terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Velho Logan: O dia em que Wolverine morreu


Wolverine #70

Mais duas edições se passaram, e a história de um velho e amargurado Logan continua pelas mãos de Mark Millar e Steve McNiven, chegando finalmente à revelação do que fez o mutante que era o melhor no que fazia desistir de tudo. O próprio Logan conta sobre o dia em que Wolverine morreu. Mas antes, ele e o cego Clint Barton, outrora o Gavião Arqueiro, precisam sobreviver a mais um dos perigos enfrentados na travessia dos EUA.

Em Wolverine 60, dando continuidade ao que vimos anteriormente, descobrimos como Logan salva Clint da própria filha, Ashley, que se tornou nada menos que a nova “rainha do crime”, assassinando seu antecessor, depois de enganar o pai. Em uma fuga espetacular com o Aranha-Móvel, na qual o mutante consegue tempo em criticar a herdeira de Barton, eles acabam perseguidos por dezenas de homens agora sob o comando de Ashley - alguns montando até dinossauros, trazidos da Terra Selvagem.

Wolverine: O Velho Logan

Porém, de repente um tremor de terra é sentido, e todos, sem exceção, são engolidos pelo chão colapsado. Lá embaixo, depois de uma queda gigantesca e de algumas horas inconsciente, Logan acorda para vislumbrar uma cena assustadora. O buraco foi feito pelos topeiróides, criaturas semelhantes às que já encontraram antes. Mas agora, em maior número, eles terminam de devorar os homens que os perseguiam. Usando um sinalizador o mutante consegue afastá-los temporariamente, mas a escuridão é profunda.

Logo Clint acorda no capotado Aranha-Móvel, e, a par da situação, um pouco apavorado, acalma-se quando lembra das capacidades do veículo. Mesmo centenas de metros abaixo da superfície, o carrinho dá conta do recado e eles escapam ilesos.

Wolverine: O Velho Logan

Deixando para trás todo o horror de saber que sua filha é mais uma criminosa, Clint segue com Logan a jornada, e, no caminho, avistam mais dinossauros, agora correndo livres, abandonados depois que o custo de manutenção superou seu uso. Mas não é só isso que espreita os dois viajantes. De repente, uma visão aterradora.

Em Electroville, bem no centro dos EUA, o Edifício Baxter (como ele foi para lá, é um mistério), outrora residência do Quarteto Fantástico, jaz destruído sobre a gigantesca ossada de ninguém menos que Loki, o deus da trapaça, meio irmão de Thor. Logan não faz idéia do que ocorreu ali até o Gavião o contar, inclusive afirmando que não se sabe de Reed ou Sue, apenas confirmando a morte do Coisa e do Tocha Humana.

Wolverine: O Velho Logan

O problema é que, mesmo que voltem, não haveria muito mais o que salvar. E outra visão sinistra surge. No monte Rushmore, na antiga Dakota do Sul, um quarto rosto foi esculpido ao lado de Washington, Jefferson, Roosevelt e Lincoln: uma grande caveira.

Wolverine: O Velho Logan

Em Iwoa, em uma parada na estrada, Barton ainda lamenta o destino da filha, e, observando que Logan está mais parecido com os velhos tempos, instiga-o a dizer o que houve anos atrás que ele tanto quer reprimir. Mas o mutante insiste que só quer levar uma vida tranqüila com a família, em um momento de amizade entre os dois.

Momento que é interrompido por um bêbado no bar, que os importuna até Logan quase fazer saltar mais uma vez suas garras. Irritado, ele sai do bar e finalmente se diz pronto para contar o que aconteceu.

Wolverine: O Velho Logan

A quinta parte do arco O Velho Logan, em Wolverine 61 começa cinquenta anos antes, na mansão dos X-Men. Quando, segundos depois de Jubileu (!?!) receber um alerta geral e avisar a Wolverine, uma explosão impede qualquer reação. Ela está morta, e, à frente de Logan estão Conflyto, Garra Sônica, Mr. Hyde, Dr. Octopus e Shocker. Aparentemente cumprindo parte de um grande plano orquestrado por super vilões, já que os ataques ocorrem em vários lugares da mansão simultaneamente.

Não interessa, e Wolverine parte para cima deles impiedosamente. O estranho é que todos parecem apavorados com as ações dele. Tanto os vilões quanto os residentes da mansão. E nenhum outro X-Man aparece. Mais vilões surgem. Os piores dos piores. Sr. Sinistro, Duende Verde, Ômega Vermelho, Dentes de Sabre... todos encontrando as lâminas de adamantium que saltam das mãos de Wolverine.

Wolverine: O Velho Logan

Quando matou o último, o Mercenário, um dos que lhe deu mais trabalho, Logan ainda tentava imaginar onde estavam os outros, quando a terrível revelação foi feita. Em seus braços estava Jubileu, morta, e ao seu lado Mysterio. Ironizando a presunção do mutante em acreditar que seria capaz de derrotar sozinho todos aqueles vilões, o ilusionista mostra que na verdade lutou apenas contra seus amigos. Que hesitaram em atacá-lo, tornando-se assim presas fáceis para sua fúria descontrolada.

Os X-Men foram todos mortos. Por Wolverine.

Wolverine: O Velho Logan

Chorando, Logan conta a Clint que, em desespero, assustado e arrependido por tudo que fez, vagou pela floresta coberto de sangue por dias, deixando-o alheio a tudo que aconteceu ao redor do mundo depois. Alheio ao dia em que os vilões venceram. Culpado, jogou-se na frente de um trem, assassinando simbolicamente Wolverine. Era sua primeira penitência pelo que fez.

Wolverine: O Velho Logan

Barton finalmente entende porque Logan não quer mais saltar suas garras, porque quer esquecer Wolverine, e o respeita mais por isso. Respeita sua escolha por não querer mais machucar ninguém.

Depois de passarem em um curioso pedágio nas Terras do Dr. Destino, eles seguem pela estrada e ao falar sobre o passado, sem ao menos saberem, estão prestes a encontrar mais uma criatura de outrora. Atrás deles, correndo a toda velocidade, um tiranossauro dominado pelo simbionte Venom os persegue sedento por carne humana.

Wolverine: O Velho Logan

Logan e Clint precisarão de muita sorte para permanecerem vivos.


João

comments powered by Disqus