sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Incrível Hércules: Nasce um herói


Incredible Hercules #126

Contar a origem do semideus Hércules, como a história que a edição 56 de Universo Marvel se propõe, implica em recorrer a uma série de referências mitológicas literalmente milenares, que têm, logo, uma série de versões similares, mas não idênticas. Claro, quando isso acontece para contar a história do Incrível Hércules, a versão em quadrinhos do mesmo personagem, o foco e muitas coisas mudam, mas sua essência permanece. E junto com essa essência, um novo destino é traçado, justificando porque voltar tanto no tempo e observar o propósito da sua existência.

Não precisamos comparar com o que os estudos profissionais de mitologia nos apresentam de mais atual para falar dessa história. Ela começa de maneira simples, com um jovem Heracles (já que Hércules é fruto da latinização de seu nome grego), séculos atrás, ao ouvir os próprios rumores sobre sua existência, complementando a história de sua origem a invasores mínios que pretendem destruir sua cidade natal, Tebas, por seu rei, Creonte, não pagar um tributo exigido. Depois disso, revela sua identidade, ataca e aleija cada um dos estrangeiros.

Incrível Hércules

A reação a suas ações, como foram desde sua infância, são negativas e muitos o vêem como desencadeador do fim dos tebanos. Seu pai adotivo, Anfitrião, tenta conter sua fúria juvenil, quando lhe é revelado que em seu ano de exílio como pastor de gado, a cidade foi saqueada e enfraquecida pelos mínios. Ele paga por suas ações com a prisão. Por mais que estas não possam conter sua força, Heracles a ela se submete por pedido de seu pai, não sem antes praguejar por não ouvirem seu conselho e usarem as armas dedicadas aos deuses, localizadas nos templos.

Incrível Hércules

O líder mínio, Ergino, perde a paciência, exige Heracles como prisioneiro e dobra o tributo para poupar Tebas. Enquanto isso, na iminência do fim de todos ali, aqueles que pensavam ser o seus pais revelam ao jovem semideus sua verdadeira ascendência. Que seu pai não era aquele homem, mas sim Zeus, que se deitara com sua mãe para gerar híbrido que salvaria os dois mundos que lhe deram origem. O mundo dos deuses e o mundo dos homens.

Agora eles lamentam o que consideram uma falha em sua criação, o que o rapaz nega, mesmo com o choque da revelação. Seu destino é entregue à vontade dos deuses, e assim sua mãe lhe entrega uma roupa feita por suas próprias mãos, ornamentada com o leão que matou em Cíteron para defender seu rebanho. E eles o deixam.

Incrível Hércules

Momentos antes do prazo dos mínios terminar, a notícia de que Heracles escapara da prisão logo chega aos ouvidos de Creonte e seus conselheiros, que maldizem o rapaz e pensam desesperados em uma maneira de resolver a situação. Porém, boquiabertos, testemunham-no marchar em direção do exército mínio carregando apenas a roupa que sua mãe lhe deu e a força e coragem que sua origem divina lhe legou.

Incrível Hércules

Para surpresa de todos, reconhece seus crimes contra os invasores e lhes entrega sua vida. Ergino ainda desdenha da suposta fraqueza dos tebanos quando todos percebem que matar o campeão da cidade seria muito mais difícil que imaginavam. Assim como seus outros habitantes, que usando as armas dos templos, avançam sobre os inimigos distraídos.

No conflito, Anfitrião é alvejado mortalmente por Ergino, o que lhe custa a vida, tirada pelo jovem semideus como se matasse uma mosca.

Em seus braços, seu pai adotivo não deixa o rapaz se culpar, e parte feliz predizendo uma vida heróica e honrada para o filho de Zeus. Chorando, Heracles reconhece que seu caráter foi moldado por aquele que falecia à sua frente, e não pelo distante soberano do Olimpo, prometendo que seria um herói por ele.

Incrível Hércules

Logo, o valor do campeão é enfim reconhecido por seus concidadãos, ainda que estes não percebam o quanto as ações do herói foram muito mais impulsivas e menos planejadas do que imaginavam.

Ao que recebe inclusive, a chance de ser príncipe herdeiro de Tebas, duas figuras discutem o acontecido. Furiosa com a ofensa aos deuses pelo uso das armas oferecidas, Hera ouve de sua filha adotiva, Atena, que aquilo marca a transição de um mundo de fábulas para um mundo da razão humana, e que Heracles era aquele que, originário dos dois, seria o catalisador de todo o processo. Ainda furiosa, especialmente por Heracles ser fruto de uma traição de seu marido, Hera esbraveja que seu filho Ares deveria ser o verdadeiro campeão olimpiano, mantendo a obediência humana.

Hera parte dizendo que Heracles um dia cairia pelas mãos de seu filho, e que cobraria a intervenção de Atena nisso tudo. A deusa virgem da sabedoria mantém a confiança, afirmando para si mesma que mesmo que seu meio-irmão morresse, outro campeão tomaria seu lugar. E nesse momento vislumbrava, no futuro, ninguém menos que o menino Amadeus Cho, atual parceiro de Hércules!

Incrível Hércules

O que isso significa, apenas no futuro poderá ser revelado. Mas, ao que parece, Amadeus Cho teve seu destino traçado para além de suas vontades.


João

comments powered by Disqus