



Foi quando T'Challa atuou. Sem conhecimento dos demais, ele - ao lado de Raio Negro - estava aguardando para se vingar de Namor. Atacou-o com uma espada curta que era privilégio apenas dos Reis de Wakanda e o perfurou. Raio Negro terminou o serviço expulsando o Atlante da plataforma com um grito. T'challa o viu cair e esperou ele recobrar consciência até ter ideia da traição. Só assim ele explodiu o planeta e retornou com Raio Negro. O Rei foi frio ao dar a notícia para os demais - "Ele não vêm".


Mas a história não terminaria ali para a Cabala e para Namor. E para continuar essa história, partiremos na edição seguinte a partir da Terra 1.610, mais conhecida como o Ultiverso. É o lar de Miles Morales, Supremos e de um Reed Richards alternativo que pendeu para o lado obscuro. Esse Reed assumiu a alcunha de "O Criador" e apesar de todo seu histórico problemático, voltou a trabalhar pra SHIELD. Sozinho, esse Reed desenvolveu recursos para também entender o problema das Incursões. E sozinho ele vem também eliminando mundos ao seu jeito. 



Um breve interlúdio nos eleva até o espaço Shiar na Terra 616. Lá, Mentor acaba de descobriu o que se passa no Multiverso e acha que está tarde demais. O Alien Leva o problema ao Majestor e o Conselho Galáctico é convocado as pressas. Ninhada, Aniquilador, Skrulls e Krees são levados a acreditar que a solução de tudo está na destruição do planeta Terra.

Então, voltamos ao Richards do Ultiverso. Nesta nova incursão, ele decide explorar o novo planeta prestes a ser destruído e para sua surpresa quem ele encontra é Namor e a Cabala prestes a conhecer seu fim. Havia ali uma incursão de três planetas e foi a salvação de Namor e dos demais. Empurrados para a Terra 1.610, eles conhecem o Criador e assim a Cabala encontra uma nova oportunidade de persistir.


Mais uma vez, Jonanthan Hickman se mostra afiado e cheio de reviravoltas em suas tramas. Em duas edições apenas - Vingadores 31 e 32 no Brasil - conseguiu virar duas vezes a trama e deixar uma narrativa tensa e dramática, sem lados certos e errados. Desta vez, veio acompanhado das artes de Mike Deodato Jr e Stefano Caselli. Pelo visto, estamos a apenas dois meses do fim. E estou mais que ansioso por ver tudo isso acontecer aqui.

Na expectativa da Panini fazer do jeito certo!

Coveiro

comments powered by Disqus