terça-feira, 20 de março de 2007

O Silêncio de Banshee

Banshee – A última Nota

Não só na Irlanda, mas em muitas das terras vizinhas, Banshee é o nome dado a uma fada ou espírito da floresta que afasta os viajantes que temem que suas vidas sejam contadas pelo número de estridentes e nauseantes gritos que a criatura emite à noite. Não haveria codinome mais adequado para Sean Cassidy, que viveu até seus últimos dias como um dos X-men mais dedicados. Sim, viveu.

Se fossemos traçar uma linha temporal da vida do irlandês, chegaríamos até muito longe. Mas apenas em X-Men Giant Sized 1 é que ele se firma de fato como um dos homens que luta pela causa de Charles Francis Xavier. Diferente dos outros, ele entrou no grupo como um homem já maduro, certamente com mais de quarenta anos. Sua história foi então explorada nas revistas, abrangendo o tamanho da família Cassidy até seu primo e rival Black Tom e uma bela filha, Theresa Rourke, ambos igualmente mutantes.

Banshee – A última Nota


Mesmo quando afastou-se do grupo, não ficou distante da luta e dos ideais mutantes. Namorou a cientista Moira McTargget, fixando-se assim ao seu lado na Ilha Muir. E assumiu, junto com Emma Frost, a direção da Escola Xavier durante a fase da Geração X.

Então, tragédias aconteceram e Sean perdeu seu amor pelas mãos da vilã Mística. Abalado demais, Banshee foi afastado por algum tempo, até finalmente voltar com uma visão um pouco distorcida do sonho de Xavier. Criou uma força de elite chamada Tropa X, que caracterizava-se por recrutar vilões por vontade própria, ou não, além de abusar de força desnecessária em suas ações. Era nítido que ele perdera um pouco do controle e isso contribuiu para que sua operação fosse rapidamente desmantelada por ninguém menos que a própria Mística. Acabou ferido gravemente na garganta e posto fora de ação por mais tempo.

Banshee – A última Nota



Assim, retornou na atual mini-série publicada no Brasil - X-men: Gênese Mortal -, revisitando seus fantasmas nas ruínas do que foram as instalações de Moira na Ilha Muir. Lá, teve visões estranhas que levaram-no a um lugar até então desconhecido. Ali encontrou uma espécie de diário gravado em fita da sua saudosa amada Moira McTarggett. Essa gravação continha revelações estarrecedoras sobre Xavier e seus X-men. E foi ela a causa de sua morte.

Ao embarcar num vôo de volta para os EUA, Sean percebeu que o avião estava em perigo e deparou-se com um Pássaro Negro descontrolado vindo em sua direção. Mesmo sem ter mais plena capacidade de seus poderes sônicos, o herói abriu a porta de emergência de seu avião e alçoou vôo contra a ameaça.

Seus gritos, no entanto, não eram mais os mesmos.

Banshee – A última Nota


Sean Cassidy morreu no exato momento do impacto e não conseguiu impedir que o avião que protegia fosse destruído. Seu corpo varou a cabine do piloto e foi completamente desfigurado.

O herói se foi, e a única coisa que deixou para trás foi uma maleta de segurança portando as tais informações cruciais sobre o passado dos X-men e seu mentor. Lá, espera-se também encontrar as respostas sobre quem pode ter causado sua morte. Revelações que estão para ser revolvidas nas próximas edições de X-men Extra.
E a primeira delas acaba de vir à tona...

Banshee – A última Nota



Coveiro

comments powered by Disqus