terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quarteto Fantástico: Tudo em Família

Quem vem acompanhando as novas histórias do Quarteto Fantástico, da dupla suprema Mark Millar e Brian Hitch, já deve estar acostumado com a ação ininterrupta misturada com a profunda ficção científica nas páginas da revista. Assim, uma história de férias como a que saiu na edição 56 de Universo Marvel pode a princípio parecer quebrar o clima. Contudo, nem as festividades de fim de ano pra família mais fantástica da Marvel parecem ser assim tão sossegadas.

Natal do Quarteto


Um prólogo na cidade de Iarmailt há vinte e cinco anos atrás na escócia mostra um incidente pra lá de esquisito. Uma mulher grávida chamada Rhona parece tentar fugir do lugar, mas é impedida por outros cidadãos. Ela é levada de volta e o comentário de um dos homens soa estranhamente assustador – “Toda essa tensão vai acabar deixando o bebê com gosto esquisito”.

Então, na época atual, da família fantástica chega com seu trailer acomplado ao fantasticarro e é recepcionados pela família do primo de Reed, Hamish. Faz muito tempo que as famílias não se vêem. As crianças cresceram assustadoramente e a Valéria, agora com sua superinteligência revelada, deixa qualquer um perplexo.

Natal do Quarteto

O coisa e sua noiva Debbie Green também foram juntos pra essa viagem. Só mesmo o Johnny que ficou para trás, como sempre preferindo curtir muito mais a vida desregrada da cidade grande do que o ar calmo do interior.

Os primeiros locais recepcionam a família fantástica e é inevitável o comentário hilário sobre o jeito chamativo dos “americanos” quando vêem que Reed e a família chegaram de “espaçonave” na pacata Iarmailt.

Um passeio na mesma tarde do Coisa, Debbie e Franklin mostra o quão calma a vila é. Para se ter uma idéia, os policiais locais tem que lidar com enterros de animais de estimação para ter o que fazer durante o expediente. Um confessa que nunca prendeu ninguém durante toda sua carreira. Não é a toa que Iarmailt significa “Paraíso” em escocês.

Contudo, no centro da cidade, Susan e Valeria acompanham a esposa de Hamish pelas ruas locais, quando são abordadas por Rhona. A moça parece assustada e confusa e tenta alertar Sue sobre um perigo próximo. Contudo, mais uma vez, um dos locais a interrompe e acusa-a de louca.

Natal do Quarteto

Mais tarde, na véspera de Natal, duas famílias comemoram juntas as festas. É diferente do que se encontrava em Nova York, sem televisão ou sinais de celulares. Uma discussão sobre razão e fé logo se inicia entre os dois primos, mas Reed adverte que mesmo sendo um homem de ciências, é obrigado a reconhecer os poderes da fé. Hamish só concorda dizendo que é a crença em Deus que torna aquela cidade algo tão especial.

Natal do Quarteto

A noite cai e com a Madrugada a casa do primo Hamish recebe uma visita pra lá de especial. Não é o Papai Noel, mas Johnny Storm faz as vezes do bom velhinho e leva presentes pra garotada. E é obvio que Valéria e Franklin não iam espiar essa chegada.

Natal do Quarteto

E lá fora, outros cidadãos espreitam o chalé. De longe, observam atentamente o lugar e um deles questiona se “Korgo” acha a garotinha apropriada. A resposta é “perfeita”. Contudo, esse mistério deve ficar pra ser solucionado mais para frente.

No dia seguinte, Franklin e Valéria curtem seus presentes. São casacos voadores que fazem dos dois quase que cópias tiradas do livro Peter Pan. Já o filho de Hamish parece até decepcionado com o Nintendo DS que ganha, o que tira uma boa risadas dos leitores nesse quadrinho.

Natal do Quarteto

Voando para muito longe, Valéria e Franklin chegam até a borda da floresta de coníferas local. Val vê ali uma boa oportunidade de brincar de “Retorno de Jedi” naquela cena das motocas em Endor. Já Frank está mais preocupado com a segurança dos dois. E não é a toa. Num piscar de olhos, sua irmã some entre as árvores. E parece que o garoto é deixado sozinho a mercê do que quer que esteja naquele lugar.

Natal do Quarteto

E essa história que não deveria passar de um interlúdio descompromissado das novas aventuras dessa família acaba terminando com um grande mistério no ar. Onde está Val? Quem é esse Korgo? E será que ele está relacionado com o bebê da desesperada Rhona? Enfim, muitas perguntas para serem respondidas ainda.

Coveiro

comments powered by Disqus