segunda-feira, 8 de março de 2010

O Velho Logan: Ressurgindo dos mortos


Wolverine #72

Na última edição de Wolverine, o que era ruim conseguiu piorar. Em um mundo controlado por vilões, em que o envelhecido mutante Logan enterrou Wolverine fundo no passado e vivia uma aventura com o cego Clint Barton, outrora o Gavião Arqueiro (com os obscuros objetivos de recriar os Vingadores), apenas para salvar a próxima família, um desastre se abateu. Enganado pelos homens do presidente, o Caveira Vermelha, Clint foi morto e Logan fuzilado. Parece o fim. Mas vamos falar do começo.

Pelo menos do começo dessa era de devastação e vilania, que começou com o Caveira, com o Capitão América aos seus pés, cinquenta anos atrás, em uma Washington em chamas como vemos em Wolverine 63. Gabando-se da articulação de vilões que ele liderou, o velho nazista, sobre os últimos suspiros e pranto do sentinela da liberdade, revelando como seria o mundo dali em diante, assassinando-o em seguida.

Wolverine: O Velho Logan

De volta ao presente de nossa história, o presidente Caveira Vermelha vislumbra sua sala de troféus na nova Casa Branca. Restos de roupas e equipamentos (e mesmo dos corpos) de alguns dos maiores heróis que caminharam pela Terra e universo, com destaque, claro, para o escudo do Capitão América. E uma cena bizarra se desenha... o próprio Caveira, por cima de seu rosto cadavérico, usa a máscara manchada de sangue de seu maior inimigo, e seu uniforme.

Wolverine: O Velho Logan

Dando a si mesmo uma desculpa para tamanha bizarrice, ele recebe Tobias e os homens da SHIELD que sucederam no assassinato de Clint e na apreensão do soro do supersoldado. Após uma piada sobre ressurreições, sob uma bandeira retalhada do Quarteto Fantástico, os corpos de Barton e Logan são revelados aos olhos do vilão.

Após questionar porque alguns ainda insistem em ser heróis e parabenizar Tobias, o Caveira os libera. Mas logo uma surpresa é revelada. Aquele homem grisalho que teria sido morto com o Gavião Arqueiro já está quase plenamente curado, se levanta e rapidamente imobiliza todos os homens da sala menos o presidente, que ele diz ser o próximo. E o Caveira logo cumprimenta Logan, chamando-o de Wolverine, demonstrando certa surpresa, mas nenhum medo.

Wolverine: O Velho Logan

E, claro, a luta começa. O escárnio do vilão pela forma como o mutante se contém é apenas uma de suas armas no confronto, no qual parece levar vantagem. A sala de troféus vai sendo destruída, e o Caveira os tranca lá dentro porque quer a diversão de matar mais um herói com as próprias mãos. Porém, empunhando o escudo que já pertenceu a Steve Rogers e Bucky Barnes, Logan apara a espada usada pelo oponente, que por um momento se desespera por mais uma vez enfrentar aquele símbolo.

Wolverine: O Velho Logan

E é a distração suficiente para que Logan surre o velho monstro até imobilizá-lo no chão. Ainda desafiante, o Caveira duvida da coragem do mutante para fazer o que é preciso. Mas ele não hesita, e decepa sua cabeça com o escudo.

Wolverine: O Velho Logan

Mas ainda não acabou, pois os homens da segurança estão do lado de fora. Olhando ao redor, e com pouco tempo, Logan não duvida que a melhor opção é pedir ajuda a Tony Stark. Bem, ao que restou do legado de Tony, pelo menos. Veste o que restou de sua avariada velha armadura, detona o prédio e alguns soldados, escapando usando os sistemas propulsores, levando consigo o dinheiro do prêmio de Tobias.

Wolverine: O Velho Logan

Dirigindo-se sem escalas para a Sacramento, afinal precisa salvar sua família da ação da Gangue Hulk, Logan acaba desabando no deserto ainda a muitos quilômetros de casa. Abordado por alguns bandoleiros, logo se livra e começa a caminhar. Por um dia e meio ele caminha, e quando chega em casa as notícias não são nada boas.

Recebido por seu vizinho Donovan, Logan se anima por ver um rosto conhecido, pedindo para que ele avise a sua esposa que está indo pagar a dívida com os hulks. Porém, eles já passaram lá para cobrar dois dias antes. Mesmo duas semanas antes eles o fizeram. Dizendo-se entediados assassinaram brutalmente a esposa e os dois filhos do velho mutante.

Wolverine: O Velho Logan

Atônito, em silêncio, ele ouve a súplica de Donovan para que não revide, pois, se não, os outros moradores da região serão mortos da próxima vez. Sem resposta, ele chama por Logan mais uma vez. Mas com um olhar furioso ele diz não que aquele não é seu nome. Ejetando as garras pela primeira vez em mais de cinquenta anos, diz que seu nome é WOLVERINE!

Wolverine: O Velho Logan

Wolverine volta dos mortos, e não há nesse mundo um hulk que poderá detê-lo ou sobreviver a sua fúria.


João

comments powered by Disqus