domingo, 3 de janeiro de 2010

Um novo sistema de comentários na 616


DISQUS


Nosso ano começa já com uma mudança! Sim, após praticamente 3 anos de site, estamos mudando para uma nova plataforma de comentários, o DISQUS. Trata-se de um sistema de comentários muito mais dinâmico, fácil de usar e vinculado a própria página de nosso site. Com ele, você, caro membro 616, pode fazer um login, vincular uma imagem como avatar, responder mais diretamente a um outro leitor e até marcar os comentários dos outros que você mais curtiu. Quer saber como usar? Então continua lendo.




Bom, ao final de cada página de artigo de nosso site, após a nossa propaganda, você vai começar a ver esse nosso novo sistema de comentários. Ele é parte integrada da página e é algo mais ou menos como a imagem a seguir:

DISQUS



Primeiro, você vai visualizar na ordem cronológica todos os comentários já feitos dentro deste artigo. Então, no final dela, você terá uma janela que pedirá seu nome, endereço de email e - caso tenha - seu website. Você pode comentar diretamente como um visitante (Guest), mas o mais interessante é que cada membro 616 na verdade tenha um login no DISQUS para que possamos ter um pequeno cadastro de vocês e ao mesmo tempo tornar seus comentários ainda mais bacanas com imagens de avatar e tudo mais.

Para logar, não é difícil. Clica no ícone do DISQUS que eu destaquei em vermelho e daí você vai ver que uma janelinha será aberta para você fazer seu Login. Como você não tem o cadastro no sistema ainda, deve clicar na opção "New Profile".

DISQUS



Agora, a Janela muda para você preencher uma pequena lista de requerimentos. No caso, email, um username para login e uma senha. Pronto! É só isso mesmo, você já está registrado no DISQUS e o melhor de tudo é que ele tende a te reconhecer não só no nosso blog mas todos que adotaram essa plataforma.

DISQUS



Contudo, vamos te ensinar de cara algumas coisas legais para você aproveitar o máximo do programa. Ao entrar logado no sistema, você poderá mudar seu nome de assinatura (mesmo que o Login seja outro) e também escolher um imagem de avatar. Clique em "picture" e você será levado a sua página pessoal do DISQUS. Lá, escolha sua imagem de avatar ou se quiser vincule-a a sua atual imagem do Twitter ou do Facebook. Legal, né?

DISQUS



Em Public Info, além de mudar o seu nome, você preencherá um outro pequeno cadastro que é útil para gente e pra quem quiser te conhecer pelo sistema. O lance é tão bom que praticamente você ganha uma identidade como "leitor de blogs", algo como um profile do orkut e do facebook, mas ao mesmo tempo sem estar preso neles.

O DISQUS também permite que você acaba respondendo diretamente a outros dos nossos leitores e assim torne nossa sessão de comentários tão funcional quanto um forúm. É possível também que você edite seus próprios comentários, caso tenha errado em algo. Ou mesmo apagá-lo, caso não queira mais que sua mensagem seja vista.

Bom, o resto vocês vão mexendo aí pra aprender. Divirtam-se e, claro, não deixem de comentar!

Coveiro

comments powered by Disqus