segunda-feira, 26 de março de 2007

Vão, Vingadores!!!

O jargão é outro, mas do jeito que a coisa anda para os Maiores Heróis da Terra, vale a pena arriscar qualquer grito de guerra para dar um jeito nos recentes problemas. Passaram por sérios contratempos. Quem procurava, só encontrava um vazio onde deveria ser o lugar deles. Triste... decepcionante... mas espere um pouco... Se vocês pensam que estou falando da "Queda", se enganaram feio. Isso é passado. Eles já superaram. Agora, eles têm que enfrentar as tenebrosas dificuldades que acometeram a mais nova revista nacional do grupo desde seu lançamento.

Vingadores, vão nessa!

A história de Avante, Vingadores começou para os leitores como uma cena impactante de um filme de ação, daquelas que ninguém espera e fica em choque horas depois mesmo após filme ter acabado. Ninguém esperava esse título, ninguém ousava em seus mais oníricos momentos que os Vingadores teriam uma segunda revista no circuito nacional. Só que aconteceu. E era aquela revista que todos praticamente concordaram que não estava nos seus planos orçamentários, mas que no final tinham que comprar.

Então, aperta daqui e espreme dali , junta o dinheiro e os leitores conseguem seus seis reais e noventa centavos para ter o material nas mãos. Só que janeiro chega, passa e a revista não vem. Em fevereiro, no rabo da fila, os leitores de São Paulo e Rio conseguem a almejada revista, mas leiam de novo com um adendo para entenderem por completo o dramalhão que estou fazendo - os leitores do Rio e São Paulo.

Eu estava com a minha nas mãos. Por muita sorte, tenho que dizer, cheguei nos dias certos no Eixo do Mal para não perdê-la nas bancas. Então, fiquei só no aguardo esperando que alguns dos meus colegas excluídos que residem em outros estados dessem algum sinal de fumaça dizendo que a nova revista estava em suas mãos. Geralmente, quando lá estava, tinha sempre que esperar uma semana para ter o que todos tinham aqui em São Paulo. Então, foi-se a primeira semana, a segunda, a terceira e nada de Avante, Vingadores para o resto do Brasil. Chegamos ao final de março, e se não fosse pelo último fim de semana, acharia que a revista repentinamente tinha passado a ser setorizada. O que ia gerar muita violência, não duvide.


Vingadores, vão nessa!

A história cheia de confusões em Avante, Vingadores não parou no primeiro volume, no entanto. Algumas semanas atrás, enquanto o pessoal do Nordeste, Sul e vizinhanças se lamuriava em seus distantes vilarejos, foi anunciado que o segundo volume da nova revista havia saído... numa comic shop. Foi quando me coloquei em direção à banca mais próxima do meu bairro e, sem sucesso, não encontrei a revista. Fui na seguinte e nada. Na outra, nem pensar. As notícias sobre a revista Avante, Vingadores 2 eram escassas e revoltantes. A maioria que tinha nas mãos, conseguiu numa grande loja especializada. Nada de banca!


Vingadores, vão nessa!

Aparentemente, tudo parece que toma novos e melhores rumos desde Sábado. Soube que o pessoal do Nordeste e Sul conseguiu os exemplares do número 1, com praticamente 3 meses de atraso. E o número 2 - que provavelmente estava sendo 'guardado' em estoque devido aos erros na distribuição - chega no fim do mês anterior aos leitores paulistas e cariocas.


Vingadores, vão nessa!

Claro que essa novela está longe de acabar e é obvio que a solução não surge num estalar de dedos. Concordo que mediante eventuais fatalidades, cabe um mínimo de compreensão dos leitores com a editora que em alguns setores só merece elogios. Contudo, já não é de hoje que vemos as mancadas na distribuição. E mesmo que elas sejam inevitáveis, eu, como leitor, acho que no mínimo deveriam existir periódicos anúncios antecipados em casos de adiamentos e cancelamentos. Essa é uma atitude executada sempre pela Casa das Idéias - a original - e nunca denotou fraqueza ou prejuízo financeiro, muito pelo contrário. A princípio, poderia sugerir como meio de comunicação o site da Panini Comics, mas faz tempo que ele deixou de ter a essencial funcionalidade que lhe seria exigida. Então, que fosse em nota divulgada e distribuída aos websites do ramo - e bem distribuída!

Bom, encerro aqui meu texto com todo ar mexicano que acaba parando no SBT, assumindo a culpa de todos os exageros e piadas de má fé. É que esse é meu jeito, e não sei fazer muita diferença quando contrariado, seja numa fila de banco, seja num aeroporto, seja numa banca de revista.


Vingadores, vão nessa!

Boa semana pra vocês e boa leitura!

Coveiro.

comments powered by Disqus