sábado, 20 de dezembro de 2008

Justiceiro: Areias Sangrentas

* Artigo escrito por nosso colaborador, Rafael Felga.

O Afeganistão é um local marcado por diversos conflitos. Fazendo uma breve pesquisa na Internet, percebe-se que a palavra “paz” não deve constar nos dicionários daquele país. Apesar do arco “Homem de Pedra” não ser focado nos conflitos daquela terra, estes são citados indiretamente. Prova disso é a presença das forças armadas inglesas naquele território. O próprio General Zakharov, que nesse universo ficcional é um dos homens mais temidos da guerra-fria, participou da invasão soviética ao Afeganistão.

Justiceiro MAX

Mas não é preciso ter conhecimentos muito aprofundados sobre o tema para gostar desse arco, mas acho que vale uma pesquisada acerca do mesmo. Mas vamos ao que interessa: Nós queremos ver nosso amigo com a caveira no peito resolver suas diferenças com o General e com Rawlins.




A quarta parte do arco começa de uma forma muito interessante. Lembram do companheiro de viagem de Castle que queria expor Zakharov? Bom, ele encontrou o General e acabou não cumprindo seu objetivo, servindo de exemplo para o Rawlins. Aliás, Donolvich está doido para acabar com Rawlins.

Justiceiro MAX

Enquanto o General cuida de alguns pequenos incômodos, Castle e O’Brien estão se preparando para uma verdadeira guerra contra Zakharov. Enquanto armam minas explosivas, O’Brien conta um pouco da sua “lua mel” com Rawlins. E podemos ver que a única sorte da mulher foi ter caído num rio no Afeganistão, ao ser atirada de um helicóptero por seu “bondoso” esposo. Essa seqüência rende um dos três melhores diálogos do arco, com ela confessando sobre os seus amores passados e Castle dizendo que não está muito interessado em se envolver com ela.

Zakharov inicia sua caçada por Castle, a despeito do fato ser considerado altamente arriscado por Donolvich (que ainda assim, segue lealmente o seu General). E nesse momento, começa a carnificina. O que parecia uma simples caçada torna-se um pesadelo, com dezenas de mortes. Castle e O’Brien simplesmente arrasam o pequeno exército de Zakharov.

Justiceiro MAX

Mas o Homem de Pedra é muito mais esperto e imprevisível que Castle achava. Entrando em contato com o Justiceiro através de uma freqüência de rádio, Zakharov diz que simplesmente vai riscar uma aldeia do mapa caso não se entregue. O velho Frank então lamenta com O”Brien o fato de não ter pensado que o General não teria um plano B. Castle e O”Brien vão para o ponto de encontro, enquanto pensam no seu plano B.

Aparentemente, Castle resolve jogar o jogo do General. Ele se entrega e é levado ao helicóptero por Rawlins, que está desesperado para cair fora do lugar, já que sua imprevisível esposa pode estar ali perto. E não que ele acertou? E assim começa o Plano suicida do Justiceiro para sair dessa.

Justiceiro MAX

Já no helicóptero, Rawlins quer dar início ao interrogatório, mas Donolvich não está muito interessado no que este está fazendo. Rawlins quer a todo custo saber onde sua querida ex-esposa está.

Eis que Castle, que escondeu uma navalha debaixo da pele, se livra. Começa mais uma sessão de carnificina. Cortesia dos nossos amigos Ennis e Fernandez. Enquanto Castle faz o serviço dentro do helicóptero, O’Brien dá um jeito de evitar que eles lancem a bomba no vilarejo. E isso permite não só o Justiceiro escapar, como também permite que Rawlins vire o jogo a seu favor. Ele derruba o General Zakharov do helicóptero, fazendo com que Donolvich vá atrás dele.

Justiceiro MAX

Resultado do plano insano: O’Brien tem um ferimento na mão e Zakharov está à mercê de Rawlins, que o utilizou para amortecer a queda e um helicóptero destruído. Bom, o importante é que o vilarejo está a salvo.

E não é que Rawlins conseguiu virar o jogo? Com o General praticamente imóvel, resta apenas se livrar de Donolvich. Utilizando-se de uma tática suja, ele corta o pescoço dele e o deixa sangrar até a morte. Pega todos os documentos que puder e parte para Moscou.

Enquanto o General e seu comparsa curtem os seus últimos momentos, Castle e O”Brien curtem seus momentos. Outra grande seqüência de diálogos (“Você está longe de ser uma virgem” foi demais). Após Castle colocar os dedos dela no lugar, ambos saem no encalço de Rawlins e após isso, finalizar a parceria. No entanto, cometendo um erro primário, O”Brien não vai realizar o seu desejo. Ela pisa numa mina terrestre. No final de sua atribulada vida, ela pede duas coisas para Castle.

Justiceiro MAX

Castle então sai no encalço de Rawlins e acaba encontrando Donolvich e Zakharov às portas da morte. Aliás, para o General não há o que temer. Castle é só a morte.

Zakharov conta todos os planos de Rawlins para Frank, dizendo para ele que tem uma semana para localizar Rawlins. E como último pedido, ele pede que mate Rawlins, livrando o mundo de mais um parasita. E logo na seqüência, Castle encerra com a vida de Zakharov.

Justiceiro MAX

Apesar disso, Castle está quase sem recursos. Com ferimentos e sem nenhum mantimento para sua sobrevivência, Castle resolve se deixar capturar pelo exército inglês, que está sob comando de nosso velho amigo Yorkie.

Yorkie conta que se enrolou por libertar O'brien e com isso perdeu seu posto de comando no Afeganistão. Para ele não importa, já está cansado da guerra e de levar jovens até ela. E essa seqüência de diálogos talvez seja uma das melhores. Ao final de tudo isso, Castle parte com uma última informação: O paradeiro dos dois últimos Talebans, que eram os alvos de O'Brien.

Justiceiro MAX

Castle finaliza o trabalho incabado de O”Brien e vai cumprir os dois pedidos dela. Um ele já o fez, que era ficar com ela, para que não morresse sozinha. O outro é bem mais simples: Acabar com Rawlins. Rawlins tenta se safar e até negociar, mas dessa vez, ele não tem nenhuma saída.

Justiceiro MAX

E assim, mais um arco do Justiceiro MAX é concluído. Com os excelentes desenhos de Leandro Fernandez e com o roteiro afiado de Garth Ennis, o velho Frank continua mostrando o porque de ser o Carro-Chefe da Marvel MAX. E no próximo número, Castle terá que encarar certas mulheres que não andam muito feliz com ele.

Rafael Felga

comments powered by Disqus