quarta-feira, 14 de março de 2007

O Outro: Terceiro Ato

A saga em 12 capítulos O Outro chega em sua terceira parte e, infelizmente, dá uma amornada, curiosamente, em seu ápice, quando tem três edições escritas pelo roteirista da principal revista do Aranha: J. Michael Straczynski (escolhido para esse momento derradeiro de toda a trama). Nos deparamos com uma série de incoerências, um erro gritante de continuidade e um desfecho corrido e feito de uma forma um pouco caricata. Porém, isso não é motivo para jogarmos a história no lixo ou dizer que é horrorosa. Sua concepção é interessante e mexe em pontos pouco tocados da constituição do herói aracnídeo. Vejamos o que a edição 62 de Homem-Aranha nos trouxe.

Amazing Spider-Man #527

Primeira Parte: Friendly Neighborhood Spider-Man nº 3. Temos um Peter Parker espancado, sem um olho e prestes a ser consumido por Morlun. Contudo, a intervenção da polícia atrasa o processo. Enquanto os Vingadores se mobilizam para ajudar o amigo, no hospital e em uma condição crítica, Peter é visitado por Mary Jane, que entra na sala e vê Morlun prestes a completar o que começara. O ataque à jovem desperta no corpo de Peter aquilo que ele reprimia desde que se tornara Homem-Aranha. Sem homem consciente para controlar suas ações, a aranha se revela em sua totalidade, demonstrando qual o total potencial de Peter após receber seus poderes em sua adolescência. Após consumir a energia de Morlun, matando-o, seu corpo finalmente para de funcionar.

A reação do outro e morte do homem

Segunda Parte: Marvel Knights: Spider-Man nº 21. Nesse momento a maioria dos leitores tenha procurado uma coisa e encontrado outra, e, por isso, talvez a sensação de decepção. Tentando esquecer o verdadeiro absurdo de Mary Jane ter seu braço quebrado por Morlun e ter aparecido curado minutos depois, o interessante dessa parte é que nela vemos exatamente que Peter Parker agora tem com quem contar. Melhor dizendo, ele e sua família têm. Cada um à sua maneira, os Vingadores ajudam MJ e May nesse momento traumático. Tony bizarramente antevê todas as possibilidades de como enterrar e registra a morte de Peter sem tornar sua identidade pública. Tão bizarra quanto é a forma que Logan encontra para ajudar MJ a buscar forças sem se entregar à tristeza. Steve, como bom "escoteiro", conforta a tia do herói falecido.

Enquanto isso, temos uma pista do que se trata o centro de toda a trama. Jessica Drew confessa a MJ que por ter poderes que de alguma forma também se ligam às aranhas, tinha uma espécie de ligação com Peter. A chave está aí: na aranha. No lado que ele sempre tentou domar com seu lado humano. Porém, o corpo dele nesse momento não passava de uma casca, que fora logo abandonada para que ele pudesse renascer. A dúvida fica na pergunta: renascer como?

Marvel Knights Spider-Man #21

Terceira Parte: Amazing Spider-Man nº 527. Aqui. Exatamente aqui é que a vaca de Straczynski vai para o brejo, e feio. A impressão que dá é que ele tentou fazer muita coisa em pouco espaço. Três edições não eram o suficiente, cara? Enfim, nesse momento Peter tem uma séria jornada de introspecção, entrando em contato com seu lado aranha de uma forma que nunca imaginou existir conscientemente. Em meio a uma tentativa hiper frustrada de Straczynski de expressar uma seqüência onírica, juntando passado e presente de Peter Parker, consegui tirar de interessante os seguintes aspectos: o Homem-Aranha só "arranhou" a superfície da potencialidade de suas habilidades após se unir à aranha. Ou seja, seus poderes, de forma inconsciente, têm sido suprimidos pelo próprio Peter desde que os adquiriu. Isso se expressa exatamente na projeção para fora (pelo uniforme) do que ele reprime do lado de dentro. Além disso, ele agora tem que fazer a escolha: se continuar a suprimir a aranha, ela voltará e não dará uma terceira chance. Peter, então, se entregará mais ao seu lado aracnídeo? A seu outro lado?

O grande problema aqui não é a idéia, mas a execução. Straczynski simplesmente não convence. Peter conversando com uma aranha gigante por alguns minutos e recebendo uma nova chance de bandeja é muito estranho. Mais incômodo, talvez, seja a forma como ele volta. Parece que tanto MJ e May quanto os Vingadores só aguardavam o momento em que ele voltaria. Mais ou menos como muitos leitores fazem após a "morte" de um personagem atualmente.

Peter confronta seu outro lado e renasce

Para encerrar e resumir isso tudo, podemos dizer que o conceito que envolve a saga O Outro não é ruim. Longe disso. Tenta explorar um lado pouco aproveitado do Homem-Aranha. Mas usar até agora 9 edições e ainda parecer corrido é uma falha quase imperdoável. O mais curioso é ter desandado logo com o roteirista da principal revista do Aranha.

Enfim, ainda faltam três partes do quarto e último ato, nos quais os três roteiristas retomam suas revistas. Além de marcar a última edição de Marvel Knights Spider-Man, que é em seguida substituída por Sensational Spider-Man (mantendo a numeração), poderemos ver se aliviam a bola-fora de Straczynski, com cada um dando a direção desejada ao Homem-Aranha em seu título.


« Jøåø »


Leia a apresentação de O Outro aqui.

Leia o "review" do primeiro Ato de O Outro aqui.

Leia o "review" do segundo Ato de O Outro aqui.

comments powered by Disqus