domingo, 4 de março de 2007

Origens e Destinos: esperando a história esquentar

O importante arco Origens e Destinos, roteirizado e desenhado por Daniel Way e Javier Saltares, respectivamente, viveu nas últimas duas edições de Wolverine (nº 26 e nº 27) o seu momento mais arrastado. Mantendo muito mistério e poucas novidades (pelo menos para os leitores), o desfecho da terceira parte aponta para uma conexão no mínimo inusitada desse passado que Logan tenta recuperar, prometendo um pouco mais de consistência na sua conclusão.

Wolverine #38 - versão rascunho

Como falei, a segunda e terceira partes são muito arrastadas. Podemos destacar apenas algumas coisas "sólidas", já que boa parte de flashbacks do Wolverine parecem confusos demais para quem ainda não sabe das respostas obtidas por ele no Dia M.

Podemos começar a destacar seu confronto com o Samurai de Prata, cuja conexão com o passado de Logan não surpreende, na verdade. A informação adquirida com Kenuichio Harada – após a chocante cena em que Wolverine se deixa atravessar por sua espada para, em seguida, amputar sua mão direita – o leva direto ao Departamento K (ou é "H"? A Panini já se decidiu?). Enquanto isso, em conversa com Dum Dum Dugan, Steve Rogers dá indício de que há mais relação do Capitão América com esse passado descoberto de Logan do que imaginávamos. O que se confirma posteriormente.

Wolverine vs Samurai de Prata

Recuperando-se dos ferimentos da luta com o Samurai, Logan tem alucinações um pouco confusas, que o fazem relembrar de algumas mulheres que passaram por sua vida. A "novidade" talvez esteja em um rosto do qual ele não consegue se recordar e de uma cilada envolvendo isso tudo.

Já na edição do mês de fevereiro, na terceira parte do arco, temos poucos diálogos e muitas imagens até certo ponto de conhecimento comum daqueles que já acompanharam qualquer história que tentou explicar o passado de Wolverine. Muitos flashbacks do doloroso processo que recobriu os ossos de Logan com adamantium são mostrados pela ducentésima vez. Sua reação inesperada pelos cientistas, de se desvencilhar e assassinar todos à sua frente até escapar do complexo no qual se processava a experiência, também é mostrada. Mas aí está o "algo a mais".

Com a mente mais clareada, apesar desse fato de sua vida realmente ser nebuloso, mesmo sem implantes de memória, Logan se dá conta (por suas lembranças e por indícios físicos no local onde tudo aconteceu) de que não escapou sozinho. E essa ajuda parece ter vindo de alguém que até pouco tempo atrás quase ninguém (nem mesmo os leitores) sabia que existia: o Soldado Invernal, Bucky Barnes. Mais uma peça entra no quebra-cabeça.

Algumas poucas revelações

Esse gancho para as duas últimas partes nos dá a perspectiva para mais respostas do que a “enrolação” da segunda e terceira partes, remexendo o passado de um personagem ainda misterioso para todos nós e da confusa história do Wolverine antes de integrar os X-Men. Mas talvez seja bom não mantermos as expectativas tão lá no alto, já que esse arco dá origem a uma nova série mensal do personagem (Origins), que deve ser lançada aqui em breve, na qual talvez seja possível obter respostas mais claras.


« Jøåø »


Leia o artigo de abertura do arco Origens e Destinos aqui.

comments powered by Disqus