segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Reinado Sombrio: Eles Venceram


Secret Invasion: Dark Reign

Uma invasão sorrateira, articulada por uma vingativa raça de seres alienígenas. Nada poderia ser pior para uma comunidade de heróis, há pouco dividida por uma guerra na qual o maior de seus iguais tombou em frente às câmeras para todos verem ao vivo. Nada? O termo vitória amarga se encaixa perfeitamente ao que aconteceu ao fim da Invasão Secreta. Utilizando-se do medo, do pavor, e da necessidade coletiva de alguém que garanta a segurança independente dos meios pelos quais se faça isso, um homem que até outro dia era um vilão lunático (era?) ascendeu. Norman Osborn ascendeu. Tudo o que os heróis Marvel significavam foi derrotado, e o Duende Verde venceu. Dentre as primeiras medidas tomadas por ele está a criação de um núcleo de ajuda mútua entre as maiores ameaças que a raça humana já conheceu. Abrace a mudança, eles venceram, o Reinado Sombrio começou.

Depois de acompanharmos o início da debandada dos Thunderbolts de Norman Osborn em Reinado Sombrio #1, vemos, na mesma revista, como foi formada sua terrível Cabala, com o fim de sustentar seu reinado. Mas a história começa não do ponto de vista do novo chefe da segurança nacional dos EUA, do homem que deu fim à SHIELD, utilizada como símbolo (junto de Tony Stark, o Homem de Ferro) do fracasso que permitiu a invasão skrull. O início da história tem o foco a partir da membro mais inusitada da Cabala. A X-Man Emma Frost.

Desde que Kitty Pryde se perdeu no espaço (ao fim do run de Whedon e Cassaday nos Surpreendentes X-Men), a incapacidade de Emma em salvar a colega assombra seus sonhos. Acordando de mais um pesadelo, em São Francisco, novo lar dos X-Men, recebe a inesperada mensagem de Norman Osborn das mãos de um soldado Thunderbolt. Sua presença é requisitada na Torre dos Vingadores.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Chegando lá, dirige-se a um dos níveis mais subterrâneos do prédio. Entrando na sala que lhe foi indicada, uma sala de reunião com uma grande mesa e várias cadeiras, apenas um homem se encontra lá dentro. Ninguém menos que o terrível ditador da Latvéria, o Dr. Destino! E o inimigo mortal do Quarteto Fantástico e de toda a humanidade deixa claro que seu poder é grande, ameaçando a mutante caso esta insista em tentar sondar sua mente, deixando-a extremamente desconfortável e fazendo com que ela procure um assento bem longe dele.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Logo, Namor, o príncipe submarino, chega, cumprimentando Victor von Doom e logo ficamos sabendo que ele já conhecia Emma. O desdém com o comentário sobre o mau cheiro do atlante deixa o convencido senhor dos mares sem palavras. Notem que o desenhista Alex Maleev retrata bem aspecto fora dos padrões humanos de Namor, na minha opinião. Mas há controvérsias, como debatemos na comunidade 616 no orkut.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Cortando o silêncio, Doom revela mais uma vez suas assustadoras capacidades e diz que há um quarto indivíduo na sala, exigindo que este se revele.

E assim surge Parker Robbins, o novo rei do crime de Nova York, o Capuz, invisível graças ao manto que lhe conecta às forças do demônio Dormammu. A informação é deduzida por Emma, que percebe inclusive a dualidade daquele indivíduo, cuja influência mística é perceptível até mesmo a uma telepata. Ele logo usa sua melhor arma, e dá uma de bad boy, ameaçando a mutante, que reage apenas demonstrando que ainda é mais poderosa que ele, fazendo-o apontar sua pistola contra o próprio rosto.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Mais uma vez Doom anuncia a presença de um novo membro da reunião, observando que agora todos estão na presença de uma divindade. Loki surge na sala com seu recém adquirido aspecto feminino, precedida por um rastro de teleporte místico. Namor não se contém e elogia a forma escolhida pelo deus (ou deusa?) da trapaça.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Finalmente Osborn chega, e pretende colocar tudo a pratos limpos, deixando bem claro seus objetivos. Ele tem planos de se manter no poder, e propõe, para isso, um acordo de ajuda mútua entre todos ali na sala.

