sexta-feira, 26 de abril de 2013

Homem de Ferro 3: Começa HOJE!


E aí, caro leitor? Assistiu a esse filmaço na pré-estreia nesta madrugada? Vai assistir hoje na estreia? E você, esse fim de semana? Quando? O que é que você esta fazendo aí sentado, então? Levanta dessa cadeira e vai logo! Afinal, este é um filme que realmente merece ser assistido logo pra se emocionar e simplesmente se surpreender do começo ao fim. Veja a seguir uma rápida opinião de quem acabou de sair da pré-estreia e aproveite, então, para ver novas imagens do filme inéditas, além de saber como dar sua opinião participando nem que seja 5 minutinhos do nosso podcast! Pode usar essa postagem inclusive pra dar sua opinião. Spoilers do filme a partir de hoje serão liberados no site!

Cá estou eu, ainda extasiado com o que assisti poucas horas atrás e, apesar do sono, ainda com um sorrisão na boca e pronto pra acalmá-los sobre a qualidade do filme. Sim, é um excelente filme como toda a crítica especializada anda falando praticamente sem qualquer opinião contra. Daí, muitos vão se questionar. E fulano que falou mal? E eu que assisti e não era o que eu esperava? Sim, é este o ponto o filme a todo momento não é nada do que te "venderam". Shane Blake e seu elenco, na verdade, são os maiores embusteiros da paróquia e conseguiram nos enganar a todo momento levando os personagens e a trama para onde sequer imaginávamos. O resultado foi perfeito, pois foi o primeiro filme de super-heróis a que assisti com que fiquei tão surpreso quanto o leitor comum.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Talvez, muita gente que acabou criando suas expectativas lá em cima (e podem ser as mesmas pessoas que já reclamavam com algumas mudanças de adaptação deste ou daquele personagem na trama do Extremis) tenha saído do cinema confuso, resmungão e até decepcionado; mas acredito que a idéia é olhar Homem de Ferro 3 como um filme dentro de sua própria franquia, com um universo totalmente diferente que o cinemático deseja trabalhar. E nela, todo mundo, como num novo universo que se explora a la "ultimate", está tendo a ótima chance de se surpreender como numa nova leitura dos personagens e da história.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Uma questão que o filme certamente atende, e com total mérito do Shane Black, é conseguir trabalhar cada um dos personagens, até mesmo os que você consideraria como os menores no elenco, com bom tempo de tela e ótimo desenvolvimento na trama. Tony Stark está lá, a todo momento, mas diferente dos outros dois filmes, você não o sente como o holofote que ofusca tudo para chegar até você e dizer que este é um filme de "Robert Downey Jr" e não poderia existir sem ele. Em sua terceira edição, Shane consegue dar um novo tipo de narrativa de fatos à franquia, que eu sinceramente nunca vi em nenhum outro filme de herói, e que se justificará bem no final. No final, mesmo. E, desta vez, todos os outros atores têm seu momento para brilhar porque são cruciais para o andamento da história.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

E mesmo com todas as livres e justas mudanças na trama que o diretor e co-escritor fez uso, ninguém pode dizer que o Homem de Ferro voou longe de seu meio de origem, os quadrinhos. Além de Extremis, que notadamente é o arco em que o filme se espelha muito bem, temos aqui um leve toque de outros arcos marcantes. Dado momento, é indiscutível não comparar o momento que Tony vive com o de sua queda durante os eventos contra Obdaiah Stane e seu Monge de Ferro. E é nesse momento que sabemos que, sim, Tony é o Homem de Ferro, mas o Homem de Ferro é Tony Stark. Outras referências claras a outras histórias também estão lá, algumas definitivas até, mas vamos deixar para falar delas livremente em nosso podcast.

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Enfim, talvez ainda animado com tudo que vi, sinceramente não sei ainda onde elencar Homem de Ferro. Sai do cinema com a impressão de ser o segundo melhor filme de super-herói a que já assisti (afinal, o Mestre Whedon ainda é insuperável), mas seria injusto com o Shane Black. Afinal, ao quebrar o tipo de padrão esperado destes filmes, ele conseguiu se afastar de qualquer comparação com o que já foi feito. Certamente, é o melhor dos três, o que já é um baita compromisso, pois seus antecessores são ainda o "top" da Marvel Studios. Mas vou precisar assistir duas ou três vezes para saber onde encaixá-lo.

E você? Adorou? Odiou? Fala aí nos comentários! Mas se quiser expressar para ser ouvido aos quatro ventos em nosso site, que tal participar de nosso podcast? Manda agora uma mensagem para inominata@marvel616.com informando sua conta skype que estaremos escolhendo cerca de 8 pessoas para dar sua opinião no final do nosso podcast. Por email, marcaremos horários para hoje à noite e para domingo à tarde. 

E, se não viu ainda, vai ficar aí sentado esperando até receber um spoiler na sua cabeça? Voe pros cinemas, rapaz!!

Coveiro

comments powered by Disqus