sábado, 6 de fevereiro de 2010

Surpreendentes X-Men: Amargo Retorno

Depois de encontrar os "X-Men Chineses" a nova fase de Surpreendentes X-Men deu uma pausa de três meses, onde acompanhamos contos mostrando várias possibilidades envolvendo a misteriosa Caixa Fantasma. Se isso vai ter ou não alguma relevância para a trama iremos descobrir nas edições 96 e 97 de X-Men Extra, quando a história é retomada e já começa quebrando algumas certezas, uma vez que eu tinha como certo que ia gostar dessa nova fase.

X-Men

Continuando exatamente de onde parou, Ororo e Emma conversam sobre a equipe mutante chinesa e como a cidade provavelmente era energizada por um deles até o Dia M, quando a telepata percebe alguém tentando ocultar sua mente nas proximidades. Ciclope é rapidamente alertado, enviando Wolverine e Armadura em patrulha e exigindo alguém vivo.

Quando sozinho com Hank McCoy, Scott Summers questiona quais seriam os motivos daqueles mutantes extradimensionais terem ido até ali. O Fera lembra de quando Forge lhe disse que o Dia M afetou todo o multiverso, mas que o nascimento da bebê poderia ter gerado novos mundos repletos de mutantes e que estes agora procuravam mundos com população reduzida. A mênção do nome de Forge traz lembranças para Scott, que comenta nunca ter confiado muito no inventor, mas não há tempo para lembranças, já que eles não estão sozinhos.

X-Men

Os dois conseguem vencer rapidamente seu oponente, mas Scott não consegue mais contatar Emma, já que a mutante perdeu sua telepatia e conta apenas com sua pele de diamante. A Rainha Branca acredita que entraram em um tipo de campo inibidor, portanto sua mutação secundária (eita, lembram desse termo?) e os poderes climáticos de Ororo não iriam durar muito. Emma diz que tem treinado com Scott combate corpo a corpo, mas como ficaria Tempestade? Ora, a rainha dos ventos já perdeu seus poderes e sabe se virar muito bem e, obviamente, falar de seu tempo sem poderes traz lembranças sobre Forge. Que "coincidência", não?

Só que aqui também não há tempo para recordações, já que um mutante horrendo repleto de bocas parte para o ataque. Wolverine e Armadura também são atacados, com seu oponente conseguindo atravessar o campo de força da garota, já que ele dispara laser e sua armadura deixa passar luz. Logan não deixa por menos e derrota o infeliz, cravando suas garras violentamente e prometendo atendimento médico em troca de informação.

X-Men

Tempestade também consegue vencer, mas é logo reconhecida como aliada de um certo "ele". O mistério sobre esse ser não dura muito, já que o inimigo de Ororo e seus dois companheiros derrotados pelos outros X-Men revelam simultaneamente o seu nome, e claro que boa parte dos leitores já tinha sacado de quem se tratava.

X-Men

Sim, um recurso batido dos personagens "por coincidência" lembraram de alguém sumido, para logo em seguida ele surgir na história. Recurso bem ruim, na minha opinião.

Diante da revelação, os X-Men relembram da instabilidade mental de Forge, que já ficou insano várias vezes, inclusive Fera o considerou meio insano na última vez que encontrou com o inventor. Ok, agora quero saber de onde raios Warren Ellis tirou isso? Pois o Forge já cometeu vários erros, mas nunca em sua história pregressa o personagem foi insano, nem deu sinais de que poderia se tornar. Mais um ponto negativo para a história.

X-Men

Tempestade derrota seu oponente e como ele era o bloqueador de poderes, tanto ela quanto Emma recuperam suas habilidades. Emma lê sua mente para ver se a história contada por um dos oponentes derrotado era verdadeira.

Ele confirma a teoria de Hank, todos eles eram criações de Forge para deter a invasão dos mutantes extradimensionais. Em posse disso, a equipe parte em busca do mutante inventor, encontrando-o na base do Alto Evolucionário, na Montanha Wundagore.

X-Men

Diante do estranho sistema de segurança, Ciclope chega a pensar se não teria sido melhor explodir a lateral da montanha antes, mas Ororo lembra a todos que Forge sempre teve bom coração e sempre tenta fazer a coisa certa, mas eis que o próprio surge e discorda da rainha dos ventos.

X-Men

Agora é esperar a conclusão e ver se alguma coisa se salva em tudo isso. Estava com boas expectativas tendo em vista os bons trabalhos anteriores do Ellis, mas foi tudo uma decepção nessa nova fase. Desde os desenhos, até o desenvolvimento dos personagens, culminando em uma trama extremamente confusa e com um background totalmente errado envolvendo o personagem do Forge. Infelizmente, bons roteiristas continuam errando com os mutantes.

E alguém, por favor, meta uma bala na cabeça da Hisako.


Eddie


comments powered by Disqus