sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fabulosos X-Men: Rainha Branca, Reinado Sombrio*


Uncanny X-Men Annual #2

Muito mais que a morte da Vespa e a derrota dos Skrulls, a inesperada reunião organizada por Norman Osborn foi certamente uma das cenas mais comentadas entre os leitores. De todos os presentes, no entanto, certamente Emma Frost, ex-Rainha Branca do círculo interno do Clube do Inferno, foi a presença mais polêmica ali. Estaria ela mais uma vez jogando duplo e se aliando aqueles vilões? E que relação há entre ela e Namor, o príncipe submarino, também presente na reunião? Bem, tudo isso e algo mais é revelado na edição 98 de X-Men.

Um imenso transporte em forma de caixa é levado por agentes da SHIELD (agência com os dias contados) até um lugar desconhecido dos Oceanos. Lá, as portas são abertas e um homem surge. É Namor, que se aproxima da escotilha, observa o mar, os pássaros voando ao redor e salta. Ele estava em casa mais uma vez.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Então, o tempo retorna alguns anos. O cenário é uma festa no popular Clube do Inferno. Sebastian Shaw, Selene e Emma estão aparentemente apenas recepcionando os convidados. Na verdade, numa conversa telepática, descobrimos que o trio está caçando um rei branco digno para seu círculo interno.

Lá, está Tony Stark, ainda um playboy irresponsável, sempre cortejando uma bela mulher, mas Shaw o dispensa. Eles não precisam de dinheiro, mas sim de nobreza. Norman Osborn também dá as caras, mas Sebastian também afasta o convencido empresário dali na base da força, ouvindo promessas de uma ascensão serem lançados no ar. E então, chamando atenção de todos, surge Namor. E o príncipe submarino é justamente o que Sebastian Shaw precisa para ser seu Rei Branco, por isso foi convidado.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Sempre orgulhoso, o Príncipe Submarino a principio desdenha da reunião promovida por Shaw. Contudo, um interesse repentino pela Rainha Branca o faz mudar de idéia. Mesmo reclamando de estar entre "macacos", a presença daquela beldade certamente deixará o tal encontro interessante.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Então, o tempo avança para o presente, e vislumbramos a reunião da Cabala organizada por Norman Osborn no começo do seu Reinado Sombrio. Como vimos no artigo publicado pelo João, Emma e Namor pareciam não se conhecer, mas tudo não passou de fingimento do príncipe submarino a fim de protegê-la em ambiente tão hostil.

Os dois trocam cortejos e a suspeita de que algo mais tenha acontecido no passado entre eles aumenta. Assim como ele, Emma veio até ali por curiosidade, tentar ver se essa nova gerência de Norman poderia mesmo favorecê-la. Como bem lembra a Namor, ela sabe lidar muito bem com tubarões desde cedo.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Assim, voltamos mais uma vez ao passado. Na reunião promovida por Shaw é feito o convite para o príncipe submarino se juntar ao seu círculo como novo Rei Branco. Namor, no entanto, recusa a proposta. Ele sequer aceita ser considerado um mutante. Afirma já ser muito poderoso, senhor de 70% do planeta, afinal.

Shaw não aceita muito bem a recusa. Bate na mesa e xinga a arrogância do atlante. Então, ele se volta para Emma e diz que ela terá que ajudá-lo a convencer Namor a se aliar a eles. Ela fará isso custe o que custar. Shaw chega até a jogar na cara de que tudo o que Emma tem até hoje é por conta dele. Ela fará o que mandar.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

No presente, Emma já se encontra em um hotel em Nova York. Falado com Scott pelo telefone, avisa que não voltará hoje para casa. Continua ocultando o motivo da visita, e desculpa-se dizendo que tem assuntos familiares para tratar e, então, desliga o telefone. Descendo para a entrada do hotel, dá de cara com uma limusine, e lá encontra o seu velho conhecido.

Namor, escorado confortavelmente nos bancos do veículo, a recebe sorridente. Emma faz charme e diz que ele não conseguirá nada no primeiro encontro. Namor retruca dizendo que aquele não é o primeiro encontro dos dois.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

E isso remete mais uma vez ao passado no qual os dois se conheceram no Clube do Inferno. Emma está em alto mar no sul da China e entra em contato telepático com Namor. A moça está com um peso atado aos seus pés e se joga nas profundezas do oceano. Em seus pensamentos, lamenta por pensar que Namor havia se interessado por ela, mas como não foi mais procurá-la, pensa em se matar.

Numa velocidade sobrehumana, Namor chega no local e a salva. Seus lábios se fecham num beijo, ao mesmo tempo em que ele lhe dá oxigênio para seu suprimento. Emma conseguiu seu intento.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Contudo, lá fora, no mundo da superfície, Sebastian Shaw se irrita com o sumiço de duas semanas de sua rainha. Invade o quarto da moça e rouba uma escova cheia de seus fios de cabelo. Então, o Rei Negro vai até Donald Pierce e pede que ele use a fonte de DNA para rastrear a moça e sua "companhia".

