sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AvX: Ato 3 - Final (Lado A)

Atenção! Informações inéditas no Brasil!


Sim, caros leitores: AvX, a grande saga Marvel para o ano de 2012, chegou ao fim esta semana (quer dizer, tirando os tie-ins e epílogos que serão lançados nas próximas semanas). E é claro que não poderíamos deixar de comentar este final e a saga como um todo aqui, mais uma vez com dois artigos – cada um defendendo um dos lados do conflito em questão. Ontem, nosso estimado Fernando Saker publicou seu texto a favor do “lado X”; hoje, porém, a defesa é para o “lado A”.

Acho difícil que alguém aqui ainda não saiba isso, mas é sempre bom relembrar: AvX é a abreviação de Avengers Vs. X-Men. Por esse nome, não é difícil deduzir que os Vingadores e os X-Men entraram num conflito – e assim como aconteceu na Guerra Civil, esse conflito não ficou só nos quadrinhos, levando a discussões acaloradas e uma verdadeira divisão entre os leitores (até a equipe do Universo Marvel 616 se dividiu...). E como dito acima, este conflito chegou ao fim esta semana, com a última edição do Ato 3 (que começou na edição 9 e terminou na edição 12). Este texto falará sobre o fim da saga – e sobre a saga como um todo - pelo lado dos Vingadores.

Caso queiram refrescar a memória, aqui estão os links dos resumos do Ato 1 e Ato 2 da saga. Sendo assim, vamos direto ao ponto.

A primeira coisa a se destacar é o título da saga. Avengers VS X-Men ao seu final, poderia ser chamada facilmente de "Everybody Was Rigth". O motivo disto? Veremos agora.

Era meio óbvio que os cinco mutante não conseguiriam controlar a Fênix tranquilamente, não é? Um a um eles foram caindo. Namor, que já não tinha controle de si ao normal, foi o primeiro. Destruiu Wakanda e enfrentou todos os Vingadores, sendo derrotado por Wanda, que conseguiu "exorcizar" a entidade dele.

Namor destruindo Wakanda
Querendo resgatar alguns colegas que estavam presos em uma espécie de Limbo na Terra, criado por Magia, alguns Vingadores e X-Men (que a essa altura já estava em sua maioria lutando ao lado dos Vingadores) confrontaram os irmão possuídos. Sendo assim, ao entrarem em conflito, Colossus e Magia tiraram o fragmento da Fênix um do outro e ficaram sem nada.

Colossus e Magia disputando também uma parcela do poder da Fênix
Nesse ponto da história, vale destacar, Emma Frost já havia lobotomizado um civil e controlava os mutantes de Utopia para a louvarem como uma deusa. É curioso aqui mostrar como a Pax Utopia proposta por eles não permite qualquer oposição de seus iguais. O mundo controlado pelos cinco 'Deuses' é 'perfeito', afinal ninguém tem livre arbítrio para ousar pensar o contrário.

Photobucket

Emma Frost controlando mentalmente os mutantes, pois num mundo perfeito não há oposição aos 'salvadores'.

Na cidade mística de K'un Lun, Ciclope foi atrás de Esperança. Enfrentou alguns Vingadores, porém a messias mutante o derrotou mimetizando os poderes da Feiticeira Escarlate junto com o que Punho de Ferro lhe havia ensinado. Ciclope foi enviado ao espaço, mas ainda estava com o fragmento da Fênix. Foi ai que ele perdeu o controle de vez.

Esperança usando a magia de Wanda e os ensinamento do Punho de Ferro
Em paralelo, vale destacar, Magneto pedia ajuda a Charles Xavier, avisando que Scott Summers e Emma Frost estavam perdendo o controle. E dito e feito, após Vingadores e X-Men se reagruparam, resgatarem Vampira, pediram ajuda ao Hulk, foram unto de Charles até o Ciclope. Xavier não conseguiu deter seu filho de coração com a telepatia. Suas ilusões caíram e a luta partiu para o mano a mano. Vingadores e X-Men, todos lutando contra Ciclope e a Rainha Branca.

Heróis unidos contra Ciclope
Emma Frost claramente estava mais corrompida, porém seu reinado ao lado de Scott durou pouco. Após sugerir que estava perdendo o controle, revelou ao amado que durante o ataque de Namor a Wakanda, ela e o atlante estavam mentalmente fazendo amor. O fardo dos chifres claramente ficou muito pesado, quando o o fiel escoteiro viu o feitiço voltar contra o feiticeiro, atacou Frost, e dominou toda a entidade.

Com a tragédia anunciada, não tardou para que o pior acontecesse. Sem piedade nenhuma, com um reles gesto nas mãos, com a maior facilidade do mundo, com um desdém estampado no rosto, Scott Summers tira a vida daquele que foi o maior homem que conheceu, Charles Xavier, o eterno Professor X.

A morte do maior X-Man
A partir dai a coisa somente degringolou. Sem nenhum controle, o mundo pouco a pouco começou a ser destruído. Os Vingadores destroçados, vulcões entrando em erupção, terremotos em toda a Terra, meteoros caindo. Era um verdadeiro apocalipse.

Porém, mais uma vez o dia foi salvo, graças a Wanda e Esperança, que uniram seus poderes e conseguiram tirar a Fênix do mutante, que já clamava para ser morto e delirava com uma possível imagem de Jean Grey que parecia não aprovar suas ações.

