domingo, 7 de março de 2010

Cable: Esperança no fim do mundo


Cable #10

Na edição 97 de X-Men Extra vimos como Cable e Esperança começaram o romance que deu à pequena messias mutante algo parecido com uma mãe. E que ali em Nova Liberdade, no futuro, essa mulher tão importante na sua vida nesse momento está prestes a ser devorada por seres que já foram humanos, mas agora estão mais próximos de baratas. Na mesma edição, no presente, depois de revelar a Ciclope que está destruindo um futuro que não deveria existir continente a continente para finalmente atingir seu objetivo maior, Bishop trapaceia os antigos aliados para obter a sétima e última arma de que precisa para assassinar a única mutante nascida após o dia-M.

No futuro, Cable e a menina começam a traçar uma relação para além de pai e filha. Uma relação entre soldados. Depois de salvar Esperança e ganhar a confiança das duas, ele tenta salvar Nova Liberdade atraindo os invasores e selando o acesso ao local. Elas se recusam a deixá-lo ir sozinho, e as consequências podem ser desastrosas.

A conclusão do arco Esperando o Fim do Mundo – de Duane Swierczynski e Ariel Olivetti – que vemos em X-Men Extra 98 começa com Bishop surpreso pelo recurso de Emma Frost que, transformando o próprio corpo em diamante, sai ilesa de seu ataque paralisante de nanitas.

Seis meses depois de saírem de Nova Liberdade, Cable, Esperança e a pequenina vivem em alerta constante. Um ritmo de vida bem mais intenso e agressivo ao que se acostumaram nos últimos anos. Com o “presidente dos EUA” furioso com Nathan, ele acabou se tornando a obsessão de todas as baratas, e vêm lutando desde então, com muitos dos insetos morrendo nas suas mãos.

Sempre procurando cobrir seus rastros dando saltos no tempo e longe do isolamento dos últimos anos, Cable logo percebe como a sociedade como conhecia entrou em colapso. Voltando ao seu velho visual, apesar de tudo, Nathan se sente bem, pois está com sua família.

Cable

Séculos antes, Bishop não se rende a Emma, e quase a derrota. Mas a confusão em sua mente infligida pela telepata abre espaço para o Fera revidar o ataque. A X-Force chega logo, e centésimos de segundo antes de Lucas conseguir re-anexar o braço cibernético e se teleportar para o mesmo local um ano antes (quando os X-Men ainda não viviam ali), Wolverine o atinge gravemente, e ele cai no chão desacordado.

Cable

O momento família de Cable, como era de se esperar, é logo interrompido. Uma das baratas (o presidente) rende Esperança, forçando-o a colocar um colar que permite ao inseto controlar seus movimentos. Sua ordem é simples: matar Esperança e a pequenina com as mãos, e Nathan não consegue resistir. Mas algo com que ninguém ali contava era com a ação da messias, que pega a faca de seu “pai” jogada no chão e, demonstrando astúcia e percepção em como eles vinham matando baratas há meses, atinge o inimigo no local exato.

Cable demonstra orgulho, e decide usar seu prisioneiro para se informar sobre as mudanças sofridas no mundo. É assim que ele descobre que a América do Norte é o único continente que ainda é habitável, e como um caos generalizado adveio da destruição de todos os outros continentes. As ações de Bishop são logo conhecidas por Nathan, e não demora para que ele saiba muito bem quem fez isso. Pior, esse futuro é diferente daquele que conheceu das histórias contadas a ele quando era um menino.

Cable

A saída parece recorrer a algum registro deixado por Ciclope. Cable precisa de informação, e leva sua família, sua fonte de força, consigo.

Com a história toda contada em off, como se ele conversasse com a pequenina, chega o fatídico dia. Aquele dia em que, abordados por “bandoleiros”, o cansaço e falta de alimentação de Cable lhe custou caro. Ele derrota a ameaça, mas no fogo cruzado Esperança acaba alvejada. Fatalmente alvejada. O 784º dia deles no futuro foi o dia em que a única pessoa parecida com uma mãe que a pequenina teve morreu na sua frente.

Cable

Eles a enterram, e continuam seguindo para Westchester, antigo local da base dos X-Men. Exatamente para onde Bishop queria. E no presente Ciclope permite a Wolverine que, da próxima vez que encontrá-lo, ele assassine Lucas.

Cable

A caminho do que parece a pior de todas as armadilhas dos agora 785 dias Cable e a pequena messias mutante param em uma igreja para conseguir um pouco d’água. E, finalmente, ele tem certeza por qual nome ele deverá ser tratada a partir de agora. Esperança Summers, como sua agora falecida mãe de criação se chamava. O futuro da raça mutante.

Cable

Em um futuro próximo, muitos anos antes de quando os dois se encontram, Bishop, já recuperado, encontra uma figura misteriosa a quem faz uma proposta no mínimo preocupante. Não é o fim.


João

comments powered by Disqus