segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Thunderbolts: Disassembled *

A formação dos Thunderbolts desde sua criação já passou por muitas mudanças. O grupo que surgiu como vilões disfarçados de heróis que acabaram aprendendo os verdadeiros valores da luta do bem já alcançaram mais de 100 edições e passaram pelas mãos de inúmeros líderes. Nenhum, no entanto, foi tão bem sucedido como Norman Osborn. E falo isso inclusive comercialmente. Contudo, depois da Invasão Secreta, os Thunderbolts de Norman parece que vão tomar uma nova direção... e não tão boa pra equipe, pelo visto.

Thunderbolts

As primeiras páginas acontecem no cume das Montanhas Thunderbolts, no Colorado. Soprano e Espadachim acabam de retornar da missão bem sucedida em Nova York de expulsar os skrulls da Terra. Agora, é a vez de enterrar os mortos.

Na verdade, queimá-los. Andreas Strucker se nega a levar o novo corpo morto de sua irmã para o mausoléu da família. Para quem leu as últimas histórias, deve estar ciente de que um clone dela foi criado e assassinado pensando ser um skrull. Ele lamentá vê-la morrer mais uma ver e promete que será a última.

Thunderbolts

Resta apenas ao Espadachim aquietar-se e cumprir seu acordo com o Comitê de Atividades Superhumanas (CAS). Depois, ele promete se vingar de Osborn. Melissa Gold, a Soprano, o lembra apenas para tomar cuidado pois todos ali ainda têm rédeas curtas graças a nanotecnologia implantada em seus corpos.

Andrea ri da ingenuidade de Melissa, que acha apenas que o plano de Osborn é apenas se vangloriar dos seus atuais grandes feitos. E deixa um aviso para ela. Norman está querendo limpar a casa. Portanto é bom ela se cuidar.

Então, a história volta suas atenções para Washington. Numa reunião do CAS, Osborn começa a mostrar as mangas de fora. Ironiza quando é dito que o seu sucesso justifica as ações do CAS e retruca dizendo que para ela a Invasão Skrull ocorreu justamente devido a imcompetência de órgãos burocratas como o CAS. A SHIELD e Tony Stark mostraram-se um verdadeiro fiasco. O mesmo valeria para a ESPADA e a Iniciativa.

Thunderbolts

Então, Norman vai mais além e insinua cumplicidade dessas agências com os skrulls. Afinal, se havia aliens infiltrados, porque não humanos que aceitaram ser vendidos? Então, Norman se vangloria de que seus Thunderbolts foram o único grupo da Iniciativa que se manteve integro e com uma tecnologia altamente funcional durante toda a invasão.

Os senhores do comitê se exaltam, mas nada mais pode ser feito. O discurso inflado de Osborn foi registrado já pela imprensa. Ele se levanta desobedecendo o senador Woodman que presidia a sessão e pede exoneração de seu cargo. Os Thunderbolts não existem mais a partir daquele momento e ele agora irá até o presidente, o único a quem ele responderá agora.

Thunderbolts

Então, Norman sai do Capitólio e é ovacionado por uma multidão presente do lado de fora. Esta é a imagem da nova era se instaurando no Universo Marvel.

Na Montanha Thunderbolts, dois outros membros da antiga equipe se encontram. Karla Sofen, a Rocha Lunar, adentra os aposentados de Robert Baldwin fazendo as vezes de nova psiquiatra dele. O garoto, claro, pede pela presença de Samson, mas ele se encontra... indisponível.

Os dois se estranham. Afinal, Karla tentou matá-lo algum tempo atrás. E ele, em troca, arremessou-a pelas paredes do lugar. Então, a moça começa a fazer seus velhos jogos mentais e confundindo o jovem Baldwin. Ela diz que todo mundo o odeia, mas não só pelo caso em Stamford, mas sim pelas lamúrias e autopiedade que ele resmunga desde que chegou ali.

Ela brinca dizendo que só esta falando aquelas coisas para testar seu controle, mas ainda assim não para de provocá-lo até os limites. Então, por fim, ela puxa uma camisa de força e diz que aquele será seu novo traje.

Thunderbolts

O garoto confuso, mal tem condições de retrucar. Acaba caindo no chão e Karla admite que acabou de dopar sua água com anestésicos e tranqüilizantes. Assim, Baldwin não conseguiria acessar seus poderes e seria levado dali.

A seguir, Karla faz uma ligação. Do outro lado, alguém atende e ela diz que o plano está feito. É o momento de seguir para a nova fase. Rocha Lunar vai até os aposentos de Mac Gargan e diz que chegou o momento. Então, o simbionte toma seu corpo e ele mais uma vez é Venom.

Thunderbolts

Nos seus aposentos, Soprano olha com nostalgia para um foto da equipe original de Thunderbolts. Certamente, ela deve estar se perguntando como tudo mudou tanto desde os últimos anos. Então, seus pensamentos são tomados por batidas na porta.

Thunderbolts

É o Dr. Chen, o Homem Radioativo, com uma notícia não muito boa. Ele está deixando naquele momentos os Thunderbolts. Seu governo, após a Invasão, o convocou de volta. Restam apenas alguns poucos minutos para os dois se despedirem. Os olhos de Melissa entregam a tristeza da moça. Chen era o único apoio dela ali, o único em quem confiava cegamente.

Antes de partir, Chen acaba confessando que com o tempo esperava que eles se tornassem mais que amigos. Neste momento, Soprano se enrijece e apenas pede para que ele entre no transporte e vá embora. O homem radioativo abaixa a cabeça e pede desculpas. Ele não queria ofendê-la.

Ela insiste que ele vá o quanto antes. Então, ele entra no helicóptero e dá adeus, dizendo que foi uma honrar estar com ela esse tempo todo. E assim, ele se vai.

Sozinha, Soprano então fala pra escuridão que se livrou dele. Então, surge o Mercenário ameaçando-a com duas facas de punho. Não existe mais controle. Não adianta mais ela ameaçar Osborn com as fitas de segurança. Ele está liberado para matá-la. Quer vingança pelo que ela fez com ele.

Thunderbolts

Contudo, antes, ele pede algo. Pede para ela pedir para ele matá-lo.

E assim, se encaminha o fim para mais um novo começo na vida dos Thunderbolts. A vida de Soprano, a última dos originais, está por um fio. E todos sabem que é muito difícil alguém escapar do Mercenário. E o que será do restante do grupo parece que saberemos em breve na nova revista mensal da Marvel REINADO SOMBRIO. Portanto, aguardem!

Coveiro

*Título do artigo baseado no clássico arco que deu origem a toda essa nova fase dos Vingadores.

comments powered by Disqus