terça-feira, 13 de março de 2007

Um mutante canadense em Fortaleza

Artigo escrito por nossa colaboradora, Luciana Silva.


O baixinho mais invocado da Marvel é o protagonista de uma aventura inédita situada no nosso Brasil, especificamente em Fortaleza- CE. Chamada de Wolverine: Saudade, publicação da nova linha européia da editora, reúne alguns dos mais talentosos autores europeus de quadrinhos trabalhando com os principais personagens do Universo Marvel.

Wolverine: Saudade

Tudo começa quando Logan resolve passar suas férias no Brasil, e viaja para Fortaleza. Mas como tudo nem sempre é diversão, assim que chega em solo brasileiro ele é contatado pelo Professor X, que o avisa que Cérebro detectou uma assinatura mutante bastante poderosa na cidade que deveria ser investigada. Antes mesmo do baixinho aproveitar as praias do Ceará, já tem um encontro com alguns "trombadinhas", que tentam roubar sua moto. Logan descobre da pior maneira que um dos garotos, Xexéu, é mutante.

Logan é assaltado no Brasil

No fim de uma perseguição ele salva esses mesmos garotos de serem mortos por um grupo de marginais. Em agradecimento por ter ajudado, eles o levam para sua comunidade onde fica mais amigo de Xexéu.

Logan e Xexéu tornam-se amigos

Logan acreditava que era o garoto identificado por Cérebro, mas na verdade trata-se de um curandeiro bastante respeitado da vila, chamado de Pai Kuhrra, que usava seu dom mutante para curar cirurgicamente um enfermo sem precisar de nenhum instrumento. Xexéu é seqüestrado pela mesma gangue que tentou matá-lo antes a mando de Kuhrra e mais uma vez Logan vai salvá-lo. No processo, Wolverine leva tiros (uma cena ele fica aparentando um queijo suíço), é arrastado por um carro, jogado no fundo do mar, mas volta triunfante (como sempre) com aqueles rotineiros olhares de "como ele sobreviveu" de todos. Ao encontrar Kuhrra, inicia-se uma batalha na qual Logan descobre o quanto o mutante é poderoso com a sua habilidade de manipular a pele. Ao fim da luta, Logan consegue vencê-lo. E o que mais impressiona é a atitude final do herói, trespassando o vilão mesmo prometendo a ele que iria poupá-lo.

Wolverine impiedoso

Ele descobre que Kuhrra, além de curar as pessoas, também danificava suas mentes, deixando-as como zumbis sem mente e depois as vendia para trabalharem para exploradores de garimpo. E, infelizmente, foi o que aconteceu com Xexéu. A última cena de Logan no Brasil também é a mais triste: ele chegando no garimpo onde inúmeras pessoas estão trabalhando debaixo de chuva e, dentro de um buraco, sem nenhuma emoção, seu amigo Xexéu. Ele o levou para o Instituto Xavier, mas nem mesmo o professor pôde curá-lo. E isso foi há 15 anos.

Final triste

Tudo isso foi uma lembrança do que aconteceu anos atrás, e mostra Logan contando essa historia aos novos mutantes ingressados na escola. Ciclope é o novo diretor da escola e notamos também que foi na era Morrison, pois Jean Grey ainda estava viva. Xexéu aparece mais uma vez, quinze anos mais velho, deficiente mental, trabalhando agora como faxineiro da escola.

O destino de Xexéu

Apesar do clichê que sempre estamos acostumados a ver quando escrevem algo sobre o Brasil, várias aspectos citados na história foram bem inseridos, como o fato de turista estrangeiro sempre ser alvo de bandidos, o uso do termo pai-de-santo para designar Kuhrra, muito utilizado na cultura brasileira, principalmente no nordeste, o traço "meio nordestino" do baixinho (ótima arte de Buchet) e claro, não podemos esquecer da personificação da Iemanjá salvando Logan. Será apenas uma mutante ou a deusa das águas em pessoa? Seja quem for, foi uma ótima homenagem dos autores.

O mais interessante é que só no final entendemos o porque do titulo "Saudade". Segundo Logan, "um sentimento que não dá pra traduzir, tipo uma sensação nostálgica, de coisas legais vividas no passado. Os brasileiros chamam de saudade".

Wolverine: Saudade

Jean-David Morvan e Phillippe Buchet, são a dupla responsável por Wolverine: Saudade, essa divertida e ao mesmo tempo comovente história que conta uma nova aventura do mais famoso X-men no país do samba.

Luciana

comments powered by Disqus