quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Efeitos Borboleta

*Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker
Marvel Especial 16

Sejamos sinceros: quem aqui nunca leu uma história da Marvel e, ao chegar ao fim, pensou: “Putz, gostei/não gostei, mas como seria se isso tivesse acontecido em vez daquilo?”. Pois é, a empresa, que não é nada boba, fatura uma graninha extra de tempos em tempos mostrando versões alternativas de histórias clássicas (e outras nem tanto). Alguns desses “efeitos borboleta” podem ser vistos na revista Marvel Especial 16: O que aconteceria se... Vamos dar uma olhada?

As histórias que ganharam rumos alternativos aqui foram: Dinastia M, Morre Uma Lenda, Novo Quarteto Fantástico, A Volta do Uniforme Negro e Guerras Secretas. Por questão de espaço (e pra não entediar o/a caro/a leitor/a), vou fazer uma coisa que nunca fiz na vida: resumir mesmo as cinco histórias.

O que aconteceria se... a Feiticeira Escarlate encerrasse a Dinastia M, dizendo “chega de poderes”?


Marvel Especial 16
 
Basicamente, os mesmos efeitos que vimos na história original, mas em escala muito maior. Superpoderes não existem mais, só armamentos e tecnologias. A Invasão Secreta não aconteceria, porque os skrulls também perderam seus poderes. O Capitão América envelheceria em segundos o que deveria ter envelhecido ao longo das décadas e morreria. Maria Hill continuaria sendo babaca. O Caveira Vermelha aproveitaria a situação pra reunir I.M.A., H.I.D.R.A. e Tentáculo e usaria o Cubo Cósmico (esse não perdeu os poderes) pra matar os Jovens Vingadores, os homens do Quarteto Fantástico e tomar controle do mundo.

Isso levaria o Homem de Ferro a bolar armaduras para os heróis que não quiseram levar uma vida comum o ajudarem a combater o Caveira, sem sucesso. Ciclope se separaria de Emma Frost e levaria os X-Men pro campo de batalha, com armamentos Shiar. Mesmo assim, o Caveira mataria praticamente todos os heróis, e apenas quando Peter Parker apareceria pra convencer a população a levantarem seus traseiros gordos e lutarem por si mesmos em vez de esperar a ajuda de super heróis cair do céu, é que a tropa do Caveira seria derrotada. Assim, os habitantes da Terra finalmente aprenderiam a se virar sozinhos. E Tony Stark continuaria tarado mesmo depois de velho.

O que aconteceria se... o Homem de Ferro tivesse morrido?
 
Marvel Especial 16
 
Aqui, o Caveira Vermelha não teria oportunidade de causar tumulto pra matar o Capitão América, porque antes disso, Tony Stark teria sido assassinado pelo sobrinho de Bill Foster. Com isso, Jim Rhodes, o Máquina de Combate, teria ficado ainda mais rígido e obcecado que o Manopla no treinamento dos cadetes da Iniciativa. Luke Cage teria se mostrado um completo babaca ao aprovar a morte do antigo amigo e ainda dizer que teria feito o mesmo com ele (só faltou chamar a Miss Marvel de vaca, como todo mundo faz). Miss Marvel teria ficado mais violenta que de costume. Aleksander Lukin (vulgo Caveira Vermelha) teria tomado o poder da Stark Empreendimentos. Pepper Potts teria entrado em depressão.

Steve, o Capitão América, teria recebido uma carta póstuma do Homem de Ferro pedindo ao seu velho amigo que dê continuidade aos seus planos e que fique de olho nas ameaças do futuro. E dizendo que gostaria que os dois fossem lembrados não como heróis, mas como amigos. O Capitão pareceria disposto a cumprir o desejo de seu falecido amigo, mas seria isso suficiente para impedir a invasão dos skrulls? Considerando que o Tony não fez lá grande coisa na realidade que conhecemos durante essa invasão, talvez isso não fizesse muita diferença...

O que aconteceria se... o Quarteto Fantástico fosse formado por Wolverine, Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma e Hulk?
 
