sábado, 29 de setembro de 2007

Wolverine: Bad to the Bone

Guerra Civil: Wolverine

A busca por vingança pela explosão em Stamford continua, mas acaba trazendo à luz muito mais do que Wolverine imaginava. Ao confrontar o assassino de mais de 600 pessoas, Logan revela que os limites de seus poderes de regeneração vão bem além do que imaginávamos (e do que a maioria dos leitores poderia aceitar), enquanto descobrimos que não é só o mutante e a SHIELD que se interessam pelo paradeiro de Robert Hunter, o Nitro. A história, um thriller de ação que tem seus escorregões no roteiro e rabiscos na arte, continua.

Na edição 33 de sua revista, descobrindo a localização de Nitro literalmente na base da porrada, Wolverine, já no estado da Califórnia, acaba sendo interceptado pelo Homem de Ferro. A discussão travada na edição anterior se repete. Logan não aceita o fato de Stark demonstrar pouco interesse na localização do assassino, e muito menos de obedecer sua "sugestão" de não procurá-lo. Quando Stark revela que, na verdade, queria afastar Logan das investigações porque quer que Nitro seja preso, e não assassinado, ele lembra ao mutante que isso é que diferencia heróis de vilões. Wolverine diz que ele não é um herói, e é por isso que Tony o queria nos Novos Vingadores. Deixando escapar a localização de Nitro no meio da discussão, Logan acaba aceitando interceptá-lo junto de uma equipe da SHIELD.

Guerra Civil: Wolverine

Ao mesmo tempo, na Flórida, aquele estranho casal da primeira edição vai ao encontro de um surfista um tanto violento. Mais tarde, os três chegam ao mesmo lugar em que Wolverine conseguiu as informações sobre Nitro.Mas, diferente dele, não poupam a vida do informante após conseguir o que buscavam. Não sem antes revelar que não são humanos. Mas são o quê?

Finalmente, Wolverine e a equipe da SHIELD chegam à localização de Nitro. O "amadorismo" dos agentes em lidar com seres como ele irrita Logan. Ele praticamente prevê a reação do alvo, que usa seu poder explosivo de forma letal. Todos, inclusive Wolverine, são reduzidos a ossos. Depois, ingerindo uns comprimidos no mínimo suspeitos, ele faz uma ligação. Ao que parece, do outro lado da linha está alguém relacionado ao desastre de Stamford. Talvez a reação de Nitro contra os Novos Guerreiros não tenha sido casual. Ao saber do "assassinato" de Wolverine, o que chamaria muita atenção, o interlocutor de Nitro, que se encontra em Washington, irrita-se e o deixa à sua própria sorte.

Guerra Civil: Wolverine

Irritado com seu revés, Nitro se prepara para partir quando aparece... Wolverine!! Sem suas roupas, quase todo regenerado e atacando-o de surpresa. Mas, mas... ele não tinha virado uma pilha de ossos de adamantium??? Mesmo estarrecidos com essa tosca revelação (seria Wolverine imortal?), continuamos com o arco. A explicação para isso só virá bem mais para a frente. Mas não poderia deixar passar em branco o quanto isso deixa descontentes aqueles que gostam do personagem.

Guerra Civil: Wolverine

Na edição 34 de Wolverine, Logan surra Nitro sob observação do nosso misterioso trio. Eles entram em contato com um superior, que fica sabendo da intervenção de Wolverine e diz para cuidarem do caso até ele chegar. Wolverine consegue esmigalhar Hunter pois percebeu que, ao usar seu poder, suas roupas ou pertences não são afetados. Ele tem algum campo de proteção, e, por isso, a jogada é atacar de perto.

No meio da surra, Nitro começa a falar. Diz que não foi o único responsável por Stamford. Que fez aquele estrago todo com ajuda de MGH (Hormônio de Crescimento Mutante, que amplia poderes dos que já os têm) dado a ele por alguém muito interessado no incidente. Mais a frente vemos o rosto de quem anteriormente falou com Nitro ao telefone, demonstrando que, quem quer que seja esse "patrocinador", ele não agiu sozinho. Antes, faz parte de algum tipo de empresa. O mistério vai desaparecendo.

Guerra Civil: Wolverine

Antes de saber mais, Wolverine e Nitro são brutalmente interrompidos pelo surfista (chamado Janus), que demonstra ter superforça, dando trabalho a Wolverine. Enquando o casal também entra na confusão, Logan percebe que eles não são comparsas, mas sim que estão atrás de Hunter. Enfraquecido pela explosão, Wolverine decide conversar com eles, que dizem para ele ficar fora disso. Em meio a tentativas patéticas de Hunter em se libertar, o mutante acaba descobrindo o que eles querem com Nitro.

Guerra Civil: Wolverine

Não é vingança pelos mortos em Stamford, mas sim justiça por um deles. Mais especificamente Namorita, membro dos Novos Guerreiros morta pela explosão causada por Nitro. Os três são agentes disfarçados se Atlântida, cuja missão de captura do responsável pelo assassinato de um membro da Família Real foi dada por seu rei, Namor, que surge à frente de Logan. Mas, agora, quem conseguirá se vingar de Nitro? Só um confronto entre Wolverine e o Príncipe Submarino responderá.

Guerra Civil: Wolverine

Apesar de minhas críticas com relação ao roteiro de Marc Guggenheim – especialmente o "Wolverine imortal" – e os confusos e rabiscados desenhos de Humberto Ramos, esse arco é interessante por mostrar um lado afetado pela explosão em Stamford que não passa por nossas cabeças em um primeiro momento, além de desvendar interesses escusos no incidente que é o estopim da Guerra Civil. Ainda faltam 3 partes para a conclusão do arco, nas quais o interesse de Namor em Nitro e os homens por trás de suas ações serão, finalmente, revelados.


« Jøåø »


Obs.: O título para o artigo foi inspirado na canção Bad to The Bone.

comments powered by Disqus