terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vingadores Sombrios: Avante!

No momento em que a Terra mais precisou de seus consagrados heróis, eles falharam. Anthony Stark, que tomou para si o cargo de representante dos ‘Super’ foi o primeiro a cair. Sua tecnologia Starktec, igualmente responsável por todos atuais maiores avanços da SHIELD foi comprometida. Seu programa da Iniciativa dos superheróis nos cinqüenta estados americanos foi invadido e sabotado por dentro. Eles perderam.

Vingadores Sombrios

Mas em meio a esse caos, um nome surgiu com brilho nos olhos dos americanos, um homem "comum", que outrora teve uma certa história obscura, mas que aparentemente deu a volta por cima em muitos sentidos. Norman Osborn, dono da empresa Oscorp e diretor do grupo Thunderbolts, foi quem salvou a capital durante a invasão skrull. E na frente de inúmeras câmeras de TV, foi quem deu o tiro final na líder dos alienígenas pondo fim na guerra. Osborn se tornou o novo herói nacional.Ele venceu.

Essa nova era na Marvel é marcada aqui com o lançamento da nova revista mensal da Panini, Reinado Sombrio. E dentro de um mix que conterá o novo destino dos Thunderbolts e as ações dos Guerreiros Secretos de Nick Fury, teremos como carro chefe os Vingadores Sombrios. Mas quem na verdade são esses "novos heróis"?

Bom, antes dessa resposta, temos um prólogo que resgata alguns pontos deixados em aberto em Poderosos Vingadores no passado. Em 690 a.c., Morgana Le Fay recorre a seu caldeirão místico para ir em busca de seu amado Dr. Destino. E a primeira imagem que lhe aparece é a da reunião da Cabala de Osborn. Seus olhos brilham de curiosidade. O que será que Destino está armando com os demais que não lhe foi dito?

Vingadores Sombrios

A próxima cena é uma imagem que já vem sendo repercutida nos demais títulos de Vingadores (tanto nos novos como nos poderosos). Em frente a Torre dos Vingadores, o Patriota de Ferro faz a apresentação clássica dos novos membros de seu grupo – Os Vingadores.

Lá estão Noh-Varr, Sentinela, Miss Marvel com o velho uniforme, Osborn em seu novo papel, Ares, um Wolverine portando seu traje marrom, Gavião Arqueiro e o Homem-Aranha com seu uniforme negro. Mas... será que eles são exatamente quem dizem ser?

Vingadores Sombrios

Bem, a resposta segue voltando um pouco mais no tempo. Um dia antes desse anúncio, Norman chama uma bela moça de cabelos negros e mecha vermelha chamada Victoria Hand. A mulher fazia parte da extinta SHIELD, mas era totalmente contrária as ações de Stark e Fury em seus devidos mandatos.

Agora, Osborn a convida como sua nova vice-diretora do que ele chama de M.A.R.T.E.L.O. Bem, o nome ainda não tem significado, mas também é missão de Hand encontrar um para ele. Ela deve recriar essa nova força de paz, assim como ajudá-lo com seus novos Vingadores. A proposta feita não tinha como ser recusada.

Vingadores Sombrios

Voltando um pouco mais na nossa linha do tempo, saberemos então o que foi feito com a vice-diretora anterior. Maria Hill é chamada para o gabinete de Osborn na Montanha Thunderbolts, no Colorado. Lá, ela recebe sua demissão, o que já era certamente esperado pela moça.

Ela sorri e apenas diz que valeu a pena vir até ali para olhar nos olhos de Norman e dizer que quando ele surtar, ela estará lá... morrendo de rir. Então, ela se despede, curvando-se com um gracejo e deixa Norman sozinho.

Em seguida, entra imediatamente na sala o Thunderbolt Mercenário. Ele já entra brincando, perguntando “quem era o traveco” e se referindo a Hill. Norman pede para ele esquecer ela de lado, pois tem assuntos mais importantes a tratar. Ele elogia o Mercenário em sua atuação na Invasão Secreta e complementa dizendo que eles estão se mudando para Nova York. Estão se mudando para Torre dos Vingadores. A cara de Lester é impagável.

Vingadores Sombrios

No dia seguinte, Osborn já estava na Torre dos Vingadores e têm seu primeiro encontro com Carol Danvers, a Miss Marvel, líder até então dos Poderosos Vingadores. De cara, Norman a adverte que ela agora é sua subalterna e terá que acatar o seu comando. Danvers não crê no que ouve e diz que deixará a equipe.

Norman a avisa que ela é uma militar, registrada e que isso dá o direito para ele ordenar que ela assuma sua posição. É isso ou será presa. Carol se exalta dizendo que não haverá Vingadores pois ninguém com dignidade aceitaria a situação.

É quando entra Sentinela e Ares na sala. O Deus da Guerra diz que ainda há batalhas a serem travadas e Norman é o novo homem no comando. Já Bob Reynolds simplesmente abaixa a cabeça e diz que está recebendo ajuda. Carol se desespera e Ares pede para ela deixar o orgulho de lado.

Vingadores Sombrios

Não vendo outra opção, a loiraça atravessa uma das janelas da Torre e foge dali. Bob pergunta se deve seguí-la, mas Osborn diz que não. Aquilo já era esperado e ele sabe onde encontrar outras Misses Marvel. E a primeira de sua lista está no alto da Montanha Thunderbolts meditando – Karla Sofen, a ex-Rocha Lunar.

