sábado, 31 de março de 2007

O Aranha e seus uniformes: Uma Saga

Peter Parker, um dos heróis mais detonados da história da Marvel, que mais sofreu perdas, que nunca teve um emprego decente, e que mesmo assim é o terceiro herói em número de uniformes diferentes. Perdendo apenas para o multimilionário Homem de Ferro e a Vespa, que como ex-estilista, desenhava seus uniformes. É com prazer que eu lhes apresento todos os uniformes e encarnações do Homem Aranha. Afinal, na sua próxima edição ele vai ganhar mais um!

Aranhas


Comecemos pelos uniformes clássicos, que apesar de serem um básico vermelho e azul, tiveram leves variações com o passar dos anos. Ditko costumava desenhar esse uniforme com grandes teias sob os braços, ligando até a cintura, quase como um aerofólio. Erik Larsen e John Byrne, por sua vez, dispensavam as teias sob os braços. Ultimamente as teias meio que têm sumido e aparecido, depende de qual dos muitos artistas o desenham. Mark Bagley, quando desenhava no universo 616 e no universo Millenium, desenha pequenas teias só para efeito visual. A mesma coisa se dá em relação ao tamanho e forma da Aranha em seu uniforme.

Uniformes

As mudanças de uniforme começaram na década de 80, com as Guerras Secretas. Peter se viu em constante combate com vilões e seu uniforme, que nunca foi de moléculas instáveis, rasgou-se. Então, num laboratório do planeta do Beyonder, encontra uma máquina que iria criar um novo uniforme para ele. Nasce aí a era do Uniforme negro, um ser simbionte que se prende a Peter e é comandado pela mente dele. Mas logo Peter descobre que é um ser vivo e que este, durante seu sono, começa a controlar seu corpo, exaurindo-o. Logo, livra-se dele e começa a usar uma cópia feita de tecido comum.

Mecanizado

Ainda em relação a mudanças, temos o uniforme-armadura, usado apenas uma vez para lutar contra o Homem Dragão, Enguia e Homem Planta. Nunca mais foi usado. Numa luta contra Mary Typhoid, seu uniforme se rasgou a ponto dele ter de usar teia para remendá-lo, ficando com um visual meio que de Ninja. Besta, mas existiu. Quando um novo e mais potente Electro surgiu, ele teve de criar um uniforme isolado, feito basicamente de borracha de alto impacto para poder lutar contra este vilão.

O Aranha também teve suas versões mecanizadas, uma com um braço de Ciborgue e outro com os tentáculos de Otto Octavius

Os originais

Mas Peter, mostrando sua originalidade, é especialista em fazer uniformes praticamente do nada. Seu primeiro uniforme, que usa na luta contra o Esmagador Hogan é um desses, bem como o do Homem Vergonha, que é basicamente o Aranha usando um saco de supermercado na cabeça, com as mais diversas variações de calças e camisetas. Alem disso, é cliente usual de lojas de fantasias, onde alugou diversas vezes uniformes fora do seu padrão.

Mas nem tudo são uniformes. Peter já teve seis braços, virou uma Aranha gigante, um Aranha Hulk, um Aranha Carnificina (com o simbionte do vilão), um Lagarto Aranha, um Aranha Fênix e um Aranha Cósmico (imbuído com os poderes do Capitão Universo durante os Atos de Vingança).

Uniformes Aranha

O clone do Aranha também teve dois uniformes diferentes. Ben Reilly usou o uniforme de Aranha Escarlate no começo da Saga do Clone e, após ser pronunciado (enganosamente) o verdadeiro Peter Parker, mudou o uniforme que o Aranha usava para não se mesclar aos atos que Peter havia feito até então, uma nova vida que durou pouco!

Monstros

No Futuro ainda haverá um Homem Aranha. No caso, Miguel O’Hara é o Aranha de 2099, uma série de um futuro possível do universo Marvel. Em um encontro entre o Aranha do presente e o 2099 acabou ocorrendo uma luta contra o Duende Verde de outro futuro. Quem chega para salvar a pátria? O Aranha de 2211! Por fim, ainda existe o Aranha do universo Unlimited, que teve uma série de televisão e uma aparição nos quadrinhos quando Peter foi para a Zona Negativa e seu uniforme se modificou.

Futuro?

Por fim, durante a crise de identidade, Peter criou 4 novos uniformes para si: O Sombra, o Prodígio, o Vespa e o Ricochete. Todos abandonados após o fim da série e pegos por garotos que os usaram para combater o crime. Ricochete foi visto brevemente junto do Excelsior nas páginas de Fugitivos.

Cabeças de teia

Agora, Peter ganhará um novo uniforme, e irá se tornar o “Aranha de Ferro”. Só o futuro dirá se esse uniforme irá pegar.

J.R.Dib

comments powered by Disqus