Esperança e Feiticeira Escarlate contra Ciclope
E como a entidade precisava de uma hospedeira, ela foi para o corpo de quem procurava desde o início, Esperança Summers. Assumindo a forma de Fênix Branca, ela estava decidida a converter tudo, conforme outrora os Cinco Fênix pretendiam, mas Wanda aconselhou-a a não seguir este caminho com toda a experiência que ela teve sobre o assunto no passado. E unindo o seus poderes proferiram a seguinte frase "Chega de Fênix". Chega de bancar os deuses.

Uma explosão espalhou os fragmentos da entidade para todos os lugares possíveis e assim, o Dia M foi desfeito. Novos mutantes começaram a surgir ao redor do mundo. E Scott Summers? Bom, ele foi preso.

Esperança e Wanda anulando os efeitos do Dia M
Agora vamos as considerações:

O Capitão estava certo?
Sim, Steve Rogers estava certo em temer que a Fênix ao possuir a Esperança poderia destuir a Terra como justamente quase aconteceu na última edição quando ela tomou Ciclope. Desde o início, Steve foi em busca de uma solução para evitar a potencial ameaça e como vimos a intervenção dos Vingadores foi essencial.

Capitão, preocupado com a ameaça da Fênix, não é ouvido por Scott na primeira edição
Ciclope estava certo em acreditar em Esperança Summers?
Estava. A fé cega de Ciclope ao final estava certa. Todo o seu fanatismo foi comprovado como verdadeiro, mesmo não sendo pelo plano que ele originalmente traçou. Mas cabem algumas pequenas indagações aqui. E se os Vingadores não tivessem interferido? Passamos seis meses discutindo que a atitude dos Vingadores estava errada. E ao final, Ciclope estava certo em sua crença, mas ela somente se realizou devido a intervenção vingadora. Ressalto aqui que se não fossem os ensinamentos do Punho de Ferro, no qual a garota além de aprender humildade e sabedoria com o Homem-Aranha, conseguiu controlar o seu chi e a presença de Wanda Maximoff, capaz de amenizar os poderes da Força Fênix e fazer a garota voltar a si, talvez o destino da Terra fosse o mais cruel de todos. Sem a tão odiada Feiticeira Escarlate, o Dia M, causado pela própria, não poderia ser revertido.

E é então por isso que eu digo: "Todos estavam certos". Mas isso não imuniza alguns de culpa pelos danos.

Todos os possuídos pela entidade causaram destruição. Tiveram suas emoções bastante intensificadas, é verdade, mas estavam sempre em pleno controle. Namor ficou mais vingativo e pavio curto do que de costume. Emma Frost ficou ainda mais promiscua . Colossus ficou totalmente alienado, chegou ao cumulo de dar patas para as baleias como se estivesse pintando um de seus quadros. Magia de fria a calculista, passou a ser uma pessoa maligna. E agora falo por mim, tirando Colossus, que realmente estava admirado com todo o poder que tinha, todos os demais causaram destruição e sofrimento. Seja destruindo Wakanda, criando um Limbo na Terra, lobotomizando civis ou causando um apocalipse. É fato perceber que aos poucos todos, cedo ou tarde, perderiam o controle e o que o Capitão mais temia estava por vir.

Contudo, vale lembrar que estar certo, não significa ganhar. E quem mais sentiu isso foi o Summers mais velho, que perdeu seu status, sua credibilidade e quem sabe, até sua humanidade. Mais do que nunca assume uma postura totalmente Magneto, apenas preocupado com o bem de sua raça mesmo que isso arrisque o bem estar de todo o planeta. Ao mesmo tempo, encheu-se de orgulho não permitindo o auxílio de outros heróis não-mutantes quando estes propuseram buscar uma solução no primeiro capítulo desta história. Na loucura de alcançar seus fins, não se importou se os meios levariam ao sofrimentos de muitos, a morte de estimados.

Scott e Capitão discutem na última edição. Não há vitória, mesmo ambos estando certos.

E para finalizar, uma pequena reflexão aos que ainda não se convencem que a aurora dos novos mutantes se deve também aos Vingadores. Porque o gene x não foi ativado quando a Fênix estava em posse dos cinco mutantes? Não podiam ou estavam vislumbrados demais com seus dons?

A grande questão colocada é se a Força Fênix, que outrora sempre se mostrou destrutiva, temida por vários habitantes dos mais distantes planetas da galáxia, podia ser controlada. Nunca, até então, esse  poder havia sido retratado como algo benéfico, muito pelo contrário. A história do próprio Scott Summers deveria lembrá-lo que sua falecida esposa, Jean Grey, havia sido vítima da corrupção da fênix. Foi inevitável que eles mesmo também viessem a ser corrompidos. E é bem colocado na história que mesmo a profetizada Messias mutante, sem um treinamento adequado que ela teve em K'un Lun e sem Wanda ao seu lado para abafar a influência da Fênix sobre ela , não conseguiria sozinha.

A Fênix trazendo destruição em diferentes momentos
No fim, a solução para a tragédia mutante não foi executada em si pela entidade, mas sim ao usar a energia desta. Foi fragmentando a Fênix, destruindo aquela força incontrolável, dividindo-a em vários pedaços, que Wanda e Esperança conseguiram finalmente que os mutantes voltassem.

Avengers VS X-Men foi uma grande saga. Vendeu muito, dividiu os fãs, sofreu tantas criticas quanto elogios. Mas uma coisa é fato. Tanto quem gostou e não gostou, se envolveu. Leitores que adoraram e odiaram a saga estarão postando comentários abaixo. Concordando ou discordando (em sua maioria, tenho certeza). Vingadores VS X-Men é um sucesso tão grande quanto não víamos desde Guerra Civil.

Salve a Marvel. Salve o agora. Salve a Marvel Now!

Kinhu Heck

comments powered by Disqus