domingo, 9 de setembro de 2007

Arroz de Festa!!!

Ele já encontrou um nerd em Barrados no Shopping. Assustou-se com o Senador Kelly na praia em X-Men. Nos filmes do Homem-Aranha, escapou duas vezes de ataques de vilões e até deu conselho para Peter Parker. O pequeno Matt Murdock o salvou do atropelamento, e ele também trabalhava como segurança no laboratório de Bruce Banner. Como o carteiro Willie Lumpkin, entregou cartas e até conversou com Reed Richards, e no 2º filme dessa franquia recriou quase à perfeição uma cena hilária dos quadrinhos. Indo além do Universo Marvel, procurou um herói de verdade em um reality show, dirigiu ônibus em Heroes e, na velha Springfield dos Simpsons, conheceu o cara da loja de quadrinhos. Sem dúvida todos já sabem de quem se trata, nada menos que a lenda viva, o mito em pessoa...Stan Lee.

Stan Lee

E em Marvel Apresenta nº31 temos As incríveis aventuras de Stan Lee, com a lenda viva interagindo com os personagens que criou.

Em Stan Lee encontra o Dr.Destino, o mito é convocado pelo próprio monarca da Latvéria. Victor von Doom quer entender porque é retratado como criminoso nas HQs norte-americanas. Stan questiona quem diria um absurdo destes, e Destino diz que o escritor é que havia começado. Stan Lee, cara de pau ao extremo, responde que era muito jovem na época. O diálogo dos dois é muito divertido, com Destino defendendo seus argumentos e Stan Lee concordando, provavelmente para não morrer. Doom espera que o escritor use sua influência para melhorar a imagem do monarca. Mas, ao descobrir que o papel mais importante de Stan Lee foi de Willie Lumpkin, Destino o considera inútil e o despacha de volta.

Stan Lee e o Dr.Destino

O contato de Stan Lee com Destino ainda não acabou. Testemunhamos o vilão se recuperando após uma batalha, e seu criado Bóris tentando convencê-lo a abandonar a vingança contra o Quarteto. Só que o efeito é inverso, e Doom fica ainda mais convicto em continuar. Aí descobrimos que Bóris era Stan Lee disfarçado. É um herói mesmo!

Já quando Stan Lee encontra o Dr.Estranho, temos uma "estranha" surpresa. No santuário de Strange está funcionando a Loja de presentes do Feiticeiro Camarada, como uma forma de arrecadar dinheiro para Stephen. O mestre supremo conta para Stan Lee todos os seus problemas financeiros, afinal de contas, é preciso contratar segurança para vigiar seu corpo quando Wong está de folga. O aluguel está cada vez maior por causa de ataques de demônios e cursos de memorização são cada vez mais necessários, pois se um feitiço for esquecido, o mundo poderia acabar. Stan Lee começa a crer que Dormammu deveria ter vencido.

Depois temos a mais hilária história da edição. Impy, o Homem-Impossível, aparece na Terra para aprontar mais das suas. Só que se depara com o Quarteto em crise por causa da Guerra Civil, a mansão dos Vingadores destruída, Feiticeira Escarlate enlouquecida, Novos Vingadores formados, com Homem-Aranha e Wolverine na equipe, e a população de mutantes reduzida. Revoltado, Impy acredita que o Universo Marvel enlouqueceu e resolve procurar Stan Lee para reclamar sobre isso.

Impy, o Homem-Impossível

Na Redação Marvel ele não tem sorte. Ralph Macchio só se comunica através de seu assistente e admira fotos da Gwyneth Paltrow. Já Tom Brevoort possui uma agenda cheia, tendo como tópicos: mimar o Bendis, dengar o Finch, escutar o blábláblá do Brubaker e dar uma bica no Slott. Finalmente, na sala do chefão Joe Quesada, o editor só pensa nos próximos eventos e, para desespero de alguns, pretende trazer Rom de volta. Mas o chefão da Marvel indica o local onde Impy poderia encontrar Stan Lee, nenhum outro senão Hollywood. Lá existia uma fila enorme de personagens reformulados querendo reclamar, entre eles Bucky, Fera e Fing Fang Foom. Mas a melhor é Gwen Stacy, que está revoltada por ser a "vadia do Universo Marvel".