Não demora mais que algumas horas para que Sentinelas apareçam nas profundezas de Atlântida caçando Emma e qualquer um com o gene mutante. Os robôs gigantes causam uma destruição grande na cidade submersa. Namor responde na mesma ira e acusa Emma de tê-lo traído. Frost, no entanto, diz ser tão vítima quanto ele. Sentinelas são caçadores de mutantes de uma forma geral e a presença deles ali só indica que apesar de se sentir algo maior que isso, o rei dos mares é um mutante como ela.

Namor trata o ataque como ato de guerra. E como tal, haverá retaliação.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

No presente, já em um restaurante guardado por agentes do MARTELO, Emma oferece a cabeça de Shaw a Namor como prova de sua aliança com o atlante. A cabeça do homem que ele nunca conseguiu pegar. Além de proteger sua mente em qualquer reunião da Cabala.

Em troca, Namor oferta uma ajuda irresoluta dos atlantes ao povo mutante, mesmo contra Osborn, que em algum momento irá atrás deles. Emma sorri e diz que imaginava que Namor iria preferir em troca sua presença na cama. O príncipe submarino prova telepaticamente que não precisa desse tipo de acordo, pois não tem dúvida que os dois ainda serão amantes novamente.

No passado, a primeira tentativa de vingança contra Shaw. Alguns cientistas atlantes conseguiram decifrar o local de origem dos Sentinelas. Namor e Emma vão até lá e se surpreendem ao saber que o Rei Negro estava por detrás de tudo, com a ajuda de Pierce. Emma está ainda mais supresa e decepcionada com Shaw, mas nada pode fazer.

Um briga entre o Rei Negro e o Príncipe dos Mares se inicia e é difícil prever um vencedor. Shaw explica seus planos, dizendo que já que era inevitável a criação dos robôs, ao menos que ele conseguisse tirar algum proveito financeiro disto. Assim, antes que Emma pudesse retaliar, Selene entra em ação e ataca psiquicamente a Rainha Branca.

Emma acaba inconsciente e forçada a esquecer de tudo o que aconteceu ali. Shaw ameaça fazer o mesmo com Namor e adverte que com a proteção telepática que tem, o Príncipe dos Mares não nunca conseguiria se aproximar dele. Namor jura vingança, mesmo que esta tarde a chegar. Shaw responde que acabou sim, e que todos irão queimar no fogo do inferno no final.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Assim, sabemos as motivações de Namor contra Shaw. Emma voltou a lembrar de tudo depois de enfrentar a Fênix e quase morrer e a vingança final se aproxima. Em uma filial do clube ela contata telepaticamente Shaw para um encontro. Ele nunca resiste a algo tão sedutor, segundo a moça.

Então, Emma pede para Namor se esconder atrás de um falso espelho. Lá, o Príncipe dos Mares vê o encontro da Rainha e do Rei. Emma Frost puxa uma espada presa próxima a cadeira onde Shaw está sentado e corta sua cabeça como dito. Namor se surpreende com a atitude da moça e diz apenas seu clássico jargão - Imperius Rex.

Cumprindo o acordo, Namor oferta sua lealdade aos mutantes, como se fossem seu povo. Emma afirma que na verdade, eles são de fato. Então, Namor tenta seduzi-lo, o que ela recusa. Então, o Príncipe Submarino se despede da loira e deixa o lugar.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Neste momento, o truque é revelado aos leitores. A cabeça numa bandeja se revela uma abóbora. Shaw volta a aparecer vivo sentado numa cadeira. Sua voz está de volta, mas ele continua cego e imobilizado. Tudo isso foi sugestionado por Emma com sua telepatia e assim ela conseguiu o que queria sem derramar sangue algum.

Emma desembainha sua espada e diz que Shaw ficará fora de ação e sob sua custódia por um bom tempo. Em seus pensamentos, ela contacta Scott, o líder dos X-Men. Ela está voltando para São Francisco com Shaw como prisioneiro, acusado de crimes contra a raça mutante. Emma demonstra que finalmente está pronta para ser uma rainha em um mundo mudado e sombrio.

Fabulosos X-Men: Reinado Sombrio

Assim, encerra-se essa história, originalmente contida numa anual dos Fabulosos X-Men e escrita por Matt Fraction. Os desenhos ficaram por conta de Mitch Breitweiser no presente e Daniel Acuña no passado. Um pouco de luz é colocado no passado da Emma, que certamente tem muito mais segredos ainda a serem revelados. Resta saber o que isso desencadeará no futuro, principalmente em relação a sua parceria cm Scott.


Coveiro

*Edição de texto e imagens: João.

comments powered by Disqus