quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Marvel no Brasil... fora da Panini?! Mistério Resolvido!

Marvel fora da Panini

Se você estava fora das redes sociais nos últimos dois dias, então certamente é uma das poucas pessoas que perdeu o maior "zum-zum-zum" em torno de fotos que vazaram por aí de supostos encadernados Marvel que seriam lançados no Brasil por uma editora que não era a Panini. Isso deixou o mundo virtual em polvorosa, já que pegou muita gente, até os mais bem informados sites de quadrinhos, de surpresa. Mas como isso aconteceu?

Marvel fora da Panini

Marvel fora da Panini

Marvel fora da Panini
As misteriosas imagens que circularam na internet nesta terça-feira.

Bom, o negócio veio como uma bomba pra gente na terça-feira, no fim da tarde. Kinhu enviou as fotos pro editorial, todo mundo ficou com a mesma cara de interrogação que vocês devem ter ficado aí do outro lado do monitor e depois de alguns minutos passados do choque, corremos atrás das fontes. De um lado, tentamos informações da Panini e, ao que parece, ninguém do editorial Marvel pode falar algo a respeito. Também tentei buscar alguma resposta oficial da editora por outros setores, o qual tive uma resposta hoje a noite (Leia o final da postagem!). Do outro lado, tentei ligar diretamente pra Salvat, editora pela qual ligavam as imagens vazadas na internet. Ninguém atendeu.

Na mesma noite, uma confirmação mais clara foi dada pelo Erick, do responsável pelo site "amigão dos leitores", o Aracnofã, que como visto nesta postagem dele, teve uma resposta da Salvat, confirmando tudo. Ao que parece, serão 60 encadernados de fato, de fases clássicas do personagens aleatórias nesses mais de 50 anos. O primeiro, com uma história do Homem-Aranha, custará 9,90. O segundo, custará 19,90. E a partir do terceiro, todos custarão 29,90. A publicação será quinzenal, o que implica que levará dois anos e meio para estar completa.

Mas a grande questão ainda estava em aberto. Como foi feito essa transação com a Salvat e o que isso implicará no futuro do mercado de publicações na questão Marvel? Bem, não demorou muito para a formatação do jeito que a coisa foi apresentada fosse associada ao lançamento da editora britânica Hachette, que obteve os direitos de publicação disto diretamente (e exclusivamente neste formato) pela Marvel. Além de atingir todo o Reino Unido e outros países de lingua inglesa como Australia e África do Sul, a Hachette conseguiu expandir esse formato de publicação para diversos outros países europeus como Polônia, República Checa, Eslováquia, Alemanha e França. Em alguns desses casos, com aparente  vínculo com a Panini, mas outros não.


Nessa coletânea, com edições de capa dura, luxo e com lombada quadrada, que acabam formando uma imagem bacana de Gabriele Dell'Otto (que já saiu aqui no Brasil em forma de poster tempos atrás), teremos a republicação tanto de sagas mais recentes como Guerra Civil, Hulk contra o Mundo, Invasão Secreta e o Cerco, como também coisas clássicas do passado como a Saga da Fenix, Marvels, as primeiras histórias do Capitão Bretanha e Guerras Secretas. Uma amostra do que está por vir e até como será o material extra dessas edições você pode checar aqui e aqui.

Tirando um caso de um único país pelo que andei lendo por aí, o sucesso desse material foi tanto que a editora britanica já conseguiu a façanha de obter o direito de mais 60 dessas "Graphic Novels", só que dessa vez não voltada em arcos, mas simem personagens ou grupos deles, juntando assim no mesmo mix, histórias de origem, classicas e aleatórias de diferentes tempos. As primeiras anunciadas foram as dos Vingadores, Homem-Aranha, Wolverine e Gavião Arqueiro.

Outra coisa que é importante ditar aqui é que a Hachette lançou com algumas variações de ordem e até de edições dessa coletânea nesses países já citados. Alguns casos como na República Tcheca e Polônia, tem histórias exclusivas que não sairam em outros países. No Brasil, pelo visto, já há um diferencial. Depois da número 1, Homem-Aranha – De Volta ao Lar, a edição 2 traz os Surpreendentes X-Men do Joss Whedon ao invés da Saga da Fênix Negra.

Atualizado: Mas a questão sobre o que de fato aconteceu entre as duas editoras continuava um mistério até o presente momento. Acabamos de receber uma confirmação interna da Panini dizendo que trata-se de uma co-edição com a Panini e a Salvat. Eles vão distribuir e comercializar os encadernados e a edição é da Panini pela Mythos. Mas toda a parte de marketing e comercialização é por conta da Salvat. Isso na verdade repete já o que foi feito em conjunto com a Panini em outros países europeus com essa mesma coleção.
Bom, mistério resolvido! Agora, é esperar as edições saírem em bancas...

Coveiro

comments powered by Disqus