Marvel Especial 16
 
A pergunta deveria ser: “o que aconteceria se o Quarteto tivesse essa formação ao mesmo tempo que Thanos completa sua Manopla do Infinito?”. Bem, neste caso, Thanos evaporaria grande parte da vida na Terra, incluindo a do Motoqueiro Fantasma, substituído pelo Homem de Ferro. Surfista Prateado, Adam Warlock e o Dr. Estranho tentariam alertar o novo Quarteto da ameaça, sem grandes resultados além da morte de trilhões de seres na Via Láctea e da separação entre Bruce Banner e o Hulk. Enquanto seus colegas buscariam desenvolver uma tecnologia capaz de vencer o vilão e o Hulk resmunga que quer esmagar, Wolverine decidiria passar pro lado de Thanos.

E o baixinho seria tão convincente que faria Thanos desconfiar da relação entre Mefisto e a Morte, exterminando seu servo por achar que ele o trairia com sua amada. Finalmente, Logan o convenceria de que, para conquistar a Morte, Thanos precisaria deixar seu cavalheirismo de lado e tocá-la – nesse momento, o canadense aproveitaria a distração do vilão para cortar seu braço e entregar a Manopla ao Homem-Aranha. Tudo voltaria ao normal, Thanos encontraria a paz numa nova vida, e Banner finalmente estaria longe do monstro que foi outrora. Ou não.

O que aconteceria se... Mary Jane tivesse sido baleada em vez da Tia May?
 
Marvel Especial 16
 
Basicamente, Peter escolheria a vingança fria em vez de fazer um pacto com o Mefisto (as duas decisões são bem estúpidas, mas fazer o quê?), retornando com o uniforme preto e descendo porrada em todo mundo que ficasse entre ele e o Rei do Crime – incluindo agentes da S.H.I.E.L.D. e o Homem de Ferro, a quem ele culparia pela morte da esposa. Wilson Fisk, covarde como sempre, sequestraria a Tia May pra forçar o Homem-Aranha a se render e morrer – mas a fúria de Peter seria tão grande que ele mataria Fisk no ato, não antes de revelar ao Homem de Ferro que “não se soltava desse jeito fazia muito, muito tempo”.

Assim, o Homem-Aranha alcançaria sua vingança, mas não sem um preço: seria renegado por Tia May, chocada com o assassino frio que seu sobrinho virou, e seria preso pela S.H.I.E.L.D., revelando que se arrependeu em ter dado ouvidos ao Stark e que não devia ter casado com Mary Jane se soubesse o que estava fazendo.

O que aconteceria se... o Dr. Destino mantivesse os poderes do Beyonder?
 
Marvel Especial 16
 
Além dele gastar um tempão relembrando toda sua vida, como todo bom megalomaníaco, von Doom teria descoberto os planos do Beyonder e destruído o Garra Sônica, então hospedeiro da entidade. Depois, teria conquistado os reinos de Wakanda, Atlântida e Asgard; teria destruído os Eternos, os Inumanos e derrotado a última frente de resistência na Terra.

Pra mostrar que não é rancoroso, teria depois feito o parto da filha de Susan Richards (oh, que nobre... apesar dele ter matado o marido e o irmão dela). Também teria se tornado governante da Terra e solucionado todos os problemas globais! E tudo isso enquanto conquistava os krees, shiars, skrulls, badoons, a Tecnarquia e a Ninhada. Nem os Celestiais teriam sido páreo para Destino, agora auxiliado ainda pela Manopla do Infinito...

Com tanto poder, Victor enfim teria feito o que sempre quis: restaurado sua face, depois ido ao inferno, enchido o diabo de porrada e resgatado a alma de sua mãe. Mas depois de conquistar tudo, que objetivo uma pessoa pode ter na vida? Vendo a Terra sucumbir como consequência de sua guerra espacial, o arrogante Dr. Destino surpreende a todos: abre mão de seus poderes para restaurar o planeta e se tornar mais um na multidão. Pelo menos até levar o planeta a uma evolução.

No fim, não adiantou nada prometer que os resumos seriam curtos, o texto ficou longo do mesmo jeito. Então, fechemos com um final anticlimático:

O que aconteceria se... os (...) se tornassem os (...)?

Essa história, publicada junta com as demais nos Estados Unidos, ainda não veio para o Brasil. Talvez apareça por aqui numa das próximas edições da Marvel Especial ou Marvel Apresenta, que traga as histórias novas dos (...)... O jeito é esperar.


Fernando

comments powered by Disqus