Reclamação mais do que justa

Quando finalmente encontra Stan, ele é convencido pela lenda viva de que está tudo bem. Afinal, mudanças são boas e o próprio Impy não existiria se não fossem as mudanças. Diz, inclusive, que Impy é "plágio" do Mxyzptlk (personagem da DC). Ótima história.

Em seguida, Stan Lee encontra o espetacular Homem-Aranha. O herói aracnídeo está prestes a desistir de sua carreira, mas com sua sabedoria ilimitada, Stan Lee convence Peter a continuar. Afinal de contas, videogames, brinquedos, filmes e desenhos animados dependem do Homem-Aranha. E, sem isso, Stan perderia uma nota preta. No entanto, o mito torce que da próxima vez o herói procure Steve Ditko. Quem se dá mal é o Homem-Mosquito, que torcia para ocupar a vaga do Aranha.

Stan Lee e o Aranha

As coisas não saem como planejado quando Stan Lee encontra o Coisa. A história já começa engraçada, quando Stan está de bicicleta, achando que todos buzinam como boas-vindas, mas na verdade todos estão xingando. Quando o Ben Grimm aparece, Stan Lee se revela como o criador das histórias, e resolve, graças à sua generosidade, escrever a história que tornará Ben humano de novo. Mas o Coisa captura em seguida uma gangue de assaltantes, formada pelos três patetas, e, quando várias garotas começam a abraçar o Coisa, Stan Lee se oferece para ir no próximo foguete pelo cinturão cósmico junto com o gigante de pedra.

Por fim, o arroz de festa é abduzido pelo próprio Galactus, o devorador de mundos. Dessa forma, Stan Lee encontra o Surfista Prateado, e passa um bom tempo ouvindo todos os tipos de filosofia de vida do herói prateado. Mesmo durante uma luta, o herói não pára de filosofar. Galactus traz Stan Lee de volta e questiona se achou o Surfista insuportável. A lenda concorda, mas quando o gigante fala para ajudar o Surfista a melhorar, Stan Lee também começa a filosofar, e Galactus conclui que é uma praga que está infestando o Universo.

Filosofias

Além dessas hilárias histórias, temos algumas pequenas tiras entre uma e outra, como a Pequenos Heróis Marvel. Onde o Diretor Stanley aconselha o pequeno Aranha na escola. Mas uma que merece destaque é Alguns Steves, onde ocorre uma Feira Interdimensional de Quadrinhos. Nessa feira, um sujeito chamado Steve encontra outras versões dele mesmo, e começa a comparar as HQs de seu mundo com elas. Um dos Steve se espanta com histórias como O Quarteto Normal e Peter Parker, um jovem rapaz. Ele se desespera com histórias tão estranhas, e percebe que Stan Lee não existe naqueles mundos. Quando Lee finalmente chega, revela que existem um monte de incríveis criadores de quadrinhos no multiverso, mas só existe um Stan Lee. Seria isso verdade?

HQs sem Stan Lee

Por fim, testemunhamos Stan Lee conversando e inspirando Paul Jenkins a criar o Sentinela. E, no final, Stan Lee encontra seu fim, quando um grupo de vilões prepara uma armadilha para a lenda viva. Mas tudo era apenas uma festa de Stan.

Essa é uma ótima história. Valeu cada centavo e foi diversão pura. Garantia de risadas e histórias descompromissadas e leves. Falem o que quiser, mas Stan Lee é uma figura marcante nas HQs. Marcante e muito simpática.

Incrivelmente escrito por Eddie

Fantasticamente revisado por « Jøåø »

Sarcasticamente criticado por J.R. Dib

Malignamente editado por Coveiro ¤X¤

comments powered by Disqus