sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Velho Logan: Sonho destroçado


Wolverine #71

A jornada do cego Clint Barton, outrora o Gavião Arqueiro, e o velho Logan, que deixou seu passado como Wolverine para trás, em um provável futuro imaginado por Mark Millar, aproxima-se do fim. E este fim pode não ser algo muito agradável àqueles que, de alguma maneira, torciam pelo sucesso dessa estranha dupla, na sexta parte do arco. Isso começa a ficar claro quando os dois são perseguidos por um dinossauro, oriundo da Terra Selvagem, infectado pelo simbionte Venom, como vimos na anteriormente em Wolverine. Agora, na edição 62, as coisas só pioram.

Porém, não é o bizarro monstro que muda a vida dos dois para pior. Quando estavam prestes a ser devorados, acabam salvos por poucos remanescentes dos derrotados na grande batalha entre os heróis e vilões de anos atrás. Com uma ordem vinda dos subterrâneos, um idoso calado surge no meio do deserto em meio à perseguição que se estabeleceu, quase sendo atropelado pelo AranhaMóvel guiado por Logan. Sussurrando a palavra “pare”, derruba o animal e dispersa o simbionte alienígena. É o inumano Raio Negro que salva a vida da dupla. Clint, claro, não consegue entender de imediato o que aconteceu.

Wolverine: O Velho Logan

O resgate com um teleporte repentino começa a explicar as coisas. No que parece uma bela instalação, Emma Frost, a Rainha Branca, surge para recepcioná-los, cercada por serviçais vestidos como um culto religioso. Ela é a líder ali, e responde à altura as acusações de Clint, revelando como ele obteve o Aranhamóvel, que estava sendo reparado naquele momento.

Nada disso chama a atenção de Logan, que se espanta com o fato de sua anfitriã não ter envelhecido um dia sequer. Ela mesma deixa claro que eles estão vendo o que ela quer que vejam, fazendo-nos ter certeza que, na realidade, Emma está tão envelhecida quanto os outros. Explica que aquele é o último refúgio do planeta, e que os mutantes em todo o mundo não passam de vinte, frustrada com a mentira que a idéia de serem o próximo passo na evolução representa agora.

Clint não sossega, e continua acusando-a de traição, ao que ela responde (revelando que casou com alguém ligado aos vilões) dizendo que tudo que fez foi para preservar a espécie. Dizendo que ele ainda acredita ser super herói, o alfineta ao afirmar que sabe o que os dois carregam através do país, finalmente deixando o velho cego calado. Ou quase.

Wolverine: O Velho Logan

Quando os dois se preparam para sair, Emma pergunta a Logan se a reclusão auto-imposta lhe rendeu alguma satisfação. Amargo, ele pede que ela mesma procure isso em sua mente, percebendo que o velho mutante encontrou sim alguma felicidade na vida familiar isolada que escolheu.

De volta à superfície, observados por um Dr. Destino ainda mais sombrio do que no passado, eles seguem viagem. Mas Logan não deixou de escutar o que Emma falou, e quer saber se estão transportando drogas, ao que Clint responde agressivamente para que ele não se intrometa. Em seguida, aproximam-se de Nova Babilônia, não sem antes passar por algo impressionante. A “Queda de Pym”, o local onde jaz o esqueleto super crescido do falecido Hank Pym, em mais uma bela imagem criada por Steve McNiven.

Wolverine: O Velho Logan

Chegando à capital, uma surpresa. Uma mistura de Las Vegas com Manhattan, com tudo que elas podem ter de pior, e com palavras de ordem presidenciais espalhadas por todo lugar*, é o que pode descrever o local. Além de uma estátua gigante do presidente, o Caveira Vermelha, segurando em suas mãos os destroçados heróis, derrotados no passado. Enfim, Clint resolve falar e revelar o que os dois atravessaram o país para transportar. Não são drogas.

Wolverine: O Velho Logan

Eles logo encontram o contato de Clint. Tobias, um homem rechonchudo que lembra a fisionomia de um certo ditador alemão, muito poderoso até a metade do século XX. Finalmente, o carregamento é revelado. Noventa e nove ampolas com o soro do supersoldado. Segundo Barton, Tobias é representante de uma resistência que pretende retomar o poder dos vilões, mais acomodados depois de anos. É hora dos Vingadores ressurgirem.

Animado, Clint quer participação. Quer um dos frascos para ele, revelando que não perdeu seu espírito de super herói e que quer vingança. Tobias faz um sinal.

Wolverine: O Velho Logan

De uma hora para outra, tudo vai por água abaixo. Repentinamente um dos homens de Tobias fuzila Logan. O próprio dá um tiro em Clint, revelando que todos ali são agentes da SHIELD. Agência que agora serve ao atual presidente. Tudo não passou de uma armadilha, cujos planos até agora foram totalmente bem sucedidos.

Wolverine: O Velho Logan

Resignado, Clint ignora o discurso legalista ou superior que o sósia gorducho de Hitler faz, exigindo que ele fizesse logo o que estava ali para fazer, demonstrando que sua bravura não desapareceu com a idade ou a cegueira. E é assim que o disparo da arma de Tobias atravessa sua cabeça.

Wolverine: O Velho Logan

É assim que Clint Barton finalmente morre.


João

* Detectei um pequeno erro na tradução nessa edição. Na cena em que vários cartazes expõem palavras de ordem do governo, a frase “amor com ódio” é repetida no cartaz com um olho vermelho, quando, na verdade, o original poderia ser traduzido como “sempre lhe observando”, algo típico de um governo autoritário como aquele.

comments powered by Disqus