quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Homem-Aranha: Ameaça em família


Amazing Spider-Man #584

Uma das marcas da atual fase do Homem-Aranha, batizada de Um Novo Dia, foi o surgimento de mais um adversário misterioso e nitidamente inspirado em um de seus maiores inimigos, o Duende Verde. Estou falando do vilão Ameaça (nomezinho sem vergonha), cuja identidade e objetivos permanecem obscuros... até agora! Pois é em Homem-Aranha 98 que começa o arco de histórias Assassinato de um Personagem, com parceria entre o roteirista Marc Guggenheim e o desenhista John Romita Jr., com alguns acontecimentos decisivos para a continuidade do cabeça-de-teia. Que personagem morrerá?

A edição começa tratando de um assunto que vem se constituindo ao longo das histórias do Aranha, que são as eleições para a prefeitura de Nova York. A poucas horas da votação, os protagonistas dessa disputa são Randall Crowe (aliado de algumas figuras controversas, como Norman Osborn) e Bill Hollister, pai da namorada de Harry Osborn e recentemente vítima de um atentado quase fatal do Ameaça.

Paralelamente, o caso do assassino dos rastreadores-aranha continua, com consequências terríveis para o Agenciador. Depois de desvendar o caso, ele acaba assassinado e encontrado pelo Shocker e pelo Bumerangue, que conversavam justamente sobre as eleições. E, claro, quando a polícia chega após ligação anônima dos dois vilões, um rastreador-aranha se encontra no corpo.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

E tudo indica que Crowe deve ganhar, e a imprensa aponta que apenas um milagre, como a prisão do Homem-Aranha, poderia dar a vitória a Hollister.

Por falar no cabeça-de-teia, nós o vemos mais uma vez escapando da polícia jurando que não é o assassino serial que tanto procuram. Alvejado no braço, cai ferido dentro de um prédio, e percebemos que sua má fama está feita. Enfraquecido, tenta se esconder, revive uma situação similar àquela que acabou com a morte de seu tio Ben (veja bem a atitude do homem à frente do elevador), e acaba escapando.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

No laboratório técnico da polícia, Carlie Cooper conversa com Julian Beck sobre as eleições e como sua vontade em descobrir sobre o Aranha e os assassinatos ajudaria a Hollister vencer. Diante da impaciência da moça, Julian entrega a ela um protótipo do que ela lhe pediu. Um equipamento que detecta a freqüência dos rastreadores-aranha.

De repente, a história corta para uma luta entre o Homem-Aranha e o Ameaça. Mas antes que nos perguntemos como isso começou, ou mesmo que dê tempo de nos surpreendemos com a revelação de que ele seria Harry Osborn, notamos que tudo não passa de um delírio do Aranha, que se encontra ainda ferido no topo do prédio no qual a polícia procura por ele.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Enquanto JJ Jameson, golpeando um saco de boxe com uma foto do Aranha, reclama com Robbie da venda do Clarim Diário e da perda de tudo que dava significado à sua vida, no atual CD, no comitê de campanha de Crowne e no de Hollister chegam as últimas pesquisas de intenção de votos, e Hollister pergunta sobre sua filha.

Lily está com Harry, subindo uma escadaria que parece não ter fim. Logo vemos que ele usou seu dinheiro para “alugar” a Estátua da Liberdade! Do alto da tocha empunhada pelo monumento, com o fundo de fogos de artifício estrategicamente programados, Harry pede a mão da namorada em casamento.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Do lado de fora do apartamento que divide com o policial Vin Gonzales, Peter, ainda com seu uniforme, respira aliviado quando o colega sai para trabalhar, para, assim entrar e tentar se recuperar dos ferimentos.

Porém, o alívio é momentâneo, pois, usando o rastreador, Carlie chega ao local. Desconfiada, não se presta a bater na porta, mas usa a chave reserva que tem do apartamento dos amigos. E é por muito pouco que ela não o flagra com o uniforme rasgado e ensangüentado. Mas isso não representa que as coisas se resolvem. Com Peter no chuveiro, ela usa o aparelho dado por Julian para vasculhar a casa, finalmente encontrando um saco cheio de rastreadores-aranha escondido no quarto de Vin. O que isso significa?

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Antes de termos mais respostas, Harry recebe uma pela qual não esperava. Lily não aceita seu pedido de casamento (o que não surpreende, se lembrarmos quando ela se atirou para cima de Peter não faz muito tempo), dizendo que ainda queria ter certeza de que ele deixou seu passado para trás. A reação dele é pior ainda. O rapaz muda de fisionomia e a trata de maneira fria e até grosseira, para em seguida se arrepender. Porém, com uma ligação de seu pai, Lily o deixa rapidamente, e Harry permanece no local sob a sombra de seu passado como criminoso e louco.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

De volta ao apartamento de Vin e Peter, Carlie acaba sendo flagrada pelo policial, que voltava para pegar algo que tinha esquecido. Naquele momento uma emergência é anunciada por seu parceiro Al: o Ameaça atacou um comício de Hollister. Peter escuta e, mesmo relutando (e soltando uma piada ótima sobre o Falcão de Aço, de que só o Coveiro não gostou), parte para impedir o criminoso.

Carlie não desiste e abre o jogo, mostrando o que descobriu no quarto de Vin. Ele diz que pode explicar, mas que não é o assassino do rastreador-aranha. De repente, os dois policiais começam a discutir, com o parceiro de Vin o repreendendo por ter deixado aquilo à mostra. Ao que parece, o envolvimento da polícia com os casos de assassinatos em série é bem profundo.

Literalmente quebrado e prestes a desmaiar, o Aranha chega ao comício, e ataca o Ameaça, brincando com o fato dele parecer ser um cabo eleitoral de Crowne. Dizendo que teve um mau dia, o vilão estava feliz em descontar no aracnídeo. E na situação do Aranha, não é muito difícil. Em péssimo estado, ele quase morre apenas para evitar que um andaime despenque sobre civis na rua.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Claro que o Ameaça se aproveita, e diz que matando o herói estaria prestando um serviço à cidade, já que ele é procurado vivo ou morto. A surra é feia, e a impressão que dá é que Peter finalmente morreu nas mãos de um inimigo que usa planador.

Mas só parece. Gargalhando, o Ameaça deixa o Aranha quase desacordado para que a prisão seja feita, e vai embora.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Em seguida, o Ameaça vai até o quartel-general da campanha de Hollister e reverte a sua forma verdadeira. Porém, antes de mudar de roupa, Harry adentra a sala e vê ninguém menos que Lily Hollister com as roupas do vilão. Ela era o Ameaça esse tempo todo.

Homem-Aranha: Assassinato de um Personagem

Na próxima edição, o resultado das eleições se aproxima, assim como as repercussões da prisão do Aranha, da revelação da identidade e da origem do Ameaça e do plano do assassino do rastreador-aranha, quando Assassinato de um Personagem continua.


João

comments powered by Disqus