Reconhecendo cada um como líderes de seus povos ou grupos (os mutantes, a Latvéria, os atlantes, o crime organizado, os deuses nórdicos), mas que a maioria ali está fora de seu posto ou com poder reduzido, diz que aquela é a hora disso mudar. Acredita que ajudando-se mutuamente todos ali podem conseguir o que, sozinhos, ainda não atingiram.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Norman diz que a idéia implementada pelo Capuz para organizar o crime em Nova York, a união entre os criminosos, pode e deve ser ampliado. A grande diferença seria a ausência de interferência de uns nos negócios dos outros. Mas o desconfiado Doom acredita apenas que aquilo é uma forma de Osborn os controlar, deixando claro que não se intimida com a arrogância que um ex-vilão fantasiado esquizofrênico acabou de adquirir.

Ele lembra a todos que agora ele comanda o show, e que a proposta é boa para cada um naquela sala. Dá o voto de confiança a todos, contando que o acordo ali traçado seria honrado. Porém, Norman não chegou onde está sendo ingênuo, e revela que tem um “sistema de segurança” caso alguém saia da linha, gerando frisson em Loki. Um “amigo” (cuja identidade não é revelada) que seria capaz de esmagar qualquer um naquela sala. Qualquer um.

Uma sondagem mental de Emma garante que aquilo não é fruto de arrogância ou um blefe qualquer. É a verdade.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Osborn continua dizendo que Fury e Stark agiram de forma errada com eles, e que agora ele quer agir certo. Acolhendo-os, dando-lhes espaço. Emma questiona o mesmo que nós questionamos quando a vimos, dizendo que ela não é como eles. Mas Norman, em poucas palavras (sua maior arma nesse encontro) demonstra como não são tão diferentes assim, revelando a ânsia em várias autoridades em exterminar os poucos mutantes que restam no planeta. Mutantes que agora ela lidera ao lado de Ciclope.

Norman passa a limpo o limite do acordo, deixando claro que sabe o que cada um quer, traçando o que eles não podem fazer para que tudo dê certo. Ele ressalta que alguns de seus Thunderbolts seguiram suas regras e ascenderam (seu destino pode ser visto na história seguinte da revista), sugerindo que eles façam o mesmo. E Tony Stark não é mais um obstáculo, mas um fugitivo.

Dizendo querer Asgard para si e de volta ao lugar que lhe compete, Loki acaba dando respaldo a Norman. Querendo demonstrar a seriedade de sua proposta, revela que conseguiu retirar todas as acusações feitas a Doom quando foi preso pelos Poderosos Vingadores, providenciando-lhe uma escolta tranqüila até a Latvéria. É o fim da reunião.

Um a um eles deixam a sala até que apenas o Dr. Destino e Namor ficam lá. Velhos aliados, os dois planejam o que fazer quando Norman perder o controle, dividindo terra e mar entre si. E Doom garante que o Duende Verde cairá, ou haverá uma guerra nunca vista naquela realidade para que caia.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Na Montanha dos Thunderbolts Norman organiza a mudança de todo o equipamento para a Torre dos Vingadores, quando é agressivamente abordado pelo Espadachim. Andreas Von Strucker não se controla, irritado com a debandada do grupo, e sem deixar Osborn falar, consegue acabar com a paciência do psicótico. O resultado é terrível, e, tomando sua espada, Norman assassina Andreas atravessando-o com a arma e jogando-o montanha abaixo.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Um detalhe do desenho de Maleev me deixa inquieto. Podemos ver algumas tiras que se desprendem da espada durante a rápida ação, algo que não parecia estar lá quando Andreas guardava a arma. Seu significado é um mistério.

De qualquer forma, o viciado em poder Norman Osborn, depois do assassínio, grita a plenos pulmões que ele está no comando, dando um verdadeiro chilique digno do psicótico que ele é. Assustando inclusive a si mesmo, em uma cena assustadora.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

De volta a São Francisco, os pesadelos de Emma com Kitty continuam. Acordando mais uma vez com os próprios sonhos, ela parece tomar a decisão para que nada como aquilo aconteça novamente a um mutante. Ela aceitará a proposta de Norman.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio

Essa é apenas a introdução ao Reinado Sombrio, trazida pelo roteirista Brian Michael Bendis originalmente na edição única Secret Invasion: Dark Reign. Os rumos e a ruína certa do reino de um louco, o mundo em que os heróis se tornaram errados e os vilões os campeões da população, está apenas começando. Eles venceram... por enquanto.


João

comments powered by Disqus