Vingadores Sombrios

O próximo convocado está ali mesmo naquela montanha. Durante a hora de almoço, um skrull prisioneiro lhe é trazido. Os guardas largam o alien na sela e o traçam sozinho. Uma voz sombria pede para o verdinho transforma-se em Homem-aranha. Ele não entende o porquê daquilo, mas cumpre o pedido. Então, um imenso Venom surge faminto e tudo o que se ouve depois são gritos de horror.

Vingadores Sombrios

Norman Osborn chega um pouco depois do ocorrido. Junto com ele, uma junta médica chega perto para registrar tudo o que virá a seguir. Norman traz para Mac Gargan algo que irá controlar mais os poderes do simbionte e tornar assim a figura dele mais apresentável. Um pouco receoso, Gargan aceita o remédio.

Em seguida, o vilão começa a convulsionar violentamente. Todavia, minutos depois, ele volta a se erguer e surge como uma versão bem próxima do Homem-Aranha Negro. É o quinto membro do grupo.

Vingadores Sombrios

O próximo da lista é encontrado num bar em Nova Orleans no dia posterior. Ares, Norman e Hand estão numa das mesas para recepcioná-lo e o sujeito não gostou nada de ser recepcionado daquela forma. Norman diz que está ali porque ouviu falar de como ele já confrontou Wolverine e isso parece ter uma reação inesperada no rapaz.

“Isso é entre mim e meu pai” diz o jovem revelando-se como Daken. Norman e Ares parecem bem surpresos e um comentário do Deus da Guerra acaba fazendo os leitores chorarem de rir, mas provoca ainda mais Daken. Então, Osborn vai direto ao assunto. Ele quer contratar Daken integralmente e garante que isso irá irritar bastante o seu pai.

Vingadores Sombrios

No dia seguinte, é a vez dapenitenciária chamada de O Cubo receber a visita ilustre de Osborn. Não há dúvidas de que cela estará ele visitando aqui. Afinal, Noh-Varr mostrou-se um grande herói durante a Invasão Secreta e nada mais justo de que dar ao jovem kree o cargo de novo Capitão Marvel.


Vingadores Sombrios


Assim, com esses sete membros, a equipe já poderia se dizer praticamente completa. Contudo, Norman acha que está faltando algo mais da essência dos Vingadores. Então, Ares lhe aponta o que é. Faltam ainda o Soldado e o Cavaleiro, ele não têm um Capitão América e nem um Homem de Ferro. Norm diz que seria difícil arrumar esses dois, mas Ares diz que ele precisa é pegar o símbolo que representam.


Vingadores Sombrios


A discussão é posta de lado pois o novo compromisso de Osborn chegou. O vilão conhecido como Fantasma se apresenta e Norman tem um trabalho para ele. Há uma porta lá para ser aberta e ele sabe que pode contar com os dotes do vilão para abri-la. Em troca, Osborn diz que terá algumas surpresas guardadas para ele.

O Fantasma aceita o trato. Enquanto esperam, o roteirista não perde a oportunidade de fazer uma boa piada entre a nova Miss Marvel e Ares.


Vingadores Sombrios

* "Você é uma bela mulher" diz Ares. "Oh, meu deus" retruca um assustada Miss Marvel. Então, o Deus da Guerra responde "sim, eu sou".


Então, as pesadas portas finalmente se abrem. Ares, Karla e Norman olham estarrecidos para o que estava lá dentro. São inúmeras armaduras do Homem de Ferro. Lá estava a sua nova “sala das armaduras”. E foi ali que certamente nasceu a idéia do Patriota de Ferro.


Vingadores Sombrios


Chegamos então mais uma vez ao tempo presente. Nesta mesma manhã, na Latvéria, Destino é escoltado de volta a sua terra natal. Osborn cumpriu sua parte do acordo. Durante a viagem, uma outra tirada bem sacada de Bendis. Um dos soldados do MARTELO pede para tirar uma foto de Destino com seu celular. O olhar do vilão mostra que ele não é tão simpático quanto Robert Downey Jr no filme do Homem de Ferro.

Então, eles pousam o transporte, mas algo estranho parece acontecer ali. Não há grupo de recepção. Tudo está muito deserto. Então, Destino vira seu rosto e encontra a sua velha amante. Morgan Le Fay não hesita e lança sua magia contra o monarca da Latvéria, que mal consegue se defender.


Vingadores Sombrios

E no mesmo dia, em Nova York, Osborn termina sua apresentação dos seus novos Vingadores. Mal sabe ele, no entanto, que em breve terá uma baita missão para por seu grupo a prova.

Vingadores Sombrios

Bom, agora finalmente podemos dizer que a nova fase está definitivamente marcada. Com a apresentação desses novos Vingadores com índoles pra lá de suspeitas, a Era Sombria de fato se instalou. Vingadores Sombrios é um título ímpar, com uma equipe criativa escolhida a dedo para compô-la. Certamente, vai marcar história na Casa das Idéias e acredito que ninguém vai ousar perder.

Coveiro

PS: Acompanhe a entrevista de Mike Deodato Jr no nosso Canal 616 de Fevereiro em Breve!!

comments powered by Disqus